Cristão vai ao psicólogo?

MVV_4188
Catharina Torquato Foronda
Psicóloga e graduada da Escola de Missões

Inicialmente, podemos começar a responder esta pergunta com outras perguntas: Cristão vai ao médico (cardiologista, ginecologista, ortopedista, endocrinologista, etc.)? Cristão vai ao dentista? Se a resposta for não para todas essas categorias, é não também para a pergunta tema do texto em questão. Contudo, se a resposta for sim para essas, é sim também para a questão acima. Portanto, cristão vai ao Psicólogo sim!

Sabemos que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, com a Sua natureza, mas com a queda, perdeu essa condição, ficando separado de Deus e se tornando pecador. Quando uma pessoa nasce de novo, se torna nova criatura (II Co. 5:17) e novamente volta a ter a natureza do Pai. Sabemos que é um ESPIRITO, que tem UMA ALMA e que habita EM UM CORPO. É, portanto, um ser trino, como nos mostra I Ts. 5:23, que diz: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Nós precisamos investir no desenvolvimento das três áreas, mas o que vemos, na maioria das vezes é que as pessoas tem investido muito no espírito e muitas vezes deixam a alma e o corpo de lado, mas a própria Palavra nos mostra a sua importância (III Jo. 1,2). A alma (nossa mente, pensamentos, sentimentos, emoções, vontade) é o ponto que pode levar tanto o corpo como o espírito a sofrerem danos, pois quando a alma está mal, nós podemos atrapalhar o agir de Deus tanto na nossa vida como através dela pra alcançar outros, impedimos o fluir do espírito e, por outro lado, podemos ser afetados no nosso corpo, pois, quando não estamos bem mentalmente, nossa imunidade baixa e abre portas pra infecções, e outros tipos de doenças.

Cada ser humano é fruto de características genéticas, associadas com as relações que estabelece consigo mesma e com o meio em que vive e isso vai construindo a personalidade e o caráter. E por mais que seja uma nova criatura, e o espírito tenha sido recriado, a alma precisa continuar sendo salva a cada dia. Cada pessoa carrega resquícios de toda a vida, como experiências, sentimentos, traumas, marcas, que determinam a maneira como age e, muitas vezes nem se dá conta. Tudo isso pode servir como impedimento para que seja e se veja como Deus a criou pra ser… ou seja, provocam distorções na percepção acerca de si e, muitas vezes, dos outros.

O Psicólogo é um profissional como outro qualquer, com uma profissão dada por Deus como as outras. A diferença é que ele estudou para compreender uma parte do ser humano que não é visível, a alma, mas que sabemos que é tão importante quanto às outras. Ele atua para o cristão, então, como suporte que vai ajudá-lo a se conhecer melhor, ver suas fragilidades, ajudando-o a enfrentá-las, bem como estimular a desenvolver o seu potencial, para que o mesmo realmente se enxergue, reconheça suas dificuldades e abra espaço para deixar a Palavra renovar a sua mente e se tornar, de fato, a pessoa original que Deus o criou pra ser.

5 Comentários

  • Que benção, precisamos realmente cuidar da nossa alma. Texto simples e bem explicativo. Parabéns!

    Resposta
  • Graças à Deus que este entendimento chegou p nós cristãos! Às vezes fica difícil entender à nós mesmos, pensamentos, sentimentos, comportamentos, então é bem vinda á ajuda de quem entende do assunto. É um ato de amor ajudar pessoas á encontrar soluções p seus conflitos!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!
Relacionados