Espírito Santo: o nosso guia

Jacqueline Souza Abad
Graduada no Rhema Brasil

Temos um hábito natural de estudarmos muito sobre o Pai e o Filho, e pouco sobre o Espírito Santo.  Podemos atribuir isto a uma herança cultural vinda da Idade das Trevas, período obscuro da Igreja Romana em que o Espírito Santo era apenas mencionado em orações.

Mas, graças a Deus que Ele não fica inerte a isso! Ele tem levantado homens e mulheres em gerações passadas e nessa geração para nos apresentar, nos ensinar sobre a pessoa do Espírito através da Palavra, de sua própria experiência e através de manifestação de poder.

O Espírito Santo é o vento do céu que movimenta todas as coisas aqui na Terra, Ele trouxe o céu para o nosso coração, Ele quer nos ajudar, essa é a dispensação dEle.

Ele é uma pessoa, e tem características distintas e peculiares. E vou expor uma das características dEle, é tempo de conhecê-lo mais.

“Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir”. (João 16.13)

Neste texto de João, conhecemos o Espírito Santo, que é nosso GUIA.

Tenho formação na área do Turismo, como Turismóloga e Guia de Turismo – especificamente guia de Trilhas em Ecoturismo e Turismo de Aventura – e alguns dias atrás o Espírito Santo me lembrou de como foi a minha formação e das atribuições de um bom Guia, e através disso, me trouxe o conhecimento de quem Ele é, e do que deseja fazer em nossas vidas.

Quando decidi fazer o curso, apenas uma atribuição, uma característica específica nos é cobrada: Liderança. Afinal, ficamos a frente de um grande grupo e não podemos perder o controle da situação. Mas, a liderança que nós é, até mesmo cobrada, não é liderança “autoritária”, é a liderança por influência, é aquele tipo de liderança que você chama alguém para perto de você, para influenciá-la, e o melhor, ela desejará isso.  O Espírito Santo é um líder nato, ele é apto, experimentado, afinal, ele é o Espírito de Deus e nosso líder nos dias de hoje, sem Ele, nada fazemos! Basta aceitarmos Sua influência e seguir as suas direções.

Iniciado o curso, ficamos muito tempo sentados ouvindo, aprendendo. Em João 16 diz que o Espírito Santo não falará dEle, mas falará do que ouviu. Devemos considerá-lo! Pois, como um guia local de uma cidade que nasceu lá, e fez parte de toda a história da construção de uma cidade, o Espírito Santo estava no começo. Ele viu, ouviu e participou da obra, Ele já guiou e cuidou de muitas pessoas, desde Davi a Paulo.

Quando um Guia de Turismo encontra uma área ambiental de potencial turístico, ele vai ao lugar, estuda, conhece… Se o lugar é inexplorado, ele pega um facão, corta os matos, abre caminho, tira as ervas daninhas, as teias de aranha, sinaliza onde é perigoso, ele mapeia o local e cria um roteiro. Ele o prepara para seus visitantes.

Eu sei que para muitos, seguir em uma trilha, um lugar desconhecido é um desafio.  Mas, saiba que seu GUIA, já preparou o lugar, já preparou o caminho, CONFIE nEle e apenas siga, pois, como diz no texto que lemos:  Ele tem conhecimento da Palavra e do Nosso Futuro!

Um bom guia, nunca vai expor seu público a uma trilha que fisicamente e psicologicamente ele não tenha estrutura. Ele vai oferecer uma trilha com um nível de dificuldade que possa suportar. O Espírito Santo conhece seus limites. NÃO TENHA MEDO. Além disso, Ele te instruirá sobre as roupas adequadas que você deverá usar, e que tipo de alimento você deverá levar. E se porventura seu suprimento acabar, fique tranqüilo! Você já notou que a mochila do Guia é maior? Se sua água acabar, ele tem água extra! Se sua comida acabar, ele tem uma barra de cereal com os nutrientes que você precisa!

Um guia é tão bem preparado, que até curso de socorrista ele tem! Não é a vontade do guia que alguém se machuque, mas infelizmente, existem aqueles que não prestam atenção nas instruções onde não devem pisar e onde não devem ir que acabam se machucando. Fique tranqüilo, se isso acontecer, Ele socorre, Ele cura, Ele consola!

Porém, além disso, o maior prazer de um guia, é te fazer aceitar esse desafio de entrar em uma trilha desconhecida e confiar nEle! Isso estreita o relacionamento, e dá a Ele a possibilidade de te passar informações, conhecimento, acerca do que está a sua volta, e o final de toda caminhada, de toda trilha, ou é uma montanha alta, ou são cachoeiras e rios.

Existe uma recompensa em confiar nEle, obedecer a Sua voz e reconhecer Sua capacidade para isso, nesta caminhada, a experiência será única e talvez você verá e ouvirá coisas que ninguém no seu ciclo de amizade verá. Simplesmente, porque disse sim ao GUIA e aceitou o desafio.

 

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!