Verbo FM

AVISO: Leitura Proibida

RG 11por Rubens Nascimento

Graduado da Escola de Ministros Rhema 

Pelo título desse artigo o ideal seria que o mesmo pudesse passar no quadro de mensagens desse portal sem nenhuma visualização, simbolizando nosso respeito e obediência ao comando posto, ou seja, de não ler o conteúdo… mas, se o nobre leitor/a se adiantou e, inclusive, já leu essas primeiras linhas, muito embora não seja um caso necessário de aplicação de disciplina ou mesmo que isso seja contabilizado como um pecado cometido, vale apenas como uma oportunidade de reflexão e de provocação interna, das muitas vezes de quando nos deparamos com o comando NÃO FAÇA! – NÃO PODE!… especialmente quando esse “sinal vermelho” vem da parte do Senhor, e, talvez, por curiosidade, negligência de nossa parte ou mesmo pura desobediência, preferimos pagar o preço e nos arriscar, naquilo que não deveríamos ter feito… e acabamos fazendo.

É evidente que a leitura desse artigo, mesmo que com o comando explicito de proibição, não vai lhe trazer consequências, tendo em vista que seu conteúdo possui uma linha provocativa e educativa; exceto se você decidir, liberalmente, puxar as suas próprias orelhas como sinal de advertência por ter cometido esse “leve descumprimento”. (risos)

Mas, vale a lição de que na vida nem sempre poderemos contar com uma indicação permissiva (SIM) ad infinitumou com uma estrada livre para a aceleração em todo o tempo; antes, naturalmente, nossa vida pode apresentar pontos de curvas perigosas, placas de advertências tantas, lombadas repentinas (as quais exigem movimento reduzido), pontos de mão dupla e de atenção redobrada, cruzamentos diversos e muitos sinais de alerta (semáforos), os quais possuem uma temporização específica para cada comando, indicando o verde quando temos a permissão de continuar avançando; o amarelo indicando prudência extrema; e o vermelho, determinando a parada absoluta e a espera da liberação de caminhada, no tempo certo.

É preciso ter uma sensibilidade espiritual muito clara, e isso exige um relacionamento com bastante intimidade nas coisas do Senhor, capaz de nos fazer não apenas conhecedores de sua voz, mas, principalmente, que nós tenhamos também a capacidade de compreender o que Ele está dizendo; uma vez que nem sempre ouvir certa instrução significa compreender o seu significado. Para ilustrar essa afirmativa poderemos imaginar uma criança recém-nascida que é capaz de conhecer a voz de seus pais, pela convivência, mas por sua condição imatura, é incapaz de compreender o significado das palavras proferidas por eles.

Dito isso, quantas são as pessoas que já leram explicitamente na Palavra algo que não pode ser feito ou de uma conduta que não pode ser realizada, e ainda assim o fizeram e sofreram as consequências?

Quantas são as pessoas que mesmo conseguindo escutar a voz interior, não apenas falando, mas, em alguns casos gritando para elas pararem… e mesmo assim resolvem continuam e se dão mal? Ou aquelas ainda que recebem palavras proferidas por pessoas cheias do Espírito, admoestando-as, exortando-as, mas, mesmo assim, continuam uma vida errante, inconsequente…

O pecado não pode assumir uma capa de repetição contínua e essas ocorrências não podem ser tidas como comuns no meio familiar, da igreja de Cristo ou na sociedade. A Palavra da Fé nos faz crer e declarar constantemente que nós SOMOS, TEMOS E PODEMOS tudo aquilo que a Bíblia diz acerca de nós, nessas mesmas perspectivas… Mas, eu gostaria de acrescentar uma confissão complementar ao que é declarado apenas para que possamos refletir conjuntamente, nesse momento:

“Tudo aquilo que a Bíblia diz NÃO, é não!”

O pecado não pode ser relativizado como se Deus possuísse uma dupla personalidade ou mesmo como se Ele tornasse irrelevante os seus próprios comandos.

Nessa linha de raciocínio, temos visto uma imensidão de pessoas conhecedoras da Palavra viverem uma vida “religiosamente medíocre”, pois, mesmo sem se afastarem direta e integralmente da “liturgia de sua crença”, permanecem realizando as mesmas práticas de perdição; alguns em adultério, outros em fornicação, homossexualidade, mentiras, corrupção, pornografias, etc…

Na Bíblia temos uma infinidade de comportamentos reprováveis aos olhos do Senhor, mas que pela “modernidade dos tempos”, vemos uma flexibilização no conceito de muitos, capaz de tornar comum/costumeiro, práticas que são abomináveis aos olhos de Deus.

