A missão de Jesus Cristo, sua finalidade de morrer na cruz do Calvário, foi para salvar o perdido. O perdido precisa ser achado e precisamos anunciar a Palavra. Este é o desejo de Deus: que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da Palavra. Isso está continuamente no coração de Deus e Ele se alegra quando um pecador se arrepende. Esta missão era de Jesus e Ele nos deu: salvar o perdido.
“Vós sois os que tendes permanecido comigo nas minhas tentações. Assim como meu Pai me confiou um reino, eu vo-lo confio” (Lucas 22.28-29).
Deus é quem realiza toda obra. Deus dá os dons de acordo com a Sua vontade, de acordo com a graça. Você já notou que são dons diferentes? Você sabia que no planeta Terra não há duas pessoas iguais, mesmo que sejam gêmeos idênticos univitelinos? São personalidades diferentes. Isso se reflete na evangelização; se dez missionários abordarem os pecadores com o mesmo versículo, a abordagem de cada um será diferente.
O que é o dom?
É uma capacitação sobrenatural para edificar outros, por isso o dom é para os outros. Você já notou que existem diferentes dons? Conforme vimos, há o dom de servir, liderar, contribuir. O que é um talento? É uma habilidade para cumprir aquilo que Deus colocou no dom, que é o poder da manifestação, o poder espiritual.
“A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu” (Mateus 25.15).
Aqui, a primeira coisa que chama atenção no texto bíblico é que o talento é dado. Em seguida, é necessário que ele gere fruto, multiplicação. Depois vemos que quem dá o talento também dá a capacidade. O problema é que muitos recebem o talento de 1 e querem fazer como quem recebeu 5; isso dará errado.
Para ter sucesso no que Deus lhe deu, é necessário que seja conforme o Senhor o deu, não em comparação com o que o outro recebeu. Aquele que deu o talento deseja receber o lucro, a multiplicação, conforme vemos na parábola. Um dos problemas é que há muitos que enterram o talento. Jesus chama atenção para isso, dizendo que aquele que enterra é servo mau e negligente. Ele espera resultados de nós!
O que você está fazendo?
As coisas de Deus requerem nossa atenção, porque alguns se dispersam mentalmente, desejando apenas conhecimento. O que você está fazendo com tudo o que está adquirindo de conhecimento da Palavra? O que você está fazendo com tudo aquilo que Deus está lhe dando? Fique atento a isso, irmão, para não ser enganado.
“E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres” (Efésios 4.11).
O que é interessante aqui é que o propósito é não sermos mais crianças, levadas por todo vento de doutrina, mas que cresçamos. Deus deu uns para serem apóstolos. Quem dá o ministério, o dom e o talento é o Deus todo poderoso. O termo “uns” quer dizer poucos, e esses ministérios são para aperfeiçoar os santos para o serviço.
Agora eu pergunto: aperfeiçoar sem o serviço posterior tem lucro? Você é aperfeiçoado para trabalhar para o Senhor. Você é aperfeiçoado para efetuar o serviço. Uma coisa que precisamos entender é que, quando somos aperfeiçoados, já temos o primeiro degrau de aperfeiçoamento para a maturidade. Agora, quando alcançamos a maturidade, é o terreno propício para que dons e talentos brotem. O problema é que muitos não têm alcançado a maturidade. Assim, o poder e o mover do Espírito não fluem através deles. Quando você não adquire maturidade, você é levado de um lado para outro por todo vento de doutrina.
Exerça o seu dom
“Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação” (II Coríntios 5.18).
Cada pessoa que nasce de novo já nasce com um ministério: reconciliação. Este é o ministério mais importante que tem, porque você está reconciliando o pecador e tornando-o justo. Quando você se converte, vem um “pacote” junto, que é o dom, talento, ministério. Ele é dado no Novo Nascimento. Se você é uma nova criatura, você deve exercer o dom, talento e ministério confiado a você.
À medida que você reconhece que Deus está se movendo através de você, o Espírito Santo o levará a esta maturidade. O maior mal contra o cristianismo é a religião, porque ela dá a aparência de que está tudo certo.
Somos um corpo
Por que na comunidade evangélica a maioria não se envolve na evangelização? Porque é necessário remover a capa da religião. Mas você pode pensar que não sabe evangelizar, ganhar o perdido, ou que não pode ir lá por causa do trabalho. Mas você conhece alguém que tem disponibilidade e o chamado, então invista nesta pessoa. Você não pode contribuir financeiramente? Ore. Cada pessoa salva, você que está auxiliando também é participante. Somos um corpo e temos talentos e chamados diferentes, mas com um único propósito. Por isso, Jesus é a cabeça e o corpo obedece. Mas onde o corpo vai, a cabeça vai junto.
“Entretanto, demoraram-se ali muito tempo, falando ousadamente no Senhor, o qual confirmava a palavra da sua graça, concedendo que, por mão deles, se fizessem sinais e prodígios” (Atos 14.3).
Ali chegados, reunida a igreja, relataram quantas coisas fizera Deus com eles e como abrira aos gentios a porta da fé” (Atos 14.27).
“E toda a multidão silenciou, passando a ouvir a Barnabé e a Paulo, que contavam quantos sinais e prodígios Deus fizera por meio deles entre os gentios” (Atos 15.12).
“E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários” (Atos 19.11).
Cumprindo a missão de Cristo
Enquanto Paulo e Barnabé estavam em ação, Deus era quem operava. Assim como Jesus disse que o Pai, n’Ele, fazia Sua obra. É Deus em nós. Deixe Deus usar você. Ele tem expectativas de usá-lo. Deus está dizendo para nós esta noite: eu quero salvar aquelas pessoas, leve-Me lá. Porque é Ele quem salva. Ele quem cura. Ele quem faz a obra.
Jesus disse em João 15 que é a videira e nós os ramos. Sem estarmos na videira, nada podemos fazer, não podemos dar fruto. Será que Jesus, no tribunal de Cristo, vai dizer que queria salvar as pessoas em determinada região e não O levamos lá?
“Teve Paulo durante a noite uma visão em que o Senhor lhe disse: Não temas; pelo contrário, fala e não te cales; porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade” (Atos 18.9-10).
É necessário que você reconheça os dons e talentos que Deus lhe deu, pois Ele deseja usar você. É o Espírito Santo quem faz a obra. Nunca diga que não tem talento, dom ou chamado. Você tem. Temos que estar cheios da Palavra e da presença de Deus. Se você não sabe qual é o seu chamado, siga quem já está no chamado. Quando você aceitou Jesus, você se tornou: filho de Deus, ramo da videira, vaso escolhido, cidadão dos céus. Deus nos tornou filhos legítimos, justos, e nos deu Seu Espírito e Sua Palavra. Não podemos dizer que não sabemos. Precisamos obedecer!