Aos que desejam fazer Escola de Ministros

Ana Syntia
Ana Syntia
Formanda da Escola de Ministros em Campina Grande-PB

Quando o ano vai acabando, é normal o aluno do segundo ano do Rhema Brasil, ouvir perguntas como : “Vai ministrar o que?” , “Vai fazer Escola de ‘ministros’? ”  , ” Qual é o teu chamado?”.  Se você está ouvindo, especialmente a segunda, esse texto é para você.

Eu, sinceramente, não entendo porque toda essa pressão. Até porque se você diz que vai fazer no ano seguinte, vem um grupo de esquerda que diz:

“Você sabia que o conselho é para passar um tempo e só depois então fazer EMR?”

Mas, então, vem o “de direita”:

“É bom que faça depois do Rhema, porque você já está no ritmo, então não vai precisar se reorganizar”.

Então o grupo da esquerda diz:

“A EMR não é o terceiro ano do Rhema” ( não é mesmo )… e blá blá blá.

Eu passei por isso, e tenho certeza de que muitos passam também, sejam concluintes de 2015 ou de anos passados. E as coisas nem sempre ficam prontas em dois anos. Não é porque você fez dois anos de Rhema que você está apto para a EMR. Sei que esse é um dos pré requisitos, para adentrar a instituição, porém, existem vários outros que não constam no regulamento, mas é claro nos nas conversas informais de pessoas que já passaram por essa Escola.

Estou com muito cuidado em escrever cada palavra aqui, pois não quero ser definitiva, pois isso só a voz de Deus dentro de você deve ser. Mas vou abrir a MINHA experiência para exemplificar.

No final de 2012, ouvi dentro de mim uma frase que dizia: “Maneje bem a palavra da verdade, e fique preparada para toda boa obra!”  Eu entendia que ela era a junção de dois versículos encontrados no livro de 2 Timóteo. O que não atentei era que eles eram versículos chaves da Escola de Ministros, até porque acabara de entrar na Igreja Verbo da Vida, então, não conhecia bem as estruturas.

Eu bem  que poderia ter usado isso para responder as perguntas inflamadas no final do segundo ano. E defender a minha posição de fazer EMR no ano seguinte a conclusão do Rhema. Para ser bem honesta com vocês, eu ouvi muito o que as pessoas estavam dizendo, muito mesmo. Fiquei insegura e querendo desistir nas primeiras matérias da Escola (lá eles não alisam não…).

Eu fui testada na minha fé pessoal. A coisa era maior do que eu pensava, um batente alto (eu disse Batente, entendeu né), e precisava de uma força maior do que a que eu estava acostumada usar para subir, e me encaixar dentro do que Deus estava me propondo.

Dentro do que  vi antes, durante e, agora, depois da Escola, leia e reflita nas perguntas abaixo:

QUAIS SUAS MOTIVAÇÕES? Ela determinam muitas coisas. Fazer Escola de Ministros PARA ser professor do Rhema, ou para viajar como ministro, para viver de aeroporto em aeroporto, é colocar mais de 30 matérias da Escola dentro de uma caixa. Se isso está dentro da SUA carreira, hora ou outra acontece , sem precisar fazer pressão. Crianças que nascem antes ou depois da hora, ou morrem prematuramente, ou vivem de forma limitada e problemática. Não desejo que a carreira de ninguém seja assim. E aqui entra o segundo ponto.

É O TEMPO? Uma das coisas que ajudam a discernir o tempo é uma auto análise que você pode fazer com a ajuda do Espírito Santo. Às vezes, queremos que Deus fale de forma sobrenatural , quando uma simples conta irá resolver tudo. Preenchemos nossas orações com clamores inúteis, quando, às vezes, Deus estar na simplicidade de uma conta ‘matemática’. Não me entenda mal, só pretendo de forma dura, tirar um pouco dessa capa que as pessoas insistem em colocar sobre a forma que Deus falar conosco nas bifurcações da vida.

O QUE ESTÁ EM SUAS MÃOS? As aulas são apenas dois dias na semana, mas é um “caldo tão grosso” que vale por uma semana inteira. E tem os tão famosos livros a resumir. Cerca de 15 livros (não livretos), que obrigatoriamente você precisa ler e resumir dentro de uma padrão e período estipulado. Então querido, se você não gosta de ler e diz ter certeza de fazer a Escola, tente soltar outras coisas que estejam em suas mãos. Pois se pra quem gosta de ler, é algo difícil, imagina pra quem não tem o costume.. .

Para concluir , embaso o texto e os conselhos em Lucas 14;28 , desejando que você seja guiado por dentro.

“Qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro pra calcular a despesa e verificar se tem meios para concluir?”

1 Comentário

  • Ana, que texto tão esclarecedor!
    Estou no início do 2° ano e estou me programando com muita prudência para a escola de ministros, mas não perco de vista estas limitações e fatores que influenciam diretamente no aproveitamento do curso. Você foi feliz demais em cada colocação e tem a minha gratidão por confirmar hipóteses que haviam em mim.

    Grata!
    Luciana Dilane.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!