
Professor do Centro de Treinamento Bíblico Rhema e General de Brigada Intendente do Exército Brasileiro
“Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem-contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar” (Isaías 40.25-26).
Talvez você tenha visto estrelas como estrelas do céu, mas nós somos uma constelação! Apresente-se! Exército de estrelas, apresente-se! Existe algo acontecendo nesta manhã, eu não sei se você notou, mas o ambiente está carregado, existe uma atmosfera carregada, estou vendo rompimento, leões sendo despertados. A honra é algo que deve estar sempre presente na sua vida, nunca esqueça de honrar aqueles que estão acima de você.
Deus é um Deus estrategista maravilhoso! Esta conferência é um evento com um tom evangelistíco. Estamos sendo chamados para conquistar territórios, estamos sendo tirados da nossa zona de conforto. “Venham, marchem, sejam um recurso para a casa de Deus”. Eu quero que você veja que estamos ampliando territórios. Nós estamos ampliando a visão que nos foi dada, caminhando nela, mas também estamos recebendo visões maiores, com mais profundidade para generais. Lá em Miquéias 2.13, Isaías 54.3, Gênesis 28.14 e 2 Samuel 5.20, todos trazem o mesmo verbo ‘paw-rats’ que significa romper, arrebentar, derrubar, destruir, exceder limites, aumentar. Você está pronto para romper as fronteiras do inimigo?
Para você continuar andando na mesma direção, uma vez que o vento muda, você precisa fazer algo. O vento está mudando, mudanças estão chegando. Eu digo isso profeticamente, novas ordens estão chegando, o vento vai mudar! Quando isso acontece, você entra em um terreno desconhecido. Naturalmente, quando o Exército entra em um terreno desconhecido, sempre precisamos de um guia. Nós, como filhos de Deus, somos guiados pelo Espírito (Rm 8.14). Se você entra em um terreno desconhecido sem um guia, você não chega aonde precisa chegar.
Nunca tenha medo de entregar um futuro desconhecido a um Deus conhecido. Se você sabe por que vai, aonde for encontrará sucesso. Estou falando de andar em terrenos desconhecidos. Como vai ser? Vai ser como O guia disser! Ninguém entra numa guerra sem saber atirar, sem ter o armamento correto. Nestes dias vocês estão preparando a suas armas, você está alinhando a sua mira.
Você está no meio da maratona, tudo está dizendo: “Pare!”. Não ouse parar! Você não vai parar! Eu não estou falando só da resistência adversa do diabo, eu estou falando de você, nada vai te parar. A palavra é: PERSEVERANÇA. Deixa bater, deixa dar sangue na canela. No meio militar existe uma expressão que diz: “chivunk”, quando você acha que não tem mais nada, acha que chegou nos limites das suas forças físicas, biologicamente, você ainda tem 40% de energia.
Tiago 1.2 diz “Bem-aventurado o que suporta”. Você foi chamado para pancada, para pressão! Você foi chamado para andar aonde ninguém quer andar. Há pressão nos pequenos começos, mas você aguenta. Você vai ver que não está sozinho. Fé traz a antecipação da próxima fase, nem sempre te livra, mas certamente te prepara. Mesaque, Sadraque e Abede Nego, Daniel na cova dos leões. Eles foram livres? Não. Foram preparados. Ele vai dizer: “ande sobre a água”, Ele vai dizer: “compre o prédio!”. Novas ordens estão chegando, o plano de batalha está sendo entregue. Não estou falando de batalha espiritual contra um inimigo forte, ele já foi vencido, mas continua agindo, existe uma adversidade, existe uma oposição, por isso precisamos de ordens de batalha.
Qual seu objetivo? Pare de querer ser o cara, querer a glória para você, você está jogando junto, cada um com seu objetivo. Tony Cooke faz um convite para nós em “O fim da Igreja Espectadora” para tomarmos nossos postos de combate. Em um transatlântico você recebe entretenimento, em um navio de guerra você assume um posto de combate, ainda que não tenha muito conforto, tem uma missão a ser cumprida. A Igreja não é lugar de show, de divertimento, ela não é um transatlântico! Acabou o tempo de você trazer a cidade para dentro da Igreja, este tempo é de você levar a Igreja para a cidade.
Estamos muito preocupados em fazer eventos e chamar as pessoas para dentro da Igreja, esse não é o foco! Não façam mais eventos para encher as igrejas. Esta é a tônica deste tempo, se existe uma voz que está clamando neste tempo, é essa: “Novas ordens estão chegando!” Não é sobre você. Não é sobre seus talentos, dons, beleza, capacidade de falar. Isso te torna uma pessoa livre de qualquer amarra, qualquer impossibilidade, é sobre o propósito de Deus através de você. Quando você entende isso, Deus não tem problema nenhum em depositar muita coisa na sua mão, riqueza, provisão, pessoas. Talvez você ainda não tenha crescido como igreja porque você não está pronto. Vou te dizer um segredo: comandar. Co-mandar é comandar é delegar, distribuir, deixar que as pessoas cresçam. Se você está no comando, é sua obrigação promover pessoas.
Quem está em um navio de combate não fica disperso, querido! Não se acostume! No Exército, os acidentes acontecem quando os militares se acostumam e relaxam. Se você se acostuma com a paisagem, você para de ver a beleza. Pastor, o seu objetivo não é fazer uma bela igreja. Está tudo bem aprimorar, mas este não é o objetivo. Não se esqueça do objetivo: conquistar a cidade!
Em uma empreitada grande, você vai precisar de pessoas preparadas. Você precisa comunicar a visão, a cada reunião que você fizer para corrigir, faça três para dar risada. Treinamento difícil, combate fácil. Pare de reclamar, de achar que está difícil, se você estiver afiado em suas armas espirituais, quando vier a dificuldade você vai passar por cima de tudo. O povo que entrou em Canaã foi preparado no deserto. Deus é um estrategista, Ele colocou o povo para bater de frente com as duas maiores cidades de Canaã, Jericó e Ai, porque se todos vissem essas cidades caindo, nada iria os parar.
Em Josué 5.13 fala de uma espada, esta é a espada de um general, ele nunca a desembainha se não estiver com vontade de guerrear. Quando você faz isso, você não está brincando, quer dizer: “eu estou pronto para a briga, pode vir o que for”. O Comandante da tropa está aqui presente, com a espada nua, dizendo: “Eu cheguei para a batalha, onde estão os meus guerreiros?” Não ouse parar!
* Trechos da mensagem de 20 de julho de 2024, na Conferência de Ministros Centro-Oeste.