Verbo FM

Cuidado com os conselhos incrédulos

Rafael-1Rafael Solyon Keidann

Pastor da Igreja Verbo da Vida – Balneário Camboriú|SC

No contexto da passagem que iremos ler, Jesus já estava sendo perseguido pelos judeus, os quais queriam matá-lo. Naquele momento, um dos dirigentes da sinagoga (função importante entre os judeus) foi até Jesus implorando para que Ele curasse sua filha.

O texto não revela maiores detalhes, mas podemos supor que ele não encontrou nos seus ritos religiosos algo que pudesse salvar sua filha e precisou apelar para alguém perseguido pelo seu próprio povo: Jesus!

“Tendo Jesus voltado de barco para a outra margem, uma grande multidão se reuniu ao seu redor, enquanto ele estava à beira do mar. Então chegou ali um dos dirigentes da sinagoga, chamado Jairo. Vendo Jesus, prostrou-se aos seus pés e lhe implorou insistentemente:‘Minha filhinha está morrendo! Vem, por favor, e impõe as mãos sobre ela, para que seja curada e que viva’. Jesus foi com ele.Uma grande multidão o seguia e o comprimia.” (Marcos 5:21-24)

Felizmente Jairo conseguiu a atenção de Jesus. “Jesus foi com ele”! Enquanto caminhavam em direção a onde a sua filha estava, preste atenção no que aconteceu:

“E estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de hemorragia. Ela padecera muito sob o cuidado de vários médicos e gastara tudo o que tinha, mas, em vez de melhorar, piorava. Quando ouviu falar de Jesus, chegou por trás dele, no meio da multidão, e tocou em seu manto,porque pensava: ‘Se eu tão-somente tocar em seu manto, ficarei curada’. Imediatamente cessou sua hemorragia e ela sentiu em seu corpo que estava livre do seu sofrimento. (…) Então [Jesus] lhe disse: ‘Filha, a sua fé a curou! Vá em paz e fique livre do seu sofrimento’.”(Marcos 5:25-29,34)

Se havia alguma dúvida no coração de Jairo sobre ele ter agido certo em ir atrás de um “possível criminoso”, agora não restou nenhuma. Ele viu na sua frente um grande milagre! Você consegue imaginar a alegria que ele sentiu e o que passou pela sua cabeça? “Estou com a pessoa certa! Minha filha vai viver!”

“Enquanto Jesus ainda estava falando, chegaram algumas pessoas da casa de Jairo, o dirigente da sinagoga. ‘Sua filha morreu’, disseram eles. ‘Não precisa mais incomodar o mestre!’(Marcos 5:35)

Imaginem o coração de Jairo… “Eu estava tão perto… Jesus estava quase chegando em minha casa… Só mais um pouco de tempo e eu teria visto a cura da minha filha… Mas agora estão me dizendo que não tem mais jeito… Estão dizendo que Jesus não pode fazer mais nada por mim…”.

Quantas pessoas estão a um passo de desfrutar de um milagre ou de ter sua vida completamente impactada e transformada por Jesus, até que chega alguém que “joga um balde de água fria”.

“Não perca seu tempo”, “Jesus não é real”, “milagres apenas foram feitos na época de Jesus”, “eu já orei e não deu certo”, “eu já tive fé, já declarei, mas nada aconteceu”, “eu já participei de campanhas e nada mudou”… Quantos “tristemunhos” chegam até nós nos momentos em que mais precisamos de ajuda para firmar nossa fé…

Muitos enfraquecem a fé dos outros porque não sabem se Jesus ainda quer ou se Ele ainda pode curar. Em determinada ocasião, um leproso aproximou-se de Jesus suplicando que Ele o curasse. Aquele enfermo já devia ter ouvido falar sobre os milagres de Jesus ou pessoalmente visto algum. Ela já sabia que Jesus era capaz de curar, mas não sabia se Jesus iria considerá-lo digno para operar o milagre. Ele não sabia se Jesus iria querer curá-lo…

