“Ser rico não é a coisa mais importante do mundo; por isso, não use todo o seu tempo e bom senso para ganhar dinheiro. Para que se dedicar tanto às riquezas? Elas desaparecem num instante, como uma águia que voa para longe” (Provérbios 23.4-5 – NBV-P).
Como bem sabemos, vivemos os últimos dias. Temos visto coisas absurdas acontecerem nos mínimos detalhes. Porém, posso me arriscar a dizer que mais absurdo do que ver ímpios alimentando seus egos, é ver muitos crentes nesta situação.
Se quisermos, seremos diariamente alimentados da Palavra de Deus. E como também bem sabemos, nela temos as respostas para as perguntas que temos, as soluções para os problemas que passamos. Isso não é novidade, ou pelo menos não deveria ser.
Porém, infelizmente existe muita gente padecendo, em busca de algo que a própria Palavra diz que “não é nada”.
Obviamente, é necessário que trabalhemos, pois a Bíblia também diz que aquele que não trabalha, não coma (II Tessalonicenses 3.10). Porém, não devemos esgotar todas as nossas energias nisso, porque é vão.
Em Isaías 1.19, a Bíblia diz que: “Se estiverem dispostos a me obedecer, terão comida com fartura” (Isaías 1.19 – NVT). O “SE” indica uma condição. Muitas vezes queremos desfrutar do melhor desta terra, ou sendo mais literal como o texto, queremos ter comida com fartura, mas não queremos OUVIR e OBEDECER à Palavra.
Da mesma forma, em Mateus 6.33, a Bíblia diz que: “Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas” (Mateus 6.33).
Todas estas coisas significa TODAS. A totalidade de tudo que desejamos em nosso coração é suprido quando buscamos ao Senhor em primeiro lugar. Porém, somos tão tomados pelas atividades que precisamos realizar diariamente, principalmente em nosso trabalho, que muitas vezes achamos que se não fizermos isso ou aquilo, as coisas não vão acontecer.
Não estou falando sobre negligência, mas sobre excessos. Às vezes, ficamos tão focados no natural, que nossos olhos não conseguem enxergar o básico, que falta algo, que é justamente alinhar o coração em Cristo e saber que n’Ele podemos ir além.
Deixamos de buscar a Deus porque estamos ocupados demais, deixamos de ir à Igreja porque estamos cansados demais e podemos acompanhar os cultos pela internet, tudo vira uma desculpa quando estamos focados em outra coisa, que não é o Senhor.
Não é ilícito trabalhar, muito pelo contrário, como bem disse no início. Mas, precisa haver equilíbrio, a fim de que isso não se transforme em algo que tire o nosso foco no Senhor.
As nossas forças, a nossa sabedoria, as nossas ideias criativas vêm d’Ele. E por essa razão, somos tão abençoados! Se temos convicção que sem Ele não conseguimos avançar, não podemos deixá-lO em segundo plano.
A Bíblia nos adverte a esse respeito:
“Fez tudo isso para que vocês jamais viessem a pensar: ‘Conquistei toda esta riqueza com minha própria força e capacidade’. Lembrem-se do Senhor, seu Deus. É ele que lhes dá força para serem bem-sucedidos, a fim de confirmar a aliança solene que fez com seus antepassados, como hoje se vê. “Uma coisa, porém, eu lhes garanto: se vocês se esquecerem do Senhor, seu Deus, e seguirem outros deuses, adorando-os e curvando-se diante deles, certamente serão destruídos.”
(Deuteronômio 8.17-19 – NVT).
Somos abençoados, porque Ele nos abençoa. E não podemos esquecer disso um só minuto. Precisamos trazer isso à nossa memória, a fim de que tudo que façamos seja para honra e glória d’Ele!
É necessário que parta de nós a posição de não somente trabalhar para adquirir riquezas, mas também descansar, ter tempo para meditar na Palavra, congregar, além de ter comunhão com os irmãos e familiares. Sem isso, as riquezas de nada valerão. Pelo contrário, vão nos ensoberbecer, e acabar nos afastando do propósito que Ele tem para nós através delas.
Sejam abençoados!