Débora foi uma líder forte, a mãe de nação, uma mãe para Israel. Todas nós somos chamadas para ser mãe de algum tipo de reino. Uma mãe para as nações, para uma geração, dentro do mercado de trabalho, ou para uma região específica. O que as mães fazem? Protegem e brigam por uma causa. Elas criam!
Quem estamos levantando? Não importa quão velha ou nova você seja, o fato é que eu não posso alcançar quem você foi chamada para alcançar, mas todas fomos chamadas para tocar alguém e mudar o nosso meio.
“Desperta, desperta, Débora, desperta, desperta, entoa um cântico; levanta-te, Baraque, e leva presos os teus cativos, tu, filho de Abinoão” (Juizes 5.12).
Quando Débora se levanta, faz com que a próxima geração também seja despertada. Quando ela se desperta para o seu destino divino, faz com que a próxima geração de Déboras se acorde. O Espírito do Senhor está sobre nós, seja lá o que a ocasião peça,
seja qual for a situação, o Espírito está sobre você, equipando-a e capacitando-a para fazer tudo na plenitude de Deus.
O maior legado
Certa vez, eu me peguei pensando: “Eu tenho dado a minha vida há 23 anos fazendo isso. Quero deixar frutos que permaneçam. Não quero que nada disso seja em vão. Eu vou dar a minha vida para isso! Como vou deixar um legado? Para quem vou transmitir tudo isso? Eu e Larissa já até levamos tiro nas favelas. Eu vivo perigosamente. E se alguma coisa acontecer comigo? Quem vai continuar essa obra? Temos 4 propriedades na Tailândia. Temos 2 orfanatos dentro da zona de guerra em Mianmar. Temos um centro que nós reformamos. Uma casa que transformamos num centro de reabilitação, entre outros vários predio e projetos”. E eu comecei a ficar preocupada com isso.
Mas o Senhor me disse: “Não se trata dos prédios que você construiu. Não se trata dos projetos sociais. Não se trata do que você fez pelo Reino, mas quem você levantou para o Reino, quem você impactou. Tem a ver com o que você está colocando dentro das pessoas”.
Essas palavras me libertaram, então, não estou buscando fazer um grande projeto, e construir grandes prédios, mas estou em busca da próxima pessoa que posso resgatar e levantar. Não é o que as pessoas podem ver exteriormente, mas o que está sendo feito por dentro.
Como Maria
A maior coisa que você pode fazer no Reino é levantar pessoas. É o que você colocou por dentro delas. Quem você influencia. Esse é o maior legado de todos!
Maria, a mãe de Jesus, não fez nada grandioso. Tudo o que ela fez foi dar à luz o Salvador do mundo. Dar a Jesus o corpo dela, mudou o mundo para sempre. Tratava-se de quem ela estava criando. Fomos chamadas para ser vasos que vão trazer Jesus ao mundo. Você vai levantar uma geração. Não pelo que faz, mas por quem você está levantando.
Maria não tinha um grande projeto social, tudo o que ela tinha era um ventre disponível para Deus. E ela disse: “Que seja feito comigo segundo as Tuas palavras”. A resposta de Maria foi confiança e obediência. Esse era o grande projeto de Maria!
O que parece ser simples para você, não é simples para Deus. A comparação d’Ele não é a mesma. Não se compare com ninguém, você foi criada para boas obras as quais só você pode realizar. Isso não se encaixa com outras pessoas, pois foram designadas para você. Ele só quer sua confiança e obediência.
Apenas um
Não é o que você fez, mas quem você está levantando. É isso que estou buscando, esse é o meu alvo. Tudo se trata disso. Mude uma vida, mude o mundo. Uma única vida, muda mais 10 vidas, que mudam mais 10 e mais 10. Só começa com uma!
É sobre o legado que você deixa para a próxima geração. Existem pessoas do outro lado da sua obediência! Você não precisa fazer nada tão especial, apenas corresponda ao chamado divino.
*Trechos da ministração do dia 19 de outubro de 2024, na Conferência de Mulheres Verbo da Vida.