Como lidar com as tentações?

por Andrew Wommack

Todos enfrentam a tentação. Mas a verdade é que pouquíssimas pessoas lidam com isso de forma eficaz. Esse não deveria ser o caso, e não precisa ser o caso dos crentes. Existem algumas maneiras muito simples e eficazes de lidar com a tentação que você deve conhecer e, se as colocar em prática, garanto que sairá vitorioso.

Alguém já disse: “Falhe ao planejar e você está planejando falhar”. Essa afirmação não poderia ser mais verdadeira quando aplicada à tentação. Não conheço ninguém que se levante de manhã e ore para fracassar diante da tentação, mas conheço muitas pessoas que se levantam todas as manhãs e não planejam o que a Bíblia diz que todos certamente enfrentaremos.

Prepare-se

Então, primeiro e mais importante, você deve estar preparado. Isso é tão simples! Mas, infelizmente, poucas pessoas dedicam tempo ou se esforçam para se preparar, como Roboão, rei de Judá e filho de Salomão:

“E fez o mal, porque não preparou o seu coração para buscar ao Senhor” (II Crônicas 12.14).

Ele começou como um bom rei que buscava o Senhor. Mas, assim como muitas pessoas hoje, ele não estava preparado para o que inevitavelmente aconteceria em seu caminho. 

Quando Satanás lançar tentações em seu caminho, se você ainda não estiver preparado, será tarde demais. Você provavelmente vai perder a luta.

Jesus se preparou. Ele passou trinta anos se preparando para o encontro com o diabo e começou a se preparar cedo. Aos doze anos, Ele fazia perguntas aos doutores da Lei e os surpreendia com Suas respostas. Ele obviamente passou muitas horas lendo e estudando as Escrituras. Tenho certeza de que o estudo continuou durante toda a Sua vida, mas até Jesus precisava de mais.

Antes de ser tentado por Satanás face a face, Ele foi ungido com o Espírito Santo em Seu batismo por João, no rio Jordão. Jesus, cheio do poder do Espírito Santo, foi ao deserto para ser tentado pelo diabo.

Orando em outras línguas

Ser cheio do Espírito Santo é uma necessidade absoluta para vencer a tentação. Há muitos cristãos que receberam o Espírito Santo anos atrás e não foram cheios do Espírito Santo um dia sequer desde então. Não é sobre o que aconteceu conosco há muito tempo; temos que ficar cheios do Espírito Santo todos os dias. Uma maneira de fazer isso é falar em línguas regularmente. 

“Mas vós, amados, edificando-vos na vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, conservai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna” (Judas 1.20-21).

Orar em línguas nos edifica em nossa fé santíssima. Quantas vezes você precisou de sua santíssima fé para passar por uma certa provação e ainda não usou esse dom do Espírito Santo? O versículo 21 também diz que nos mantemos no amor de Deus quando falamos em línguas. Você já pediu ao Senhor para derramar Seu amor sobre você? Imagino que sim, mas a Bíblia não nos diz para orar dessa maneira, ela nos diz que devemos nos manter no amor que Deus já derramou sobre nós. Fazemos isso falando em línguas. Não pedimos a Deus o que Ele já nos deu, simplesmente despertamos o amor que já foi confiado a nós, falando em línguas. Este é um presente poderoso. 

“Pois com lábios gagos e outra língua ele falará a este povo. A quem ele disse: Este é o descanso com o qual você pode fazer o cansado descansar; e este é o refrigério: contudo não quiseram ouvir” (Isaías 28.11-12).

Você sempre precisa descansar ou se refrescar? Eu garanto que sim, e esse versículo diz que falar em línguas é a maneira de obtê-lo. Temos um dom tremendamente poderoso disponível para nós por meio do Espírito Santo, mas poucas pessoas tiram proveito dele. Em vez disso, pedimos a Deus que faça o que Ele nos disse para fazer. Precisamos usar esse dom de falar em línguas para nos animar, ou corremos o risco de afundar.

Verdadeira identidade

Você também deve saber quem você é. Mateus 4 e Lucas 4 registram a tentação de Jesus no deserto. Um dos aspectos mais surpreendentes dessas tentações foi que Satanás iniciou duas das três tentações com as palavras: “Se tu és o Filho de Deus”. Muitas pessoas têm perdido esse ponto. A verdadeira tentação foi a tentativa de Satanás de fazer Jesus duvidar de quem Ele era. 

Foi assim que ele atacou Adão e Eva. A serpente disse a Eva que se ela comesse do fruto proibido, ela seria como Deus (Gênesis 3.5). A verdade é que ela já era como Deus, mas não sabia. O primeiro Adão pecou, ​​porque não sabia quem realmente era. O segundo Adão, Jesus, não pecou, ​​porque sabia quem Ele era. Conhecer sua verdadeira identidade em Cristo é uma das maiores defesas que você pode ter contra a tentação.

