Vamos começar a falar sobre o primeiro erro ao se estudar a Bíblia.
1 – LEITURA SEM ESTUDO
Leitura e estudo são coisas completamente diferentes e complementares, porém, muitas pessoas leem mas não estudam e assim cometem um erro gravíssimo.
Ler é uma ação e um hábito muito importante para se iniciar o processo de aprendizagem das Escrituras, porém, apenas a leitura é insuficiente para se adquirir o conhecimento pleno da Palavra.
Neste mundo pós-moderno se busca o conhecimento instantâneo e sem esforço, mas o conhecimento não é adquirido assim.
É preciso certo grau de dedicação e empreendimento pessoal para se conquistar o saber e crescer espiritualmente.
Pesquisas comprovam que embora a leitura seja um fundamento importante e indispensável para alcançarmos o conhecimento, apenas 10 % de tudo o que lemos conseguimos reter em nossa mente.
Isso nos mostra que mesmo uma boa leitura produz pouco resultado.
É preciso estudar, ou seja, examinar, meditar, refletir, analisar compreender, entender e também adquirir habilidades e conhecimentos de determinado conteúdo.
Eu mesmo achava que quanto mais lesse a Bíblia conheceria a Deus, porém, com o tempo, percebi que o simples contato com a informação da Palavra não transforma profundamente nossa vida. É preciso entender para ter uma mudança significativa na nossa maneira de pensar, falar e agir.
Por muito tempo me dediquei a ler inúmeros livros, comentários bíblicos, manuais e outras publicações, mas foi quando decidi estudar prioritariamente as Escrituras que realmente minha mente passou a ser renovada e minhas escolhas fundamentadas na Palavra.
Talvez você seja um bom leitor da Bíblia, mas não um bom aprendiz.
O que é fazer então?
Decida agora mesmo parar de apenas ler e planeje estudar a Bíblia.
Faça um plano de estudo elegendo os temas que considera mais importantes para sua vida e livros que são prioritários para você.
A dificuldade inicial está em definir o que estudar, então siga esta orientação básica:
- Procure textos relacionados a sua necessidade, ou seja, se você é pai foque em estudar sobre paternidade, se é casado sobre casamento, se está se sentindo triste sobre tristeza ou angústia. A Bíblia existe para te socorrer em suas necessidades particulares e pessoais, assim ao escolher o que estudar busque assuntos conectados a tua realidade.
- Você também pode perceber uma inclinação no seu interior para estudar determinado tema e isso indica uma indicação do Espírito no seu coração. Seja sensível ao Santo Espírito na hora de escolher o que estudar. Ele pode te guiar especificamente, por isso ouça a Sua voz interior.
- O seu estudo também pode ser determinado por uma orientação pastoral, ou seja, se sua comunidade está estudando determinado tema ou livro da Bíblia, isso pode ser sua base de escolha, afinal se sua autoridade espiritual indica um livro ou tema e você está ligado a esta comunidade é obvio que deve deixar-se guiar por estas indicações.
A partir destas escolhas comece além de ler, meditar, refletir, analisar, questionar e pensar na Palavra mais intensamente fazendo anotações e buscando sistematizar e organizar o conteúdo estudado.
Assim, conseguirá apreender mais das Escrituras e seu tempo com a Palavra trará grandes alegrias e muito mais resultados positivos para sua vida.