Verbo FM

Elogios

15338702_10211373108786343_6330256070581970379_nPaulinho Aguiar

Pastor em Porto Alegre-RS

Quem não gosta de receber um elogio? Ou, em uma linguagem ‘facebookiana’: uma curtida, uma compartilhada, um comentário legal… É bom, não é mesmo? Acaricia a alma, eleva a moral.

Certa vez, Paulo, o apóstolo bíblico, e seus parceiros ministeriais estavam em uma cidade e uma pessoa começou a elogiá-los. E é interessante observar que a tal pessoa fazia os elogios para todo mundo ouvir, em voz alta mesmo. E para deixar a coisa ainda mais interessante, ela fez isso por muitos dias!

Uau! imagine só: alguém te elogiando publicamente e constantemente. Que coisa fantástica não é?

Na verdade, não tinha nada de fantástico envolvido naqueles elogios. Apesar de dizerem verdades (“Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação”) os tais elogios eram carregados de motivações e inspirações erradas.

O texto bíblico afirma que Paulo ficou indignado e mandou o “bicho” sair. Pois é, um demônio estava inspirando aquela mulher a elogiar alguém…. Já pensou num negócio desse?

Elogio é uma coisa boa de se dar e receber. Quando faço uma análise do meu comportamento diário, eu entendo que preciso elogiar mais minha esposa, meus filhos, meus amigos, etc.

Tenho razões inúmeras para elogiar, mas aprendo com esta passagem que preciso guardar o meu coração tanto para dar quanto para receber elogios.

O perigo existe quando o elogio é desvirtuado por motivações e inspirações malignas, erradas.

Percebo que, por tão grande carência emocional, muitas pessoas são facilmente atraídas por elogios; e podem ser traídas por eles também.

Aqui mesmo, na internet, no Facebook, e demais mídias sociais, onde todo mundo é perfeito, são tantos elogios acariciando as almas…

Lembro-me do provérbio (27.6) que diz:  – Fiéis são as feridas dum amigo, mas os beijos dum inimigo são enganadores. (Tradução Brasileira)

Eu e você, que somos nascidos de novo, temos o Espírito Santo, o Espírito da Verdade habitando dentro de nós, não precisamos mais sermos enganados por falsos elogios e muito menos deixar nossos corações se encherem de motivações enganosas.

Pelo contrário, nós temos a capacidade Divina em nós, de sermos pacientes como Paulo foi, mas quando percebermos que “já deu”, sermos ousados como ele foi também.

Oro para que cada um de nós possa suprir toda carência emocional com a doce presença do Espírito Santo de Deus. Oro para que sejamos maduros e guiados para dar e receber elogios. Oro para que os nossos olhos espirituais, nosso discernimento espiritual esteja aguçado e que possamos rapidamente perceber as motivações, intenções do coração nossas e daqueles que estão ao nosso redor.

O texto ao qual me referi está em Atos 16:16-18.

Graças a Deus pela ajuda que vem do alto! Deus é sempre bom!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!