Verbo FM

Como ter uma família feliz

thadeu e rita
Thadeu e Rita Borba
Pastores auxiliares Verbo Sede em Campina Grande

Vimos na revista anterior que estas três áreas são fundamentais, para felicidade na família: Temor a Deus, ouvido sensível para saber o que Deus está falando e uma vida de obediência.

Irmãos, precisamos compreender que não adianta tentar ensinar os filhos, com maus exemplos. Deus quer que nós convençamos nossos filhos pela nossa honestidade, pela nossa palavra, pelo nosso amor e pelos nossos lábios puros. Deuteronômio  6:6 diz: – “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração;” Esteja no teu coração a Palavra de Deus. Porque é do coração que procedem as nossas atitudes, o nosso comportamento, o nosso viver voltado para Deus. Para mim, amar a Deus é levá-Lo a sério. É ser obediente à Sua Voz e à Sua Palavra, isto vai fazer com que os filhos amem o Senhor.

Deuteronômio  6:7 – “Tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.” Amados pais, essa palavra inculcar, não significa somente “meter na cabeça”, mas, é acima de tudo, “demonstrar”, é viver a Palavra, nossos filhos irão gravar e fazer aquilo que estão vendo em nossas vidas, nossa casa é um laboratório que eles analisam as experiências vividas.

Provérbios  6:20-23 – “Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe; ata-os perpetuamente ao teu coração, pendura-os ao pescoço. Quando caminhares, isso te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo. Porque o mandamento é lâmpada, e a instrução, luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida;”

O Senhor está dizendo à Igreja: “Vale a pena os pais demonstrarem aos filhos, ao deitar, ao levantar, ao andar, em casa, à mesa…”; porque isto vai ser luz, vai ser lâmpada, instrução, disciplina, caminho de vida para eles. É preciso que a família saiba que toda a provisão vem do Senhor. Devemos ter o hábito de dar graças a Deus pelo dinheiro, alimento, sustento e direção da família. Precisamos cuidar da nossa relação com Deus. “Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.” É preciso compreender que a relação com a Palavra de Deus deve ser absoluta.

Em relação à Fonte da Provisão da Família, vejamos Deuteronômio  6:10-13  – “Havendo-te, pois, o SENHOR, teu Deus, introduzido na terra que, sob juramento, prometeu a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, te daria, grandes e boas cidades, que tu não edificaste; e casas cheias de tudo o que é bom, casas que não encheste; e poços abertos, que não abriste; vinhais e olivais, que não plantaste; e, quando comeres e te fartares, guarda-te, para que não esqueças o SENHOR, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão. O SENHOR, teu Deus, temerás, a ele servirás, e, pelo seu nome, jurarás.” Se tu te esqueceres de que foi Deus quem te deu tudo, isto te leva à indiferença. Só o temor do Senhor nos preserva desse erro. A Gratidão, irmão, é uma coisa muito linda. Sê fiel no pouco, mas, quando chegares ao muito, continua sendo fiel. Todas as famílias precisam honrar a fonte de toda bênção – Senhor Jesus. Não tenha vergonha da tua esposa. Não tenha vergonha do teu marido, nem dos teus filhos, nem de teus pais. Fala de Deus, convence-os da Palavra.

Muito cuidado com o que se diz, às vezes, à mesa, ao lado dos filhos. Saibas que as maiores oportunidades da família se comunicar, terem comunhão e compartilhar experiências de vida estão em torno da mesa, nas refeições. Deuteronômio  6:20-25 – “Quando teu filho, no futuro, te perguntar, dizendo: Que significam os testemunhos, e estatutos, e juízos que o SENHOR, nosso Deus, vos ordenou? Então, dirás a teu filho: Éramos servos de Faraó, no Egito; porém o SENHOR de lá nos tirou com poderosa mão. Quando teu filho te perguntar: “Papai, por que o senhor é crente, dizimista e vai para igreja?” Tu tens a oportunidade de mostrar ao teu filho, a tua esposa qual a razão da tua vida. Então tu precisas ter um testemunho. Nós estávamos no Egito, perdidos, mas, Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, de lá nos resgatou.  É preciso que a família viva por Fé.

Romanos  1:17 – “Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.” Dize a toda a tua família, vizinhança, conhecidos, que foi Deus quem te tirou do pecado e te assentou em lugares celestiais. Não tenhas vergonha do Evangelho. ELE É O PODER DE DEUS PARA A SALVAÇÃO! Dá bom testemunho sobre a Bondade, sobre o Amor de Deus e a Fidelidade do Senhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!