Verbo FM

Falar é um princípio da fé

por Mark Hankins
(Presidente do Mark Hankins Ministries)

“Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos” (II Coríntios 4.13).

Esta passagem é em referência ao que Davi falou para Golias (I Samuel 17. 41-58). Ele falou ao gigante em um momento de muita dificuldade. Numa situação de adversidade, Davi exercitou o Espírito da Fé.  Decidir crer é um primeiro aspecto do Espírito da Fé. Crer que o mesmo Espírito que levantou Cristo da morte, habita em nós. Crer na Sua Palavra!

Deus não está em um lugar longe, mas habita dentro de nós. Como colocar Ele para trabalhar para nós? O irmão Hagin me ensinou a dizer: “Creio que estou recebendo a unção que Deus me deu para operar no ofício para o qual Ele me chamou”. Não só para entrar nesse ofício, mas fazer o máximo dentro dele. 

Também aprendemos com Hagin que crer e falar abrem as portas para o sobrenatural. Existe algo com relação a nossa voz que paralisa a estratégia do diabo e põe anjos em ação. Isto é a autoridade do crente. O Senhor me disse que essa autoridade não só está disponível, mas é absolutamente necessária. Você precisa exercitar a sua autoridade. 

Davi conhecia o Espírito da Fé, que é algo que precisa ser agarrado com força. Josué, por exemplo, tinha tanta expectativa que teve ousadia para fazer o sol parar. Um homem, parou a terra por cerca de 24 anos, para terminar sua batalha.

Temos a autoridade do crente, mas nem sempre a temos utilizado. Temos que crer e falar o que cremos!

Davi matou assim um leão, um urso e um gigante, usando de seu Espírito da Fé. Posso imaginar Paulo e Silas presos. Eles poderiam reclamar, mas eles levantaram as suas vozes (Atos 16.25). Acredito que eles tenham dito: “Você prendeu meu pés, diabo, mas você errou. Você deveria ter prendido minha boca; pois, enquanto eu puder levantar a minha voz, posso mover montanhas”.

Há autoridade na sua voz!

Falar é o ato inicial da fé. Eu creio e eu falo, pois minha voz está conectada com minha crença. Você tem que tomar cuidado se o seu “auto-falante” está conectado com sua fé ou com o que você pensa ou sente. Se você pode crer, todas as coisas são possíveis. 

Quando Davi correu para Golias, existiu uma batalha de palavras. Com 17 anos de idade, ele saiu para o campo de batalhas e falou a Golias palavras de fé.

Seu propósito deve ser maior do que seu prazer. Sua causa deve ser maior do que seu conforto. O Espírito da Fé vai fazer com que você saia da zona de conforto. Deus não iria traçar um plano para sua vida que não exigisse fé. Com o Espírito da Fé, você não tem medo, mas tem ousadia e tem a Palavra de Deus na sua boca.

A Palavra de Deus foi primeiro falada e foi escrita para poder ser falada. Ela não saiu da caneta de Deus, mas saiu da Sua boca.

Quando você levanta a sua voz, carrega da própria autoridade que Deus tem. O Evangelho é o poder de Deus. O centro do Evangelho é o que aconteceu na cruz com a morte e ressurreição de Cristo. Essa ressurreição é a maior demonstração do poder divino de todos os tempos. Jesus venceu a morte fisicamente e espiritualmente. Quando saiu do túmulo, Ele disse: “Todo o poder, do céu e da terra, foi dado a mim” (Mateus 28.18)Ele derrotou toda a potestade e triunfou sobre.

O diabo sabe mais da derrota dele do que da derrota dos crentes, porque a dele foi uma derrota pública. Derrotado com um poder divino tão tremendo que o apóstolo Paulo não encontra adjetivos suficientes para descrever (Efésios 3.20).

Você não está lutando pela vitória, mas da vitória, porque esse é o seu lugar. 

Não é apenas o sangue de Jesus, mas o sangue da ressurreição. Tudo o que Jesus conquistou foi para você. Os evangelhos nos contam o que os homens viram naturalmente. É como uma foto, mas Paulo fala do que Deus viu e do que aconteceu no reino do Espírito. As cartas de Paulo são como um Raio-X do Evangelho. 

Qualquer momento em que Deus quer mudar um homem, Ele toca na sua boca. Quando Ele quer mudar uma nação, ou sua cidade, toca a boca de alguém. Nós temos o mesmo Espírito da Fé, cremos e falamos. O que é que você está falando?

Há uma voz de vitória! Davi foi o primeiro homem que respondeu Golias. Ele o rebateu com palavras. Eu lhe desafio a você ser o primeiro na sua família, na sua igreja, a falar de volta, rebatendo as circunstâncias. 

Eu creio, eu falo! 

O que é que você vai dizer? Quando você reconhece a autoridade que um crente tem, você acorda pela manhã e olha para o espelho, prestes a dizer algo. Você não pode ser passivo. Diga: “Não me falta oportunidade, nem dinheiro. Tenho ousadia por parte do sangue e tenho acesso pelo sangue”. Os próximos 12 meses, serão o melhor ano da sua vida! 

Faça como se fosse um canhão. Fique em frente ao espelho e diga: “Eu preciso falar algumas coisas, porque, quando falo, montanhas têm que se mover”. Não espere que o inimigo pare só porque você falou alguma coisa. Não existe fé sem desafios!

Algumas coisas que estão falando contrário a você, vão ter que se calar. O Espírito da Fé é mais do que uma fórmula. Demônios terão medo de você e irão fugir. Você foi limitado, mas, agora, Deus está levando-o para um novo tempo. 

“Deus não nos deu Espírito de medo, mas de poder, amor e moderação” (II Timóteo 1.7).

Um pioneiro é aquele que está constantemente buscando novos territórios. Este prepara o caminho pelo qual outros seguirão. O Espírito da Fé é um espírito pioneiro. Se você quer o poder de Deus na sua vida, nunca olhe para trás. Os seus melhores dias estão diante de você. Josué e Calebe tinham o Espírito da fé, quando tinham 80 anos de idade, sabiam que eram capazes de possuir a terra prometida.

Não é suficiente crer, você tem que dizer o que crê.

Suas melhores bênçãos ainda não aconteceram! Eu creio em Deus levando-o a novidades, a novos territórios!

Fé ri perante impossibilidades! Deus está trabalhando na sua atitude; pois, se você crê, todas as coisas são possíveis. Quando você está lidando com o medo ou dúvida, está lidando com o diabo.

O Senhor me disse que se incredulidade tem cura, nada é incurável. Há um tipo de incredulidade que é curada pelo conhecimento da Palavra, o segundo tipo é curado agindo segundo a Palavra. 

Interessante que somente em duas ocasiões Jesus se admirou. Uma vez foi com a incredulidade (Marcos 7). A segunda vez, foi com a grande fé do centurião (Mateus 8. 5-13). Aja em fé e faça o Senhor se admirar.

*Trechos da mensagem durante a Conferência de Ministros Verbo da Vida Sudeste, em Setembro de 2019

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!