Em que nós cremos? – Parte 2

LaDonna Osborn
Presidente do Ministério T.L. Osborn

Antes, compartilho a fórmula para uma boa pregação: informar a mente; inspirar o espírito; e impulsionar a ação de quem ouve

Bom, estamos juntos na descoberta pela Bíblia – a biblioteca de livros de milagres. A Bíblia é muito especial, ela foi escrita ao longo de tempos e culturas diferentes, para pessoas diferentes e conta uma só história: a maravilhosa história de Jesus. 

Os mulçumanos têm o Alcorão escrito por um homem, as testemunhas de Jeová também têm o livro escrito por um homem. Sobretudo, a Bíblia é o Livro milagroso, precisamos compartilhar com as pessoas sobre a história que ela conta que demonstra que não existe Deus como o nosso Deus: Ele concede vida do Seu próprio fôlego para a humanidade.

As pessoas podem te perguntar “Se o Deus de vocês é tão amoroso, por que tem tanta gente morrendo de fome?”. Nós encontramos a resposta na história da Bíblia: surgiu um inimigo de Deus que entrou na criação e enganou a família de Deus. A causa de todos os problemas do mundo não é de Deus, a causa vem do inimigo de Deus. Ele vem somente para matar, roubar e destruir.

Em Gênesis, a partir do capítulo 3 demonstra que o coração de todos os homens era continuamente mal. Porém, conhecemos a história de Noé como a imagem de Jesus Cristo, Ele vem como “arca” que traz segurança para resgatar quem estava crendo. O padrão do Antigo Testamento é a demonstração de Deus que revela o Seu Amor no sentido de resgatar as pessoas.

Todo o Antigo Testamento é sobre Jesus. Não é sobre Moisés, José ou Abraão. Nesse contexto, não existe sequer um personagem que seja o nosso exemplo, porque não havia redenção, todos os personagens eram imperfeitos, mas Deus escreve a história da humanidade demonstra Seu caráter e revela Sua graça. Ele nos mostra sua intenção de estar envolvido com pessoas. Olhe para Jesus em cada página da Bíblia.

Em Lucas 24 mostra que Jesus estava caminhando com dois discípulos a caminho de Emaús; porém, eles ficaram confusos porque estavam com o coração quebrantado, já que havia esperança no Mestre que tinha sido morto. Sobretudo, Jesus estava andando com os discípulos que nem O reconheceram, isso nos mostra que podemos estar andando com Jesus e estar cegos ao ponto de não reconhecê-lo. 

Em Lucas 24.44-45 demonstra que tudo é sobre Jesus, pois quando Jesus falava na sinagoga, Ele exortou que quem acreditasse em Moisés acreditaria nEle. Eu falo isso para enfatizar que Jesus é a única história da Bíblia. Começamos com a criação de Deus e nós sabemos que os mundos foram feitos a partir da Palavra de Deus. Jesus era o Verbo e nada se fez senão pela Palavra dEle, o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Ele não era aquilo que esperávamos, esperávamos julgamento e ira. Porém, nEle vimos graça, verdade, misericórdia o que precisávamos. Lembre-se: a Lei foi dada a Moisés, mas a graça e verdade chegou a nós por meio de Jesus Cristo. 

Quando você busca por Jesus nas escrituras, a Bíblia se torna um Livro de revelações. O que o apóstolo Paulo disse? O apóstolo trouxe todo panorama histórico e disse que no tempo certo, a revelação de Jesus Cristo em Deus seria revelada por meio dEle.

Então, o que Deus queria? Deus não nos deixou jogados no calabouço do nosso pecado, Ele não nos deixou no cativeiro do inimigo, Ele fez algo a respeito. O que é mais profundo em todo mundo: quando Deus fez algo, Ele não delegou, mas veio propriamente. Esse é o ingrediente que separa a nossa fé das outras religiões do mundo. Por exemplo, Buda e Maomé não morreram para salvar os Seus seguidores. 

Jesus Cristo, o Deus encarnado, entregou sua vida e sangrou por cada pecado da humanidade, essa é a imagem do Amor de Deus. As pessoas cativas não conhecem o Deus do Amor. Esta deve ser a nossa Mensagem: “Deus te ama, Ele se importa e não desiste de você. Deus vem ao Seu encontro, porque Ele quer ser Seu amigo. Ele quer remover toda vergonha, jogando o Seu passado para trás da cruz. Ele quer te dar um novo começo, pois Ele entregou sua própria vida por nós.” 

Há um testemunho impactante em Uganda, um feiticeiro chegou a uma mulher e disse que a única forma de parar a pandemia do Covid-19, seria sacrificando a sua filha. Então, aquela mulher permitiu que o feiticeiro matasse a sua filha e feito isso não conseguiu superar a culpa. Porém, a caminho de cometer suicídio, ela escutou pelo rádio “Deus morreu por você”. 

O Espírito Santo provocou revelação naquela mulher, a gente fala a Verdade e o Espírito Santo faz o resto. A mulher telefonou para a estação de rádio e disse “ quando percebi que Jesus morreu por mim, eu entendi que não precisava mais morrer”. Então, a mulher convidou o pastor para ir na sepultura da filha, para orar e perdoar o homem que matou a sua filha. 

