Dicas para compositores –Parte II

Felipe Aguiar
Felipe Aguiar
Graduado da Escola de Ministros e músico

Ainda trazendo algumas dicas para os compositores vamos falar um pouco sobre:

4 – Estrutura

É muito raro, nos padrões que temos hoje, que uma música congregacional duja da estrutura estrofe-refrão-ponte. Ela é um padrão recorrente em quase todas as músicas que cantamos. Por isso, o compositor deve ser bem familiarizado com ele, e esse conhecimento é necessário até mesmo para romper essa estrutura.

A estrofe é, na maioria das vezes, o que inicia a música, a parte com uma dinâmica mais baixa, onde a imagem da música começa a se desenhar.

O refrão é usualmente a parte mais forte da música, com uma melodia mais aguda e fácil de memorizar, onde a ideia principal da música está.

A ponte é uma parte extra da música que apresenta uma ideia que confirma a ideia do refrão. Normalmente a ponte é repetida algumas vezes, e a dinâmica é mantida no alto.

Um compositor que conhece bem a estrutura da sua música pode distribuir melhor as ideias que quer colocar na canção.

5 – Linguagem poética

As rimas têm um poder enorme de alcançar a mente humana. Muitas músicas que guardamos na memória facilmente são estruturadas em rimas, e isso facilita a absorção da mensagem, além de proporcionar beleza estética.

Nos tempos do Antigo Testamento, quando a voz de Deus se manifestava em profecia, uma linguagem poética aparecia. A poesia pode ser alcançada de muitas formas na música, através das rimas, através da repetição e através da construção de imagens.Uma boa canção sempre pinta um quadro na mente das pessoas através das palavras.

6 – Economia

Vários cientistas concordam que hoje a capacidade de atenção da mente humana diminuiu em comparação ao passado. É mais difícil manter a atenção em uma coisa só quando somos cercados por tantas coisas buscando nossa atenção.

Por esse motivo, estamos vendo a música diminuir. Não apenas diminuir o seu tamanho, sua extensão, mas também diminuir a quantidade de informações que ela carrega.

Enquanto no passado, por exemplo, encontrávamos músicas com um refrão e três estrofes, hoje a estrutura mais comum é apenas uma estrofe, refrão e ponte.

Devemos ter o cuidado de não transformar nossas canções em tratados teológicos. Normalmente, uma música fala sobre um assunto, um recorte da realidade. Quando se tenta falar sobre tudo, geralmente não se fala adequadamente de nada. Seja sucinto nas suas ideias, valorizando cada palavra, tenha certeza de que cada palavra na sua música é importante.

7 – Bloqueio Criativo

Como lidar com o bloqueio? Quando você tenta escrever ou criar algo novo e nada acontece? Gosto de uma frase da Anne Lamott que diz: muitas coisas voltam a funcionar magicamente quando você as desliga por um tempo e liga novamente, incluindo você.

O meu primeiro conselho se você está passando por um bloqueio é: pare e descanse um pouco. Muitas vezes esgotamos o nosso arsenal criativo e não tiramos tempo para repor o que gastamos. Se isso acontecer com você, alimente-se um pouco de arte, assista um bom filme, ouça um bom concerto, visite alguma exposição de arte.

O segundo conselho, mais específico, é: deixe aquele projeto descansar um pouco. Trabalhe em alguma outra coisa, alguma outra ideia inacabada ou até mesmo em algum outro projeto. Dê algum tempo para que ele (e você) descanse, e quando voltar ao trabalho você terá um outro olhar sobre o que você fez antes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!