Nós estamos crescendo dia após dia. Não podemos vir aos cultos pensando que, ao final dele, não teremos a responsabilidade de continuar a crescer em Deus e de não termos a necessidade de nos congregarmos. Devemos permanecer com a mesma intensidade. Pois, se continuarmos na Palavra de Deus, seremos verdadeiros discípulos de Jesus. Deus usa pessoas disponíveis!
Nós vivemos de fé em fé, de graça em graça. Estamos em um processo contínuo de aperfeiçoamento. Sobre o ministério, nunca devemos presumi-lo. Onde nós começamos em nosso ministério, não será o mesmo local em que terminaremos. Porém, no início de nosso chamado, não podemos ficar constrangidos ao exercermos funções para as quais não fomos chamados. Se não gostamos de pessoas, o ministério não é para nós. Devemos amar as pessoas e principalmente aquelas que não são amáveis.
“E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas” (Gênesis 1.6).
“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gênesis 1.27).
A misericórdia de Deus
Nós fomos criados para sermos imagem e semelhança de Deus. Adão foi vestido de glória. O Espírito estava sobre ele. Porém, apesar disso, ele não era experiente. A experiência traz maturidade. Por isso, além do que aprendemos em nossa vida, devemos aprender com a experiência dos outros para que não cometamos os mesmos erros, afinal, o sábio se comporta dessa maneira.
Nós temos o que Adão não tinha. Ele foi criado por Deus, mas não tinha o Espírito dentro, apenas sobre ele. Todavia, nós temos o Espírito dentro de nós. Isso é quem nós somos! Em II Coríntios 3.17-18, a Bíblia nos ensina:
“Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. Mas todos nós, com o rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor” (II Coríntios 3.17-18).
Quando não temos problemas, podemos ter a tendência de não mais orar e ler a Palavra do Senhor, porém não podemos ser assim. Devemos buscar a Deus em todo o tempo. As tribulações nos fazem entender que precisamos e dependemos do Senhor!
A misericórdia significa recebermos o que não merecemos, porém a graça é recebermos o que Jesus conquistou por nós. Sendo assim, devemos não apenas ouvir a Palavra de Deus, mas principalmente recebê-la pela fé. Fé é certeza no que a Palavra diz, entendendo quem somos em Jesus Cristo. Todavia, a vida de fé é pessoal. Nossas convicções serão demonstradas em nosso dia a dia.
Como um espelho
A Palavra de Deus, assim como um espelho, mostra quem nós somos. Estamos crescendo no conhecimento dessa Palavra dia após dia. Não seremos perfeitos como Jesus, mas vamos amadurecendo no conhecimento de Sua Palavra. Quando lemos a Palavra, vamos ganhando entendimento. Às vezes, o Senhor se esconderá de nós, esperando que O busquemos. Se o que estamos buscando ainda não recebemos ou encontramos, devemos fazer algo diferente. Da mesma forma que naturalmente podemos “comer mais”, o nosso apetite espiritual também poderá aumentar.
Podemos afirmar que 100% (cem por cento) das vezes em que os cristãos estão sofrendo de depressão, também não estão crendo nas promessas de Deus. Isso é impossível! Pessoas que estão enfrentando essa dificuldade perderam a visão celestial e das promessas do Senhor! Milagres espetaculares vão acontecer, mais espetaculares do que no livro do Êxodo, pois estamos chegando cada vez mais perto do fim dos tempos. Portanto, fiquemos disponíveis para o Senhor, não sendo negligentes na oração e nas atividades da igreja. Deus usa pessoas disponíveis!
Trechos da mensagem do dia 21 de outubro de 2023, na Conferência de Homens Verbo da Vida 2023.
1 Comentário
Impactante essa palavra. Homem de Deus. Quanta sabedoria 👏