“Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão” (1 Timóteo 6.11).
Um homem de Deus é um homem corajoso. Um homem de Deus não é um covarde. Devemos estar dispostos a enfrentar tudo. Só que geralmente, quando a gente pensa em fuga, a gente relaciona ela a covardia. Não é assim? Esses pensamentos não estão associados? Quando você pensa em alguém que foge, você pensa que esta pessoa é covarde. Mas você sabia que o homem de Deus precisa fugir de algumas coisas? E você sabia que para fugir de algumas coisas é preciso ter coragem?
Nós não fugimos das coisas que temos que fugir por causa do medo. Nós temos que ser muito machos para fugir daquilo que Deus diz: “fuja!”
Quando pensamos na vida cristã, nós pensamos, muitas vezes, que temos que encarar tudo. Mas existem algumas coisas que a Bíblia diz que devemos fugir delas. Se eu tentar enfrentar aquilo que a Bíblia está dizendo que eu devo fugir vou terminar adquirindo um problema. Não devemos ficar embaixo de um ambiente que a Bíblia diz que não devemos ficar. Não devemos nos expor porque somos homens de Deus. O homem de Deus foge e bate em retirada diante de certas coisas. Quais são essas coisas? A inveja é uma delas.
A inveja é o desgosto, a cobiça, o ódio e o pesar pela prosperidade ou pela alegria de uma outra pessoa. Este tipo de sentimento está em desacordo com a Palavra.
Um homem de Deus tem que fugir de locais onde existe uma atmosfera como essa. Não temos que ter inveja de ninguém. O que Deus nos deu é muito mais precioso do que qualquer outra coisa. A nossa esposa, os nossos filhos, a nossa família é preciosa. Nós não temos que ter inveja da família de ninguém. Nós não temos que ter inveja dos filhos de ninguém. Aquilo que Deus lhe confiou é o que tem que ter mais valor para você. E também não tem como ter inveja dos outros porque aquilo que você tem é produto daquilo que você construiu. Só temos que estar prontos para consertar aquilo que não deu certo. Só temos que estar prontos para fazer os ajustes necessários para que aquilo que não está funcionando bem, se alinhe com a Palavra.
Devemos sair de qualquer ambiente de inveja e comparação e olhar para aquilo que Deus nos confiou com o valor que cada coisa tem.
Além da inveja, tem outras coisas que o apóstolo Paulo fala que devemos fugir. São elas: a provocação, a contenda, a disputa, a divisão, as brigas, as rixas. Lugares onde existem este tipo de coisa não nos pertence. Fujam destas coisas. Devemos manter a distância delas. Não podemos deixar nascer essas coisas em nossos corações.
Deus não nos deu espírito de medo, timidez ou covardia, mas de poder, de amor e moderação. Aquele mesmo que nos diz para fugir destas coisas também nos diz que não nos deu espírito de medo. Sabe o que isso significa? Significa que para fugir, você não tem que ter medo, você tem que ter coragem. Para fugir você tem que estar ousado, cheio da Palavra e do Espírito. Para fugir você não tem que estar intimidado, você tem que estar lúcido.
Você está fugindo porque sabe que aquele ambiente não agrada a Deus. Com certeza, você está fugindo porque não quer deixar nascer em seu coração a inveja, a provocação, a difamação, a contenda e tudo aquilo que não agrada ao Senhor. Esses ambientes não são para nós que somos homens de Deus. Que possamos estar sempre atentos e possamos fugir do engano do diabo.
*Trechos da mensagem durante a Conferência Nacional de Homens, em outubro de 2019.