“Um leproso aproximou-se dele e suplicou-lhe de joelhos: ‘Se quiseres, podes purificar-me!’ Cheio de compaixão, Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: ‘Quero. Seja purificado!’ Imediatamente a lepra o deixou, e ele foi purificado.” (Marcos 1:40-42)

Quando leio essa passagem eu gosto de imaginar a forma como Jesus lidou com Ele. “Amado, como assim, ‘se eu quiser’? É claro que eu quero te curar! Você é alguém especial! Eu vim para morrer por você! Eu vim para carregar na cruz todas as feridas e enfermidades! Eu quero te curar porque eu te amo!”

Um outro homem já tinha visto Jesus e seus discípulos curando. Entretanto, ao levar seu filho aos discípulos de Jesus, eles não conseguiram curá-lo. Quando Jesus chegou, mesmo sabendo que Ele queria curá-lo, este homem já havia perdido a esperança de que Jesus teria capacidade para curá-lo.

“Quando o espírito viu Jesus, imediatamente causou uma convulsão no menino. Este caiu no chão e começou a rolar, espumando pela boca.Jesus perguntou ao pai do menino: ‘Há quanto tempo ele está assim?’ ‘Desde a infância’, respondeu ele. ‘Muitas vezes esse espírito o tem lançado no fogo e na água para matá-lo. Mas, se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos’. ‘Se podes?’, disse Jesus. ‘Tudo é possível àquele que crê’.” (Marcos 9:20-23)

Voltando à história de Jairo, Jesus nunca falou que não poderia fazer mais nada após sua filha morrer. Não! Foram os outros que disseram que não haveria mais jeito! Pelo contrário, Jesusdisse: “Não tenha medo”!

“Não fazendo caso do que eles disseram, Jesus disse ao dirigente da sinagoga: ‘Não tenha medo; tão-somente creia’.E não deixou ninguém segui-lo, senão Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago. Quando chegaram à casa do dirigente da sinagoga, Jesus viu um alvoroço, com gente chorando e se lamentando em alta voz. Então entrou e lhes disse: ‘Por que todo este alvoroço e lamento? A criança não está morta, mas dorme’. Mas todos começaram a rir de Jesus.”(Marcos 5:36-40a)

Chegando ao local onde a menina morta estava, Jesus se deparou com um grande alvoroço e muito choro. Jesus, aquele que vinha fazendo milagres por toda parte, diz para eles que a menina estava apenas dormindo. Ao invés desta declaração gerar alegria e fé no coração deles, aquelas pessoas começaram a rir de Jesus. Aquele riso não foi fruto da alegria que resulta da fé, mas a zombaria resultante da incredulidade.

Pode ser que o nosso primeiro pensamento numa situação como essa fosse o de trazer a menina morta até a vista de todos e realizar o milagre publicamente para calar todos os incrédulos. Vamos aprender com Jesus sobre como lidar com um ambiente de incredulidade:

“Ele, porém, ordenou que eles saíssem tomou consigo o pai e a mãe da criança e os discípulos que estavam com ele, e entrou onde se encontrava a criança. Tomou-a pela mão e lhe disse: ‘Talita cumi!’, que significa ‘menina, eu lhe ordeno, levante-se!’. Imediatamente a menina, que tinha doze anos de idade, levantou-se e começou a andar. Isso os deixou atônitos.”(Marcos 5:40b-42)

Apesar de conhecer o poder de Deus que operava em sua vida, Jesus tinha consciência que o medo e a incredulidade são contagiosos. Ele não permitiu que ninguém que não cresse estivesse com Ele na hora de realizar o milagre.

Siga o exemplo de Jesus e tenha muito cuidado ao lidar com pessoas sem fé. Não permita que suas más experiências ou seus conselhos incrédulos afetem a sua fé. Não seja alguém que desanima os outros, mas seja você alguém que, por onde passar, deixe um rastro de fé e milagres!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!