Marrosy Fernandes Graduada da Escola de Missões

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem” (Hebreus 11:1)

Certa vez, lendo um livro de Charles Capps, me deparei com uma versão simples e prática deste versículo que dizia assim: “Ora, a fé é a substância das coisas que se esperam e a evidência (IMAGEM) das coisas que não são vistas”.

Quando buscamos a definição da palavra substância, encontramos: “As substâncias são aqueles materiais com composição química constante, e que possuem suas propriedades físicas bem definidas, ou seja, são grupos de moléculas”.

Meditando sobre isso, tentei de várias formas deixar a definição simples para que até uma criança entenda. E quando falamos em substância, nos referimos a coisas que têm uma forma e propriedade que não mudam, por exemplo, a água, que é uma substância composta de moléculas de oxigênio e de hidrogênio.

Fazendo um comparativo com a fé, vemos que ela também não muda sua composição, pois é composta de uma convicção interna, com a qual não vemos no mundo natural.

A substância

Recentemente, escutei o relato de um casal de pastores que compartilhava sobre uma fase difícil da vida, marcada pela escassez que tentava, a todo custo, se instalar. Certo dia, o pastor me contou uma história bem interessante sobre a experiência de viver pela fé. Ele disse que sua esposa abriu a geladeira e a encontrou vazia. Sabe o que essa esposa fez? Em vez de reclamar, ela olhou firmemente para geladeira e falou em alto e bom som: “Em nome de Jesus, aquilo de que precisamos e que já está na dimensão espiritual se manifeste agora em forma de alimento. Obrigada, Pai”. Poucos dias depois, a geladeira e a dispensa foram supridas.

O pastor ainda disse algo que me marcou muito: “A nossa vista estava na geladeira, mas nossa visão estava na substância, ainda que em forma de imagem invisível”. Qual a lição aprendida? Esteja focado nas coisas do Espírito e nas imagens que são geradas em seus momentos de meditação e oração e você verá elas se transformarem em substância.

Uma visão

Finalizo este texto com um versículo que irá fazer você entender a diferença entre ver e ter uma visão.

“E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos? E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles” (II Reis 6:15-16).

Compreenda um ponto importante: enxergar é uma capacidade natural dos olhos, enquanto ter visão é uma percepção espiritual do coração. Enquanto o servo apenas observava os cavalos e carros com seus olhos físicos, Eliseu possuía uma visão mais ampla e profunda, respondendo com convicção: “Não tenha medo, pois aqueles que estão conosco são mais numerosos do que os que estão com eles”.

Que tal permitir-se buscar uma visão mais aprofundada, pedindo a orientação de Deus para iluminar o seu coração e perceber o que realmente é essencial?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!