O que fazer quando a colheita não for boa?
No decorrer da nossa caminhada cristã, vamos perceber que nem tudo será um “mar de rosas”, existirão situações em que as circunstâncias virão ao nosso encontro, em outras no entanto, somos nós que vamos ao encontro delas, sendo muitas vezes os causadores das mesmas. Isso mesmo, eu e você!
Como diz a expressão “o fulano está arrumando sarna para se coçar”, isso é exatamente o que fazemos algumas vezes e essa expressão me fez refletir o seguinte:
Algumas vezes agimos sem sabedoria, sem ouvir aquilo que o Espírito Santo tem a dizer, as vezes, até ouvimos, mas ignoramos e começamos a plantar sementes erradas, então estas germinam rapidamente, ai pronto;
“DEU RUIM”! Logo temos diante de nós uma colheita ruim. E isso na grande maioria das vezes é fruto das situações que julgamos irrelevantes e isso sem dúvida é um grande equivoco da nossa parte, pois as consequências de uma colheita ruim, são as que mais nos prejudicam em nossa caminhada, nos fazendo parar e amargar frustrações, se não tivermos uma atitude rápida em contra partida, vamos ficar presos em situações desagradáveis.
Em Gálatas 6:7-8 o Apóstolo Paulo fala:
“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.”
Então, precisamos entender que em CADA atitude que tivermos, estamos plantando e podem existir situações em que não lançaremos uma boa semente, por exemplo; quando ignoramos a voz do Espírito Santo e nos precipitamos em fazer algo, com certeza teremos por resultado uma colheita ruim. E colheita ruim é encrenca na certa!
Mais o que fazer quando a colheita não for boa?
Primeiro: RECONHEÇA OS FATOS E ORE!
Ore em línguas, em Português ou no idioma que você quiser, com tanto que ore.
Segundo: SAIBA LIDAR COM A COLHEITA RUIM E CRESÇA!
Não fique se condenando e se sentindo a pior pessoa do mundo ou em estado de autocomiseração, olhe para a situação como uma oportunidade de aprendizado e crescimento. Gere o desejo no seu coração de agir diferente dali pra frente.
Terceiro: CAIA EM SI!
“Cair em si” quer dizer reconhecer o próprio erro, voltar à realidade (lembrando que temos uma nova realidade em Cristo. Não se esqueça disso). Se existe alguma área da sua vida que você sabe que precisa “cair em si” e mudar, não demore a tomar uma atitude, arrependa-se e mude! Existem coisas que podem ser recuperadas, mas outras como o tempo, por exemplo, são irrecuperáveis.
Acorde para a vida e vá correr sua carreira. Em Filipenses 3:13-14, o Apóstolo Paulo nos orienta a esquecermos o que ficou pra trás e seguir adiante sem impedimentos.
Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.
Há alguns dias atrás eu me deparei com um provérbio chinês bem interessante, que dizia assim:
“Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos.”
ESCOLHA SEMEAR COM SABEDORIA EM CADA ATITUDE QUE VOCÊ TIVER E ENTÃO, PREPARE-SE PARA DESFRUTAR SEMPRE DE UMA BOA COLHEITA.