Verbo FM

Aprendendo a chamá-lo de Abba

giovanna-limaGiovanna Lima

Integrante dos Jovens da Igreja em Pedra de Guaratiba-RJ

Pois vós não recebestes um espírito que vos escravize para andardes, uma vez mais, atemorizados, mas recebestes o Espírito que os adota como filhos, por intermédio do qual podemos clamar: “Abba, Pai!”  (Romanos 8 – 15.

Quando nascemos de novo, a nossa comunhão com o Pai é restabelecida, e o Espírito Santo vem habitar dentro de nós como selo dessa nova aliança que nos fora proposta. E a Bíblia fala que esse espírito clama “abba, pai”.

Abba, no contexto da época, era uma expressão que denotava intimidade, e nós ouvimos bastante falar sobre isso, não é o ponto que eu quero abordar hoje. Quando nascemos, nós não sabemos falar, não sabemos de onde viemos, nem o que estamos fazendo aqui, com o passar do tempo começamos a aprender as coisas, aprender algumas siglas, entender a constituição familiar e entender quem é o nosso Pai e como chamá-lo.

Nascendo de novo acontece da mesma forma, a única certeza que temos é que alguma coisa aconteceu por dentro e agora estamos salvos, de resto não sabemos mais de nada, e é engraçado, mas é possível observar vários cristãos que depois que nasceram de novo, estudaram a palavra, aprenderam o porque estão aqui, avançaram na fé, mas ainda não aprenderam a chamar Deus de Abba. Como assim, Giovana? É possível um cristão estar avançado em conhecimento da palavra, mas não entender a paternidade de Deus?

É óbvio que se você estuda um pouco da Bíblia, você entende e aceita a paternidade de Deus. Mas, às vezes, não passa de um assentimento mental, eu sei que Deus é meu Pai, mas eu não sinto essa paternidade no meu cotidiano, eu não aprendi a trata-lo como Pai, a amá-lo como Pai.

Às vezes, por causa do nosso Pai natural nós limitamos a paternidade de Deus, não damos valor ao que significa chamá-lo de Abba. Quando a criança nasce uma das primeiras coisas que aprende é chamar seu pai de pai, e isso se torna natural, na verdade, é até a primeira coisa que o pai quer que seu filho saiba, é que ele é seu pai. “Fala filho, pa-pai”.

É parte de quem somos desde a infância, esse relacionamento íntimo e sem reservas, de um Pai para filho, e a medida que o filho vai crescendo Ele compartilha mais e mais segredos com ele. Porque chega a maturidade para conhecê-lo de forma que não conhecemos na infância. Mas, a base de tudo é saber chamá-lo de Abba.

Antes do que fomos chamados para fazer, antes de saber se estou nos cinco dons ministeriais, antes de ansiar os dons do Espírito, aprender a chamá-lo de Abba é essencial. Aprender a regar, a manter, a se dedicar a esse intimidade. Nos apresentar na frente do nosso Pai, sem nada a esconder, sem querer nada além de simplesmente estar com Ele. Ele é o nosso Abba.

Eu creio que essa é uma geração que vai entender o que significa chamá-lo de Abba sem ser apenas na teoria. Às vezes, estamos tão acostumados a visão religiosa daquilo que vivemos, ficamos tão presos a rotinas que não aprendemos ou esquecemos de chamá-lo de Abba. Esquecemos da intimidade, esquecemos de crescer e avançar em relacionamento.

Tudo se baseia em conhecê-lo, como eu conheço o meu Pai. E com o crescer desse relacionamento, Ele vai poder me confiar seus segredos mais e mais profundos. Uma geração que conhece segredos sobre Ele que ninguém nunca conheceu antes porque se atreveu a chamá-lo de Abba e mergulhar em intimidade como nunca antes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!