Verbo FM

Localize-se

Natalia Costa
Missionária em Portugal

Quando queremos chegar a algum lugar desconhecido, fazemos uso do recurso Global Positioning System, o GPS, que vai localizar o caminho pelo qual devemos seguir para chegar ao destino desejado. Saiba que precisamos do “GPS” da Palavra de Deus para nos localizar.

A Palavra nos instrui a avaliarmos a nós mesmos. Agora, essa avaliação precisa ser com base na Palavra de Deus, porque se eu usar o meu “GPS” para me localizar, então é grande a probabilidade de errar a localização. O salmista entendeu isso quando ele disse: “sonda-me e conhece-me, vê se há em mim, Senhor, algum caminho mau e guia-me pelo caminho da vida.”

Temos nas Escrituras o exemplo do apóstolo Pedro. Ele se perdeu quando não localizou a real motivação do seu coração. Pedro considerou seu próprio “GPS”. Entenda, ele estava sendo sincero quando disse que morreria por Jesus, no entanto, ele estava sinceramente errado. Pensando acerca disso, eu fiz a seguinte pergunta ao Senhor: “O que me garante que não farei o mesmo que Pedro?” O Senhor respondeu: “Manter o seu coração com a motivação correta, fazendo uma autoavaliação com base na minha Palavra e não pensando de si mesma além do que convém”.

O contexto do que estou falando está em Lucas 22, na ceia. Entre muitas coisas, Jesus disse que aquele que o trairia estava com Ele à mesa, isso causou a curiosidade dos discípulos para saber quem seria este. Todos ainda estavam sentados à mesa quando Jesus diz a Pedro: “Simão, Simão, eis que Satanás pediu para peneirar vocês como trigo! Eu, porém, orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E você quando voltar pra mim fortaleça os seus irmãos.”

Agora, veja a resposta de Pedro: “Estou pronto para ir com o Senhor, tanto para prisão como para a morte”. Eu acho interessante que Satanás iria peneirar a todos, mas, para Pedro, Jesus traz um foco maior. Por quê? Por causa do coração dele, mesmo sendo sincero, estava errado. Ele foi rápido em falar que iria “fazer e acontecer”, mas, por trás, a motivação não estava correta, não era a que ele precisava para cumprir seu propósito ou para permanecer firme nas suas palavras quando a pressão viesse. Pedro precisou passar pela “peneira”.

Jesus disse: “Antes que o galo cante, você negará três vezes que me conhece”. Certamente, para Pedro, isso era uma loucura porque ele achava ter uma estrutura, mas na realidade ele não tinha, e sua real estrutura veio a revelar-se diante da pressão. Ele nega o seu Mestre, o que ele disse que se preciso fosse morreria por ele. Graças a Deus porque a graça, amor e misericórdia de Jesus alcançaram Pedro mesmo diante de tal erro. Todo o chamado e propósito acerca de Pedro ainda permanecia de pé.

O foco desta mensagem é: o seu erro não faz de você alguém errado.

Você continua sendo a pessoa “certa” para o cumprimento de todo o propósito de Deus para a sua vida. Se você errou, arrependa-se, levante-se, aprenda e depois, com a experiência, fortaleça os seus irmãos. Foi assim com Pedro e não é diferente conosco, Deus não nos perde de vista. Mas lembre-se: a avaliação acerca da nossa vida precisa ser com base nas Escrituras, não devemos pensar de nós mesmos além do que convém. Somente a Palavra nos mantém no caminho certo e nos leva ao lugar certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!

Relacionados