Realmente, apenas o Evangelho provoca mudanças no coração humano, não é uma reação normal é celestial. O testemunho desta mulher está percorrendo toda a região da Uganda e pessoas estão sendo libertas ao verem a luz de Jesus. Podemos celebrar que aquele que está em Cristo é uma nova criatura, as coisas velhas já passaram e tudo se fez novo. Deus nos reconciliou por meio de Jesus Cristo, agora nos entregou a Palavra e o Ministério da Reconciliação para sermos Suas testemunhas a fim de atrair pessoas para Ele. 

O Novo Testamento começa com quatro livros: Mateus, Marcos, Lucas e João. São quatro registros da vida, do ministério e do cumprimento da missão de Jesus. Vemos exemplos da própria vontade de Deus manifesta em ação, porque Jesus curou os enfermos e Deus não quer ninguém doente. Ele perdoou os pecadores, porque não quer ninguém perdido no pecado. Ele tocou nos leprosos e nenhuma praga foi para Ele, mas a vida dEle foi até aquelas pessoas. Não tenha medo, Aquilo que você tem é maior, nós quem somos contagiosos. Já temos o antivírus para qualquer doença!

João Batista disse: “Olhe para Jesus, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. João era judeu, ele cresceu sendo praticante do judaísmo, trazia sacrifícios, porque o sangue dos animais cobriam o pecado por um pedaço de tempo. Então, as pessoas poderiam pensar: “Cordeiro de Deus? Por que Deus precisava de um Cordeiro?”. De fato, Cristo é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, o sangue de animais não pode expiar os pecados, mas o precioso Sangue de Jesus remove o pecado. 

Em Cristo temos a redenção por meio do Seu Sangue e perdão dos pecados de acordo com a Sua graça. Passamos a entender que as nossas iniquidades colocam Jesus na Cruz, Ele carregou os nossos pecados, mas pelas Suas pisaduras nós fomos sarados. Esse entendimento muda a forma como oramos, tudo o que as pessoas possam vir a precisar já foi providenciado! Por exemplo, eu não consigo lembrar da última vez que estive doente.

O terceiro evento do Evangelho é a substituição de Cristo – o que Ele fez no nosso lugar. Estávamos condenados à morte, mas Cristo foi quem morreu. Quando vemos a cruz, veja você mesmo lá, pois foi ali que você morreu e seus pecados foram resolvidos. Foi ali que estabeleceu o Seu perdão. Quando você ver o sepulcro, coloque você mesmo atrás da pedra, porque foi para ali que Jesus levou tudo. 

A Bíblia diz que na cruz Jesus não tinha nem mais a aparência humana. Ele sofreu o maior sofrimento, por quê? Por que Ele nos ama. No terceiro dia, um anjo rolou aquela pedra e Jesus sai do sepulcro; porém, Ele saiu sem levar o que Ele havia entrado; ou seja, o seu “lixo” ficou na tumba. Precisamos contar essa história para as pessoas. Muitos vivem na base de medo e vergonha, mas precisamos anunciar que tudo já foi perdoado! Os nossos pecados foram perdoados e por meio da substituição de Cristo na cruz Satanás foi derrotado. O profeta Isaías diz: “Diga ao meu Povo que a guerra acabou”. O Príncipe da paz chegou!

Em Hebreus 2.14-15 revela que Cristo destruiu Satanás, enquanto estava em carne, assim como nós. Isso significa que, mesmo na carne, podemos viver vitoriosos sobre satanás. Infelizmente, eu fico sensibilizada quando vejo crente com medo do diabo, não sei nem por onde começar. 

Saiba que a vitória vive em nós. Quando aparecemos, o diabo vai embora! Quando você sabe quem é, você pode ir em qualquer lugar como vitorioso. Boa parte das viagens que faço, vou sozinha, não tenho medo de nada. Não sei o que é medo, pois aprendi que o medo é a arma do inimigo. Saiba quem você é, creia no que sabe e viva no que você crê. É um estilo de vida de quem segue a Cristo.

Por fim, o quarto evento do Evangelho começa no livro de Atos – a nossa restauração. Nesse momento somos transformados de ordinários em extraordinários. Quando vem o dia de pentecostes, todos estavam reunidos em um mesmo lugar, 120 pessoas, foram revestidas de poder e ouviram as maravilhosas obras de Deus. A partir disso, precisamos lembrar que Cristo fez a Sua parte: cumpriu a redenção, derrotou o inimigo e deu Sua Mensagem. Agora, temos que ir e anunciar as boas novas, nada pode nos parar. 

A restauração revelada de Atos a Apocalipse é a história de pessoas comuns que se transformaram: covardes em corajosos; ignorantes em sábios; e medrosos em destemidos. Somos transformados e a mensagem apostólica é muito simples: Jesus Cristo ressuscitado, essa mensagem é o que o mundo precisa. O Evangelho avança em outros territórios, o povo de Deus se espalhou, isso acabou ocorrendo por causa da perseguição. Fico feliz que o Brasil se espalha. Temos uma tarefa: fazer Jesus conhecido. Temos o poder para cumprir a missão. Temos Jesus, o Espírito, a Sua mensagem e Seus dons. Basta irmos e ganhar o mundo. Agradeça a Deus, sabendo que você é aquele que carrega as Boas Novas para o mundo. 

* Trechos da mensagem de 20 de julho de 2024, na Conferência de Ministros Centro-Oeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!