Uma vez Edimilson Nunes, meu pastor, ministrou que “é preciso amar as pessoas como se houvesse amanhã, porque se você parar para pensar, na verdade há”.
Nunca esqueci essa frase. Muitas vezes, ouvimos conceitos mundanos e eles são repetidos tantas vezes, vestidos de poesias e embalados em belas melodias, que não paramos pensar se, de fato, aquilo está alinhado à Palavra ou não.
Vário textos na Bíblia desde Salmos, Provérbios passando pelas cartas de Paulo nos dizem que devemos nos atentar que existe um dia de amanhã. Se não existisse o amanhã, Deus não poderia pedir conta do que passou. Se não existisse o amanhã seríamos as pessoas mais miseráveis.
Tenho refletido sobre tudo isso, porque vivi uma experiêcia muito interessante nessa última semana. Um amigo, o Marcelo Jaccoud, teve a ideia de reunir um grupo para honrar uma pessoa muito querida, a Madalena Cidrini, que junto com seu esposo Pedro Cidrini (que já está com o Senhor) liderou por muitos anos, os adolescentes da igreja onde fui criada, filiada a um outro ministério. Eu fiz parte desse grupo.
O reencontro em um grupo no Whatsapp foi um sucesso! Em poucos dias quatro mil mensagens e 400 fotos! Socorro! Confesso que eu já estava me sentido um pouco perdida, sem ter como acompanhar o que era postado no grupo. Tentando me lembrar de pessoas, juntando fatos passados.
No meio da semana entre os preparativos, fomos surpreendidos com a partida súbita do “Tio” Jacob Berbart, pai de Vagner, Vania e Vanderson, três amigos que fazem parte desse grupo. E lá estávamos juntos como se o tempo não tivesse passado, chorando, nos consolando, compartilhando esse momento tão difícil consequência de um tempo implacável que não para.
Em meio a dor, pudemos perceber toda fidelidade e bondade do Senhor. Percebi claramente que Deus conhecendo o futuro, moveu as pessoas e reuniu aquele grupo para que pudéssemos dar suporte uns aos outros. E para nos ensinar mais algumas lições.
E eu lembrei da ministração do pastor Edimilson, sobre amar as pessoas sabendo que há um amanhã. Precisamos uns dos outros! Deus sempre planejou que vivêssemos em juntos, em comunhão. Planejou uma família natural, planejou que tivéssemos amigos, planejou que vivêssemos em comunidade como Igreja. E eu fui muito ministrada pelo Espírito Santo. A vida é dinâmica. Eu já entendi e aceitei que espalhados alcançamos mais pessoas. E nós precisamos avançar sempre para o alvo que está proposto para nós. O tempo e a distância vão tentar nos afastar. Mas, quando Paulo fala de esquecer as coisas que para trás ficam, não significa que devemos esquecer as pessoas ou deixa-las para trás.
Precisamos uns dos outros. Existe um amanhã. Podemos estar muito bem hoje, mas amanhã podemos precisar do outro. E o outro pode estar precisando de nós, ou ter algo para nos ensinar que vai ajustar aquilo que se travou em nossas vidas. O tempo não para, não volta. Precisamos viver de maneira que, quando o amanhã chegar, não tenhamos arrependimentos. Quem eu deixei pra trás? Por quem eu desisti de orar? Quem me ajudou e e eu não voltei para agradecer? Quem foi tão importante para mim e e não honrei? Nestes últimos dias, o amor de muitos tem esfriado. Será que sem perceber estou entrando para a estatística?
É preciso amar as pessoas como se houvesse amanhã. Por que se você parar para pensar, na verdade tudo que temos pela frente é o amanhã… e as pessoas que amamos.
2 Comentários
Querida Pastora
Amei seu texto e como você é usada pelo nosso Deus!
Sempre tive medo da morte e vejo como as pessoas sofrem na morte de um Ente querido, mas quando temos um Deus Vivo dentro da gente, esse medo passa, pois sempre haverá um amanhã!❤️
Que lindo texto!