Verbo FM

A Lição da Vaca

Rafael-1Rafael Keidann

Pastor auxiliar na Igreja Verbo da Vida Curitiba/Centro

“Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido.” (Josué 1:8)

“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.” (Salmo 1:1-2)

Assim como Josué, somos instruídos a meditar na Palavra de Deus. Meditar não é somente ouvir ou ler uma passagem bíblica e encerrar a atividade, mas pensar e refletir continuamente no assunto, enquanto o Espírito Santo conduz o conhecimento da nossa mente até o nosso coração.

Na versão da Bíblia A Mensagem, os versos 1 e 2 do Salmo 1 foram escritos da seguinte forma:

“Como Deus deve gostar de você: você não aparece no Bar do Pecado, você não anda à espreita no Beco Sem Saída, você não frequenta a Escola dos Desbocados! Pelo contrário, você vibra com a Palavra do Eterno, você RUMINA AS ESCRITURAS dia e noite.”

A palavra “meditar” traz também um significado semelhante ao ruminar de uma vaca.

Você sabia que a vaca leva apenas alguns poucos segundos para cortar e engolir a grama? Entretanto, esse é o menor detalhe do processo digestivo. Após engolir os alimentos, ela o devolve à boca, onde fica ruminando (mascando) para que ele seja triturado e dissolvido pela saliva. Esse processo pode durar de 10 a 60 horas! É por isso que a maior parte do tempo, a vaca fica apenas ruminando (mastigando). Uma outra informação importante é que quanto maior for o tempo de ruminação, melhor será a qualidade do leite.

A vaca pode não ser sagrada, mas tem muito a nos ensinar! Aleluia!

Com este entendimento, podemos parafrasear o mandamento de Deus a Josué assim: “Não deixe de se alimentar com a Palavra de Deus e de ruminar nela de dia e de noite. Só assim você produzirá um alimento espiritual de qualidade e prosperará em seus caminhos.”

A Bíblia denomina o alimento que fornecemos à igreja (principalmente aos recém-convertidos) como leite espiritual (leia 1 Coríntios 3:1-3, Hebreus 5:11-13, 1 Pedro 2:2). Precisamos compreender que existem pessoas que dependem do leite que temos para se alimentar, crescer e amadurecer. Se não tivermos um tempo suficiente de “ruminação” da Palavra que tem nos alimentado, o leite que será produzido por nós será de péssima qualidade.

Qual a qualidade do leite, alimento espiritual, que temos fornecido?

Isso me faz lembrar de uma história ocorrida com o profeta Eliseu registrada em 2 Reis 4:38-40:

“Depois Eliseu voltou a Gilgal. Nesse tempo a fome assolava a região. Quando os discípulos dos profetas estavam reunidos com ele, ordenou ao seu servo: ‘Ponha o caldeirão no fogo e faça um ensopado para estes homens’. Um deles foi ao campo apanhar legumes e encontrou uma trepadeira. Apanhou alguns de seus frutos e encheu deles o seu manto. Quando voltou, cortou-os em pedaços e colocou-os no caldeirão do ensopado, embora ninguém soubesse o que era. O ensopado foi servido aos homens, mas, logo que o provaram, gritaram: ‘Homem de Deus, há morte na panela!’ E não puderam mais tomá-lo.”

A sopa que estava sendo servida aos discípulos do profeta, ao invés de alimentar e trazer vida, estava produzindo morte. Semelhantemente a isto, desde o princípio da igreja muitas doutrinas venenosas foram servidas como se fossem um alimento bom.

Não podemos aceitar qualquer doutrina e ensinamento apenas porque alguém que respeitamos a falou – mesmo que seja alguém “famoso”, com muitos seguidores nas redes sociais. Para evitar um possível envenenamento doutrinário, precisamos ter sempre a postura dos crentes de Beréia:

“Logo que anoiteceu, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia. Chegando ali, eles foram à sinagoga judaica. Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois RECEBERAM A MENSAGEM COM GRANDE INTERESSE, EXAMINANDO TODOS OS DIAS AS ESCRITURAS, PARA VER SE TUDO ERA ASSIM MESMO.” (Atos 17:10-11)

Atente para a orientação de Deus a Josué e mantenha uma prática constante de leitura e meditação na Palavra de Deus. Isso trará uma firmeza doutrinária que purificará o “leite” que será oferecido a quem precisa. As pessoas não estão mais acostumadas com a verdade. É duro ter sua vida confrontada pelo Evangelho. Ao invés disso, muitos tem buscado mestres que ensinam o que eles querem ouvir. Precisamos estar preparados para pregar a Palavra a qualquer momento.

Meu anseio é que nós, como Igreja, possamos sempre nos lembrar das instruções de Paulo registradas em 2 Timóteo 4:2-4:

“Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.” (NVI)

“Portanto, intensifique o trabalho de divulgação da Mensagem e seja vigilante. Desafie, advirta e insista com seus ouvintes. Não desista. Use linguagem compreensível. Você descobrirá que daqui a um tempo o povo não vai mais ter estômago para ensino sólido, no entanto vão se encher de alimento espiritual estragado — mensagens cativantes que combinam com suas fantasias. Eles vão virar as costas para a verdade, vão trocá- la por ilusão.” (A Mensagem)

3 Comentários

  • Boa noite. Graça e paz a todos! Pode me dizer qual a raiz grega considerada como ruminar citada no texto por favor?

    Resposta
  • Bom dia!!!estou estudando a bíblia pois tenho dificuldade de encontrar os versiculo alguém pode me ajudar…amém!!!?

    Resposta
    • Olá Angélica, tem que ter calma e paciência e não desistir… com o tempo você irá se familiarizar com a estrutura da Bíblia.

      Um abraço

      Ana Gaia Rufino

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!