Verbo FM

Chamado ou Profissão?

Nestor Veloso Velez
Graduado do Centro de Treinamento Bíblico Rhema

Por séculos, se entendia que para viver uma vida piedosa era necessário abandonar tudo: emprego, estudo, ou até mesmo a família. Mas, imagine se todos que aceitassem a Jesus abandonassem suas profissões? Onde estariam os médicos? Alguém poderia dizer: “Ah somos sarados em Cristo Jesus!”. Como ficariam os novos na fé? E a administração de uma cidade ou a segurança? E a educação? Até mesmo a limpeza pública seria afetada, afinal, como diz o meu pastor: “fé remove montanhas, não remove lixo!”.

Desse modo, essa é mais uma área das nossas vidas que precisamos entrar em equilíbrio para estar no centro da vontade do Senhor. Porque podemos entender que muitos são chamados para serem advogados, médicos, mecânicos, garis e, por meio do seu trabalho excelente, fazer a diferença no ambiente em que as profissões estão alocadas.

Além disso, a versão original de Marcos 16.15 afirma que: “Por onde for, pregai o evangelho a toda etnia”, isto nos traz um novo sentido sobre o “ide por todo mundo”; aqui podemos enxergar o nosso raio de ação, por onde temos que anunciar o Evangelho. Isto é, a ideia de ir por todo mundo é muito abrangente e, para cumprir este mandamento, seríamos obrigados a abandonar os nossos afazeres, uma vez que precisaríamos ir à todos lugares do mundo pregar o Evangelho. Todavia, quando o mandamento diz que devo anunciar por onde eu for, isso me dá condições de anunciar o Evangelho tanto no trabalho, quanto na escola, ou faculdade e etc.

Diante disso, devemos entender que podemos permanecer onde estamos e cumprir o mandamento do Senhor Jesus Cristo. Não é pecado escolher uma profissão, ao contrário, Deus quer nos usar para alcançar pessoas em todas as profissões e, por isso, Ele tem preparado os melhores cargos para o Seus filhos ocuparem. Siga a instrução do Pai, estude, se dedique, seja o melhor naquilo que você está fazendo e, enquanto isso, seja Jesus para todas as pessoas que você tem contato durante sua carreira profissional.

Por outro lado, existem aqueles que têm o chamado como profissão, ou seja, alguns de fato serão chamados para abandonar suas profissões e se dedicarem, exclusivamente, ao Senhor em tempo integral, devido a demanda e a necessidade da obra local. Por exemplo, um pastor que precisa dar assistência melhor as ovelhas, um mestre que precisa se dedicar ao estudo e ao ensino da Palavra, outros que vão se dedicar à limpeza, à administração e alguns vão se dedicar ao evangelismo.

Antes de tomar qualquer decisão, é necessário conhecer o plano e o propósito de Deus para as nossas vidas e, isso só descobriremos através da oraçãoconsagração e meditação na Palavra. Em suma, é na comunhão com Deus que saberemos o que, como e quando fazer na vontade dEle, porque a medida que mergulhamos em uma vida de comunhão e intimidade com o Senhor, mais entendemos o plano que Ele deseja que realizemos aqui na Terra.

Portanto, ore, jejue, fique sensível para descobrir se a sua profissão é seu chamado ou seu chamado é a sua profissão.

Fonte: Texto retirado do site da Congregação Verbo da Vida no Distrito Industrial de Campina Grande-PB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!

Relacionados