Verbo FM

Livre-se da Inveja

Cíntia Angra
Graduada no Centro de Treinamento Bíblico Rhema

Qual a sua reação quando uma pessoa faz a mesma coisa que você, porém de forma melhor? Uma pregação melhor, um trabalho com resultados mais satisfatórios, uma execução mais elaborada, uma ideia superior… Se a resposta for relacionada a qualquer tipo de incômodo ou sensação de peso ou dor, é hora de rever suas fontes e ajustar seu coração. Precisamos nos livrar de toda forma de inveja e focar no Senhor!

Infelizmente, sem ter a consciência de que Deus nos ama e capacita de forma individual, específica e abundantemente, muitos deixam de focar nas nossas próprias bênçãos e perdem a oportunidade de se alegrar com o sucesso das pessoas ao seu redor. Olham tanto para os outros que não conseguem ver o agir de Deus em suas próprias vidas, deixando de regar suas bênçãos e, assim, impedem seu crescimento e frutificação pessoal.

O conceito de que “a grama do vizinho é sempre mais verde” não é bíblico. Na verdade, a Palavra nos ensina que:

“Ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos”. (Mateus 5.45)

Então, porque a vida do meu irmão cresce e a minha mão? A resposta está no tempo em que ele investe em seu solo, regando a sua terra, enquanto você perde tempo prestando atenção na vida dele e não na sua.

A Palavra nos mostra alguns exemplos que pessoas que sofreram por causa da inveja. Jacó foi um deles. A luta com seu irmão gêmeo, Esaú, começou no ventre de sua mãe (Gn 25.22), seguiu pela adolescência quando disputavam o amor dos pais, indo até a vida adulta, quando Jacó arquitetou para ter o direito à primogenitura do irmão mais velho. Querendo sempre o que não era seu, Jacó chegou ao ponto de sentir-se obrigado a fugir para a terra de Harã, com medo do seu irmão. Fadado a uma vida longe de sua terra e família, viveu 20 anos com medo das consequências de seus atos. Enquanto isso, Esaú seguia com sua vida normalmente.

Do outro lado da moeda estava José, irmão mais novo de muitos irmãos, ele sofria com o bulling e retaliações, provenientes da predileção do seu pai. Rubem, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar e Zebulão invejavam os constantes mimos de Jacó ao filho caçula, ao ponto deles venderem José, depois de chegarem a pensar que seria uma boa ideia matá-lo. E o resultado foi ver o sofrimento do pai por longos anos, padecerem pela culpa e depois ainda terem que se prostrar diante de José, que, embora tenha sido maltratado por seus irmãos, foi grandemente abençoado por Deus.

O erro de Jacó e dos irmãos de José foi não focarem no infinito amor de Deus. Eles não entenderam que suas vidas também podiam ser prósperas. E, escolhendo semear o mal, sofreram duras consequências. Tenho certeza de que nenhum de nós quer viver dessa forma e nem colher os mesmos resultados.

Nossos olhos precisam estar no céu, no Senhor, pois nEle estão nossas fontes, dEle vem o nosso socorro. É do céu e, não das pessoas ou situações, que nossa provisão, capacidade e unção vem. Contudo, se olharmos para as pessoas, focando no que elas têm, no que elas podem ou estão fazendo, deixamos de olhar para a direção certa e podemos nos perder.

O que Deus está fazendo em outras vidas, por mais que seja admirável, Ele também pode fazer em você e através de você! E não precisa e, provavelmente, não será da mesma forma. Pode ser diferente e até mesmo melhor, mais lindo e superior. Contudo, isso só será possível quando seu foco estiver nas suas próprias bênçãos, na sua própria vida e no próprio Senhor.

O Deus que usa e abençoa outras vidas é o mesmo que lhe usará e lhe abençoará grandemente, quando você olhar para Ele e regar as bênçãos, as sementes que Ele tem lançado sobre a sua vida.

Livre-se de toda inveja e não perca mais tempo e energia focando nas coisas erradas. Alegre-se pela vitória e avanço de todos ao seu redor, certos que no tempo e na forma certa, sua benção e vitória também chegarão. Se quer olhar para seus irmãos, que seja para aprender com eles, para que cresçam juntos, glorificando a Deus e estabelecendo Seu Reino nesta Terra.

2 Comentários

  • Eu amei essa palavra. Muito edificante.
    Quero sempre me alegrar com o sucesso do meu irmão.

    Resposta
  • Amém! Mensagem atual para um mundo contaminado pela inveja. Que possamos verdadeiramente focar em Jesus Cristo e viver livres!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!