Verbo FM

A importância da Escola de Ministros

carla-teresina
Carla Bezerra
Graduada da Escola de Ministros Rhema

Quero por meio dessa mensagem encorajar você que tem um desejo no coração de fazer a Escola de Ministros Rhema nesse ano de 2017. Vou falar um pouco sobre ‘Qualificações para o Ministério’, um tema muito abordado durante todo o ano de 2016, na Escola de Ministros, o qual, tive a honra de poder ser ministrada acerca dessas verdades. Todas as disciplinas ensinadas neste ano na Escola, estão relacionadas com esse assunto. Por exemplo:

*Firmeza doutrinária;

*Caráter e Integridade Ministerial;

*Ética e Etiqueta Ministerial;

*Equilíbrio entre o Fruto e os Dons;

*Oração e Intercessão e Comunicação eficaz são algumas delas, porém todas tem como base a importância de estarmos qualificados para o ministério. Fazer a Escola de Ministros é uma qualificação para o ministério.

É necessário lançar fora todo o peso que nos dificultaria de correr a carreira proposta em Cristo. A preparação e a manutenção são importantes, no entanto, não basta SÓ nos tornarmos ministros qualificados, precisamos nos manter qualificados.

Tudo o que plantamos e investimos durante o ano da Escola, como tempo, dinheiro, disposição, submissão, colheremos por décadas. Afirmo à vocês que não enxergo como sacrifício todas as coisas que fiz durante esse ano de Escola, mais sim como um investimento, e digo mais, com toda convicção: UM EXECELENTE INVESTIMENTO!

Em 1 TIMÓTEO 3:1-7 e 2 TIMÓTEO 2:15 Fala sobre essas qualificações e a importância de desenvolvermos todas elas. O Espírito Santo inspirou Paulo a escrevê-las, portanto, devemos dar a importância devida sobre este assunto. Um ministro deve ser aprovado em sua conduta e em seus hábitos. Se um ministro se encontra faltoso nas qualificações descritas na Palavra, jamais atingirá seu potencial pleno no ministério.

Uma dessas coisas que precisamos desenvolver e que a Escola de Ministros nos auxilia nesse desenvolvimento se chama CARÁTER. Percebe-se que a maioria das exigências citadas em Timóteo está relacionado com Caráter, (Temente a Deus, integridade, bem respeitado, inocente, temperado, etc.).

Mas, o que é CARÁTER? Caráter é o que você faz quando está sozinho, quando não tem ninguém te olhando. Caráter é uma coisa só. É o que você é, o que você diz, e o que você faz. Caráter não é ser duas pessoas diferentes, uma quando sobe no púlpito e outra quando desce. Não, não é isso. Caráter é tudo o que você faz em público ser a mesma coisa que você faz em particular.

O caráter de um servo do Senhor deve ser digno do seu chamado. Não adianta poder, unção ou títulos se não tivermos um bom caráter. Você pode observar que as falhas recorrentes na vida de alguns ministros é por causa do caráter, e não por causa de poder ou da unção.

“Só seremos qualificados e teremos sucesso no nosso ministério o tanto que o nosso caráter for firme.” Desde o dia que ouvi essa frase ela ecoa fortemente em meu coração. Outra coisa que quero citar e que também a Escola nos ajuda bastante a desenvolver se chama EQUILÍBRIO.

A importância de alcançarmos equilíbrio em nossa vida. O sucesso em uma área não compensa o fracasso nas demais áreas da nossa vida e são os princípios e valores adquiridos por meio da Palavra de Deus que nos manterá equilibrados.

SUBMISSÃO é outro aspecto de suma importância no qual somos ensinados e treinados a pôr em prática durante a Escola. Aprendemos que a submissão é lugar de segurança, é lugar de ordem, de produtividade, de proteção, preservação, defesa, dentre outras coisas. Essa posição, protege o dom, o propósito, a visão e a nossa vida.

Aprendemos a importância de sermos pessoas abertas às correções. O Apóstolo Guto falou sobre isso em sua aula, que um bom ministro aprende a receber comandos, correções e orientações. Quando um ministro não é suscetível à correção de outros, demonstra um mal estado espiritual e desqualificação para o ministério. A ausência de correção e de autoridade sobre as nossas vidas produz auto destruição. Exemplo disso são ministros que saem dos ministérios um dia submetidos sem a bênção de sua liderança.

Concordo com essa frase que diz: “A posição mais importante na terra é essa, estar sempre debaixo de autoridade. Esse é o segredo para o sucesso no ministério.”

E para encerrar, me recordo de algo que Maneco falou nos primeiros dias de aula… Que tínhamos atravessado uma ponte e que não podíamos mais olhar para trás ou voltar atrás, pois a ponte havia caído, e tamanha era a responsabilidade e compromisso que tínhamos assumido. Nisso concluímos que sobreviver a travessia não é o bastante, pois só receberemos aquilo que merecemos se estivermos qualificados e quando abraçarmos o nosso chamado e o nosso propósito todos os dias das nossas vidas.

Para isso é preciso deixar Deus nos amadurecer, permitir que Ele amadureça nosso ministério, independentemente de quem somos e de qual seja o nosso chamado. À medida que o Senhor vai nos preparando, as pessoas reconhecerão o dom divino em nossas vidas. Se consideramos que Ele nos chamou para o ministério, precisamos crescer e amadurecer espiritualmente todos os dias, estudando a Palavra, procurando apresentar-se aprovado e sendo fiel em servir a Ele naquilo que Ele já entregou em nossas mãos.

O Senhor irá nos amadurecer e provar, antes de nos colocar em situações de maior responsabilidade. Devemos confiar na sabedoria divina e saber que, enquanto fazemos a nossa parte, nos preparando na Palavra, Deus em sua sabedoria, também fará a parte dEle. Ele nos guiará e nos conduzirá em todas as coisas.

Vale a pena todo o esforço que você venha a fazer por mais esse tempo de preparação. Será um ano de muito crescimento e amadurecimento em sua vida, onde estruturas fortes em Deus serão estabelecidas para que você possa cumprir seu chamado, a sua carreira ministerial com as ferramentas corretas. Equipe-se. Se abasteça e no final desse ano você verá o quanto VALEU A PENA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!