Jesus acabara de ouvir Seu Pai falar com Ele em voz audível dizendo:

“Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mateus 3.17).

Houve também um sinal visível de Deus quando o Espírito Santo desceu sobre Jesus na forma de uma pomba. Jesus teve que ancorar Sua fé em quem Seu Pai disse que Ele era. Mas, imediatamente, Satanás veio a Ele dizendo:

“Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães” (Mateus 4.3).

A verdadeira tentação nunca foi transformar pedras em pão. Foi a tentativa de Satanás de manipular Jesus para que duvidasse da Palavra de Seu Pai e fizesse algo para provar quem Ele era. Satanás estava tentando encontrar e explorar qualquer insegurança em Jesus.

Certos de quem somos

Quando você era criança, tenho certeza que alguém em algum momento o desafiou a fazer algo estúpido. A verdadeira questão não era se você conseguiria ou não, mas se você tinha “medo” de fazê-lo. E, infelizmente, muitos de nós aceitamos o desafio e fizemos algo que nos machucou ou nos envergonhou apenas para provar que não éramos medrosos. Tudo o que realmente conseguimos provar foi que temíamos tanto a desaprovação deles, que não estávamos dispostos a fazer o que era certo. A resposta verdadeiramente destemida teria sido ir embora, seguros de quem éramos, conquistando o respeito deles por meio do caráter, e não do desempenho.

Satanás estava desafiando Jesus: “Se você é realmente o Filho de Deus, se o que você ouviu do Pai em voz audível é realmente verdade, então prove e transforme esta pedra em pão”. Transformar uma pedra em pão não seria pecado. Seria pecado se Jesus tivesse duvidado das palavras de Seu Pai celestial, declarando quem Ele era, colocando mais fé no que um milagre poderia dizer sobre Ele. Você deve saber quem você é se quiser vencer a tentação. Não importa a forma que as tentações de Satanás possam assumir, todas elas visam nos fazer duvidar de quem somos.

O problema do egoísmo

Também é importante entender que toda tentação está enraizada no egoísmo. Na verdade, nosso egoísmo é realmente a cabeça de ponte de Satanás. Jesus o despojou de seu poder há dois mil anos, então a única coisa que ele pode realmente fazer é nos enganar por meio de nossos próprios desejos egoístas. A Bíblia nos diz exatamente o que eles são: 

“Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, e a concupiscência dos olhos, e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo” (I João 2.16).

“Mas cada um é tentado, quando é atraído pela sua própria concupiscência e seduzido” (Tiago 1.14).

Satanás não é ilimitado; o engano é a sua única arma. Tudo o que ele pode fazer é tentar nos enganar fazendo-nos pensar que Deus realmente não pode ou não vai satisfazer nossa vida. Cada tentação do inimigo é embalada na forma de concupiscência da carne, concupiscência dos olhos ou soberba da vida. Mas todos eles são projetados para nos seduzir e nos fazer duvidar de que Deus satisfará nossas necessidades. 

O egoísmo é sempre o playground favorito do diabo, e quando o egoísmo domina nossa vida, abrimos a porta para seus esquemas enganosos.

Renovando a mente

Você não pode ser tentado, a menos que tenha pensado primeiro sobre isso. Toda tentação está ligada ao que você pensa. Portanto, controle seus pensamentos e você controlará a tentação. Esta é uma verdade simples, mas profunda. É a razão pela qual a maioria das pessoas cai em tentação. É como uma mulher que não quer engravidar, mas continua tendo relações sexuais sem nenhum método contraceptivo. Mais cedo ou mais tarde, ela ficará grávida. 

Pense nas coisas erradas por tempo suficiente e, mais cedo ou mais tarde, você cairá em pecado quando for tentado.

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama; se houver alguma virtude e algum louvor, pensem nessas coisas” (Filipenses 4.8).

A tentação virá, mas é difícil para o diabo enganar você quando sua mente está voltada para essas coisas. Satanás só pode trabalhar com o que você dá a ele, então não dê a ele nenhum espaço em sua mente. Você será capaz de evitar muitas tentações que enfrenta se colocar isso em prática.

Conheça e use a Palavra

A Palavra é poderosa — use-a! Jesus rebateu todas as tentações do diabo com a Palavra. Pense nisto: Jesus era a Palavra, ou seja, tudo o que saia da Sua boca era mais do que suficiente para repreender o diabo. No entanto, Ele dizia: “Está escrito” e, então, citava a Palavra de Deus. Se era importante para Jesus citar a Palavra, é ainda mais importante para nós fazermos o mesmo. 

Devemos conhecer a Palavra de Deus para vencer eficazmente a tentação. Isso remete a estar preparado; você não pode citar as Escrituras que não aprendeu e não há poder no que você não conhece ou entende.

Não espere até estar no meio de uma grande tentação para começar a pensar em como lidar com ela. Será muito tarde. Reserve um tempo agora para se preparar para as tentações que inevitavelmente surgirão em seu caminho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!

Relacionados