Janiklessya Oliveira
Aluna do 1º ano do Rhema Brasil em Guaranhuns-PE

Sou uma pessoa que gosta bastante de refletir e nestes últimos dias uma queda que levei foi o grande motivo de reflexão.  Consegui pensar na Palavra de Deus. Até agora estudo e penso como foi que caí, o fato é que caí, ralei o joelho e o pé. E venho tratando os ferimentos.  Nossa, fazia tempo que eu não caía, já tinha até esquecido como dói estes ferimentozinhos.

Arde demais! Minha amiga que é técnica em enfermagem me disse que é devido à cicatrização. Quanto mais arde, sinal de que está cicatrizando, a pele está sendo restaurada. Estes fatos e relatos me fizeram lembrar o nosso irmão Paulo e suas cartas às igrejas. O quanto ele rogava e ensinava a respeito de uma verdade que deve estar fixada na mente de toda a igreja de Cristo. Que verdade é esta?

Vejamos Romanos 12.1-5, 9 e 10:

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.

Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros”.

Mais adiante em I Coríntios 12:12-18 Paulo exorta e ensina a respeito da mesma verdade. Analisemos:

Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito. O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos. Se o pé disser: ‘Porque não sou mão, não pertenço ao corpo’, nem por isso deixa de fazer parte do corpo. E se o ouvido disser: ‘Porque não sou olho, não pertenço ao corpo’, nem por isso deixa de fazer parte do corpo. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato? De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade”.

Somos um só corpo, queridos irmãos e queridas irmãs.

Precisamos atentar para esta verdade! Estamos todos ligados, e esta revelação ultrapassa os limites do nosso organismo, pela analogia de Paulo. Em Cristo, somos um. Pelo sangue Dele, por Seu sacrifício

Não devemos desmerecer os nossos irmãos, antes honrá-los e cercá-los com o amor fraternal. Quando entendemos que somos corpo,  há uma partilha, há mutualidade. Um é para o outro um suporte. Em que todos estão ligados intrinsecamente. Em que nenhum é melhor que o outro, mas cada um com sua idiossincrasia cumpre sua função.

Quando se entende que é corpo, há o reconhecimento de que a missão só é cumprida quando esta ligação é bem firmada. Todos ligados em um só propósito. Sem divisões! Quando entendemos a plenitude de sermos corpo, membros uns dos outros, a tua dor é a minha dor.

Se meu membro, a minha perna está machucada e com dores, isso afeta todo o meu corpo. A dor incomoda todo o meu ser. Então por que ao irmão desmerecer? Se ele é parte de mim, meu membro? Quando um membro está ferido, machucado, não o desperdiçamos, mas, tratamos dele, cuidamos. Como minha perna que está ferida;

Deus me livre de rejeitar minha perna querida por causa de um ferimento que com cuidado vai cicatrizar. Ela me é muito útil. Já pensou? Seria eu, mutiladora de mim mesma bem redundante para enfatizar.

Assim devemos agir uns aos outros, se um irmão está ferido e ele é a perna, graças, pelas mãos, braços, antebraços, dedos, articulações e nervos que vão trabalhar juntos para cuidar, colocar antisséptico para curar. Isto é ser corpo! Isto é estar ligado, associado, ser membro um do outro. Isso é ser igreja de Cristo o qual é O cabeça!

Não sejamos, pois mutiladores de nós mesmos! E esta é a chave: Amemos de verdade e não por fingimento. aborreçamos o mal, apeguemos  ao bem. aborreçamos e não nos moldemos ao padrão egocêntrico e individualista, o qual o mundo vem caminhando.  renovemos nossa mente com a palavra que nos instrui a amar. Pois é este, o amor, que torna tudo fácil, cobre os erros, aplaina os solos irregulares. O amor, que livra do egoísmo, que é o vínculo da perfeição, que é a natureza divina, eterna e criativa. O amor que é o próprio Deus revelado! andemos, nos movemos, compartilhemos deste amor!

4 Comentários

  • Amém, amiga. Uma palavra muito equilibrada e muito bem articulada! Enfim, amei! Os próximos quero ler em francês! Amo você demais! <3

    Resposta
  • Amém! Crescendo a cada dia mais no senhor! Deus vai lhe usar cada vez mais para edificar a vidas de muitas pessoas através dos seus textos!

    Resposta
  • Texto muito bem-vindo em qualquer momento. O amor é o ingrediente principal para que haja coesão no corpo de Cristo. Ás vezes, as pessoas contrariam a palavra cuidado, e “cuidam” da vida de alguém para os outros. O desejo que está no coração de Deus é o cuidado e zelo samaritanos .

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!