Verbo FM

“Esticados” para brilhar

“Vocês vão ser esticados ao longo do ano”, foi uma das frases que mais ouvi quando cheguei a Campina Grande (PB).

Esticados para brilhar - Rafaela Brandão
Rafaela Brandão
Graduada das Escolas de Missões e Ministros Rhema

Sim, eu vim para cursar a Escola de Missões em 2019. Quem já cursou ou está cursando-a já deve ter ouvido essa frase célebre em sala de aula ou quando comenta que está estudando na Escola.

O preparo para cumprir os planos e propósitos de Deus requer de nós um coração disposto a obedecer às instruções que virão.

“Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele. Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado” (I Coríntios 9.23-27).

Uma das coisas mais incríveis na caminhada cristã, na minha opinião, é ouvir a voz do Espírito de Deus. Você não precisa ficar “perdido” sem saber qual direção tomar ou qual o próximo passo que precisa dar. A partir do momento que aceitamos Jesus, o Espírito Santo habita dentro de nós. Como Jesus falou em João 14.26: “… mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”.

Depende também de nós, se damos ouvidos ou não a Sua voz. Também é nossa decisão obedecer e seguir as instruções. Deus tem um plano maravilhoso para cada um, mas precisamos dizer “sim” e estarmos preparados para tudo o que o processo exige.

Crescer espiritualmente para viver cada etapa que Deus deseja para nós requer disciplina e também o abrir mão até de coisas lícitas para obedecê-lO. Eu vejo muito testemunhos de pessoas que foram longe na jornada, porque realmente se dedicaram ao que Deus queria.

Eu particularmente gosto muito da comparação do Ap. Paulo sobre o atleta e a carreira do cristão. O atleta precisa abdicar de coisas, treinar muito e conhecer como chegar no objetivo proposto da melhor forma possível. Não existe atalhos para conquistar o prêmio da forma que deve ser! Um atleta pode até tentar burlar as regras, mas será punido por isso.

Assim, na vida cristã, ser “esticado” é desconfortável. De fato, é muito melhor permanecer fazendo as mesmas coisas, no mesmo lugar e com as mesmas pessoas; mas Deus não nos chamou para isso. Ele quer que você amadureça e cumpra a sua vocação. Eu não sei qual é o seu propósito de vida, mas para cada estação que você vive serão necessárias renúncias, desafios e dedicação da sua parte para o cumprimento com êxito.

Eu pesquisei sobre o esticamento do arco para a flecha acertar o alvo e é bem interessante. Quando um arco é esticado, ao voltar à posição original, faz a flecha atingir alta velocidade para o alvo. Dessa forma é o tempo de preparação. Aparentemente, pode parecer que “indo para trás” perde-se mais tempo, mas é o contrário, você está ganhando mais ímpeto para ir mais longe e acertar, independentemente da gravidade, resistência do ar ou o que estiver pelo caminho.

Um equívoco que ocorre entre os cristãos é achar que somente aqueles que estão no púlpito ou tem um dos 5 dons ministeriais são os vocacionados ou chamados para fazer coisas grandes para o Senhor. Assim, aqueles que não percebem algum dom ou talento “especial” acham que podem viver sua vida como querem. Escolhem seus caminhos e pedem para Deus abençoar seus planos ou que seja feita a vontade de Deus. A Bíblia não fala isso. Todos foram chamados para o ministério da reconciliação, sendo sal e luz aqui na terra.

“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus” (II Coríntios 5.17-20).

“Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa.  Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5.14-16).

A partir do momento que compreendi essas coisas, que não foram de uma vez, mas a cada passo que eu dei na direção certa, minha forma de agir mudou. Agora, em tudo o que faço, quero ser intencional. Eu aprendi também a ser mais sensível à voz do Espírito e só dar passos quando tenho a confirmação que é a vontade d’Ele para minha vida.

De fato, sermos “esticados” para sair da zona de conforto pode inicialmente parecer algo muito ruim, mas quando entendemos que é para acertar o alvo, temos a paz de Deus sendo o árbitro em nosso coração.

“Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo” (João 14.27).

“Esticados” para ir mais longe, completar a carreira e brilhar neste mundo. Levar Jesus por onde você andar, com as pessoas que você tocar. Ter a consciência de que tudo o que fizermos, ou não, será apresentado diante de Deus no céu. Ao chegarmos lá, nossas obras aqui na terra estariam aprovadas? Será que estamos fazendo a vontade d’Ele?

Assim como eu ajustei a rota um dia, vocês podem fazer isso hoje! Permitam-se ser “esticados” e “moldados” pelo Espírito de Deus para cumprir o Seu propósito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!