Verbo FM

As quatro ofertas da arca

 thadeu e ritaThadeu e Rita Borba

Pastores auxiliares da Igreja Sede em Campina Grande-PB

Hoje, as pessoas correm à procura das melhores ofertas, tanto no comércio como em outras áreas da vida secular. E nessa correria atrás do que é material e perecível, se esquecem das ofertas de Deus, da oferta espiritual, eterna e incomparável.

Nos capítulos 6, 7 e 8 do livro de Gênesis, podemos ler a história do dilúvio que veio sobre a Terra e o exemplo de Noé, um homem que escolheu a oferta divina e, pela obediência a Palavra de Deus, na construção da arca, teve o maior lucro de sua vida, que qualquer um de nós trocava por qualquer coisa, ele salvou sua vida e de toda sua família.

Em Gênesis 6.22, lemos: “Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara”. Veja também Gênesis 7.5: “E tudo fez Noé, segundo o Senhor lhe ordenara”. A arca foi para Noé e sua família: SEGURANÇA, SUFICIÊNCIA, SANTIFICAÇÃO E SALVAÇÃO.

Hoje, temos disponível para nós uma nova arca, propriedade de Deus e dada aos homens: JESUS CRISTO. Ele é a nossa arca, e nos oferece tudo isto e muito mais, basta crer e fazê-lo Senhor e Salvador da nossa vida. Vejamos o que a Bíblia diz sobre cada benção acima:

1) SEGURANÇA – Esta palavra denota certeza, confiança, firmeza. Estar seguro quer dizer livre de perigo, firme, inabalável.

Levítico 25:18,19 – “Observai os meus estatutos, guardai os meus juízos e cumpri-os: Assim, habitareis seguros na terra. A terra dará o seu fruto, e comereis a fartar, e nela habitareis seguros”

Salmos 4.8 – “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só Tu me fazes repousar seguro”.

Nossa confissão no Salmo 91: “Eu e a minha família habitamos no esconderijo do Altíssimo e descansamos à sombra do Onipotente. Por isso, dizemos ao Senhor: Tu és o nosso refúgio e nosso baluarte, Deus nosso em quem confiamos”. Essa palavra “baluarte” quer dizer: Fortaleza, apoio ou firmeza.

2) SUFICIÊNCIA -Significa qualidade do que é suficiente, que produz habilidade. Suficiente é aquilo que basta ou é bastante, o que satisfaz.

II Coríntios 3:4,5 – “E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus; não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus”.

II Coríntios 9:8 – “Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra.

Nossa confissão todo dia: “O Senhor é a suficiência para minha vida e para minha família”. “Jesus é a nossa provisão, Nele, Deus há de suprir cada uma das nossas necessidades”.

3) SANTIFICAÇÃO -É o ato ou efeito de santificar. Enquanto que santificar tem o sentido de separar, tornar sagrado, consagrar. A igreja do nosso Senhor Jesus Cristo hoje, mais do que nunca, precisa buscar esta consagração, separando o que é sagrado do que é mundano. Deus separou Noé e sua família: Disse o SENHOR a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração. (Gênesis 7:1)

Jesus vai nos separar, leia Mateus 25:31-34. Existem ensinamentos e exortações em várias cartas do Novo Testamento falando da necessidade de nossa santificação e isto está no coração do Pai.

I Tessalonicenses 4:3,7 – “Pois esta é a vontade de Deus: A vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação”.

Hebreus 12.14 – “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”.

I Pedro 1:14-16 – “Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo”.

Outra confissão nossa de cada dia: “Eu tenho que me santificar a cada dia e me empenhar numa consagração para conduzir minha família nesse Caminho”.

4) SALVAÇÃO -Essa palavra é determinada pelo ato ou efeito de salvar. E salvar quer dizer livrar do perigo, da doença, da miséria e da morte.

Salmos 3:8 – “Do Senhor é a salvação, e sobre o Teu povo a Tua bênção”.

João 3.16-17 – “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele”.

Leia o testemunho dos samaritanos em João 4:39-42, e o discurso de Pedro perante o Sinédrio em Atos 4:8-12, precisamos ter essa mesma coragem e ousadia em nosso viver diário.

Precisamos proclamar: “Jesus Cristo é a arca para salvação da minha vida e de toda minha família”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!