Verbo FM

Discernindo o Corpo de Cristo – Parte 2

Rafael-1Rafael Keidann

Pastor da Igreja Verbo da Vida em Balneário Camboriú/SC

Veja a primeira parte do texto clicando aqui

“Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei. (…) Examine-se cada um a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice. Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação. Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram.” (1 Coríntios 11:23,28-30)

Nesta mensagem vamos continuar discernindo o Corpo de Cristo. Não queremos ser daqueles que ficam fracos, doentes ou que morrem prematuramente por não compreender essas verdades.

Você é a Igreja? Acredito que temos a tendência de responder rapidamente “SIM”. Entretanto, ao meditar um pouco mais e ver o que Bíblia diz sobre esse assunto, a resposta mais óbvia parece não ser mais a correta.

Muitas pessoas por se considerarem “a Igreja” julgam não precisar de ninguém mais. Acham que não precisam de um pastor ou fazer parte de uma igreja local. Através de um texto bem simples espero trazer luz a esta tão importante e mal compreendida questão.

“Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão. Mas se ele não o ouvir, leve consigo mais um ou dois outros, de modo que ‘qualquer acusação seja confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas’. Se ele se recusar a ouvi-los, conte à IGREJA; e se ele se recusar a ouvir também a IGREJA, trate-o como pagão ou publicano.” (Mateus 18:15-17)

Através desse texto vemos que a igrejanão éum irmão; a igrejanão são dois ou três. Igreja é algo maior do que alguns indivíduos isolados.

Ao consultar o significado original da palavra “IGREJA”, vemos que ela é a tradução do grego “ekklesia”, cujos significados são: I) assembleia; II)reunião de cidadãos chamados para fora de seus lares para algum lugar público; III) assembleia de Cristãos reunidos para adorar em um encontro religioso; IV) grupo de cristãos, ou daqueles que, na esperança da salvação eterna em Jesus Cristo, observam seus próprios ritos religiosos, mantêm seus próprios encontros espirituais, e administram seus próprios assuntos, de acordo com os regulamentos prescritos para o corpo por amor a ordem.

Nós, individualmente, não somos a Igreja! Igreja é a reunião, ajuntamento, assembleia dos cristãos.

Quando falamos sobre Igreja, podemos nos referir à totalidade do Corpo de Cristo, a Igreja de Cristo:

“[Jesus disse:] sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mateus 16:18b RA)

“A intenção dessa graça era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais.” (Efésios 3:10)

“Pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador.” (Efésios 5:23)

Essa mesma palavra, entretanto, também é utilizada para se referir às igrejas locais, ou seja, aos ajustamentos/reuniões de cristãos espalhadas por toda a Terra:

“Notícias desse fato chegaram aos ouvidos da igreja em Jerusalém, e eles enviaram Barnabé a Antioquia.” (Atos 11:22)

“Paulo e Barnabé designaram-lhes presbíteros em cada igreja; tendo orado e jejuado, eles os encomendaram ao Senhor, em quem haviam confiado.” (Atos 14:23)

“Paulo, chamado para ser apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Sóstenes, à igreja de Deus que está em Corinto.” (1 Coríntios 1:1-2a)

A Bíblia deixa clara a importância de congregar e fazer parte de uma igreja local. Um exemplo disso é o texto de Hebreus 10:25a:“Não deixemos de reunir-nos como igreja [congregar], segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros.”

Através dessa pregação de Jesus podemos perceber o quanto aigreja local é vital para a nossa vida cristã:

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado. Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.” (João 15:1-7)

Jesus é a videira verdadeira e nós somos os ramos. Se algum ramo não estiver ligado à videira ele seca e morre. Não há como ter vida se não estivermos ligados a Jesus.

Se você prestar atenção em uma videira ou alguma árvore frutífera, perceberá que existe o tronco principal do qual saem diversos galhos principais, dos quais saem outros menores. É nesses que se encontram as folhas e os frutos!

Obviamente o mais importante é o fato de estarmos ligados em Cristo. Ele é a videira, é dele que vem a vida, é por causa dele e somente dele que somos salvos. Entretanto, se estivermos conectados a Ele, precisamos compreender que também devemos estar vinculados em alguma igreja local.

“Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.” (1 Coríntios 12:27)

Seja na analogia da videira ou na do corpo humano a Bíblia deixa clara a necessidade que temos uns dos outros. Um dedo é parte do Corpo de Cristo, mas ele não tem utilidade alguma se não estiver funcionamento junto com o restante da mão, punho, braço.

O nosso galho na videira, corpo de Cristo, é o local onde daremos muito fruto. Por isso nenhuma parte do corpo alcançará a plenitude do seu potencial se estiver atuando sozinha.

Somos parte do corpo, não um acessório! Você é um dedo, um braço, uma perna, um rim. Você não é um chapéu, uma roupa ou uma mochila! Um acessório pode ser substituído, uma parte do corpo não.

Tem gente que se acha um óculos. Vai de igreja em igreja procurando espaço para brilhar; se não recebe o destaque que considera devido, procura outro lugar que possa valorizá-lo “corretamente”.

Voltando à analogia da videira, existem pessoas que até parecem fazer parte dos ramos – são tão parecidas que um olhar desatento pode confundi-las com a própria videira –, mas na verdade são plantas parasitas. Elas não são parte da videira, estão ali apenas para sugar a energia dela e se não forem removidas a tempo podem secar aquele galho.

Não seja um mero acessório e cuidado para não virar um parasita. Envolva-se verdadeiramente com a igreja local. Um ramo que fica pulando de galho em galho sem se conectar verdadeiramente corre o sério risco de vir a secar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!