Como exemplo, no livro de Gálatas 5:19-21, é possível ler uma relação de condutas, denominadas de “obras da carne”, as quais, conforme advertência explicita contida no final do texto bíblico, são capazes de fazerem qualquer um que praticá-las perder a salvação, pois distantes estão da santidade de Deus, e, conforme sabemos, de uma mesma fonte não poderá jorrar água doce e salgada, ao mesmo tempo.

Deus diz NÃO para a Prostituição: e esse comando não significa objetivamente apenas no contexto da má conduta sexual em troca de dinheiro ou bens, mas, também quando nos corrompemos em qualquer área, significando uma forma de “prostituição moral”.

Deus diz NÃO para a Impureza: Em qualquer aspecto, seja espiritual, no campo sentimental, de nossas atitudes ou mesmo de nossos pensamentos.

Deus diz NÃO para a Lascívia: que é a forma de viver das pessoas devassas, desregradas… como se o pecado fosse algo tão normal que não pudesse mais trazer constrangimento e/ou vergonha para elas.

Deus diz NÃO para a Idolatria: Muito embora existam ainda uma infinidade de religiões com práticas de cultos prestados a ídolos – sejam eles estátuas ou pessoas; mas idolatria significa tudo aquilo que venha a ocupar o primeiro lugar em sua vida, que deveria ser exclusivo de Deus (Êxodo 20.1-7).

Seguindo essa mesma linha, exemplificativa:

Deus diz NÃO para a Feitiçaria;

Deus diz NÃO para a Inimizade;

Deus diz NÃO à Porfia;

Deus diz NÃO ao Ciúme;

Deus diz NÃO à Ira;

Deus diz NÃO para a Discórdia, para as dissensões e as facções;

Deus diz NÃO para a Inveja;

Deus diz NÃO para as Bebedices e glutonarias…

E como viver uma vida segura, cumprindo as escrituras e obedecendo aos comandos do Senhor?

A resposta está clara e objetiva no texto do capítulo 5:16, do livro de Gálatas, ao que segue:

“Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.” 

Andando no Espírito seremos capazes de perceber e responder adequadamente cada comando do Senhor, respeitando as sinalizações e evitando sofrer os danos ocasionados pela desobediência.

Tudo aquilo que a Palavra do Senhor diz SIM, é SIM… na mesma intensidade de quando a Palavra e o Espírito nos dizem NÃO.

E esse “não” poder ser apenas no sentido de evitar certas leituras (o que não é o caso desse artigo, rsrsrs); acessar certos sites; sair com determinadas pessoas ou ter algumas “amizades”; ouvir algumas músicas (ou mesmo certas “doutrinas”); confessar incredulidade; andar na carne… ou deixar de fazer aquilo que estamos fazendo hoje, se temos a convicção (pelo Espírito) de que não deveríamos ter feito, adiantado a caminhada, se precipitado em decisões…

O Espírito Santo nos ajuda a guiar a nossa vida em Cristo Jesus, pois Ele é O CAMINHO a ser seguido (João 4:16).

Antes de passar a próxima marcha, de acelerar o veículo de sua história e de se movimentar na linha do tempo que todos nós temos, verifique as condições/convicções individuais, faça uma revisão responsável, confira os itens de segurança e a o nível de abastecimento; afinal, qualquer movimento, aceleração e saída antecipada pode significar o afastamento daquilo que o Senhor realmente quer, caso a instrução seja ficar parado e aguardar a chegada da estação certa.

Obedeça integralmente ao Senhor… não apenas naquilo que Ele diz o sim, mas, fundamentalmente, naquilo que ele adverte e, de forma veemente, diz o NÃO.

4 Comentários

  • “Tudo aquilo que a Bíblia diz NÃO, é não!” Concordo!
    Tem gente que pensa que Deus está com os olhos fechados…

    Resposta
    • Show Andinho, amei a indicação de leitura. O povo pensa que cristianismo é liberalismo.

      Resposta
  • Glória a Deus! Parabéns irmão Rubens pelo excelente artigo. Nos dias atuais estamos sendo confrontados a todo tipo de tentação haja visto estarmos no mundo e termos amizades com pessoas do mundo, e mais perigoso ainda, termos comunhão com irmãos que professam a mesma fé e não andam segundo a palavra de Deus. Artigo para se ler várias vezes… Graça e Paz a todos !

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!