Longevidade
Scott Webb
Fundador e líder da Igreja Word of Life Christian Center em Birmingham no Alabama, EUA

Deus quer que tenhamos longevidade em nosso ministério, o Verbo da Vida é um grande exemplo disso!

Eu vim ao Brasil pela primeira vez há 16 anos. Eu fiz muitas conexões, muitos amigos. Desde então, eu tenho a oportunidade de ministrar em acampamentos, igrejas, assim como em Conferências de Ministros. Eu ajudei a construir o Rhema nos Estados Unidos. Eu sou agradecido por Bud e Jan Wright. Bud fez parte do nosso passado e eu posso vê-lo no presente, nas coisas que ele transmitiu a vocês. Sou grato a Guto e Suellen Emery, por fazerem um trabalho impressionante. Eles, literalmente, têm levado isso a um outro nível.

O Senhor me chamou para o ministério desde o ventre da minha mãe. Minhas memórias mais antigas são dos meus três anos de idade, em que a minha avó dizia as pessoas: “Pergunte a ele o que ele vai ser quando crescer”. Eles me perguntavam e, em vez de eu dizer que queria ser um policial, bombeiro ou vaqueiro; eu dizia que iria para todo o mundo falar às pessoas a respeito de Deus”. Eu nem sabia direito o que isso significava, mas isso era o chamado de Deus para minha vida. Uma outra experiência significativa que eu tive com o Senhor, veio quando encontrei a Palavra da Fé. Eu estava começando a seguir o irmão Kenneth Hagin e o Senhor falou comigo e com a minha esposa separadamente. Ele disse, “Vá e ensine ao meu povo a Palavra da Fé”. Eu tinha ouvido o irmão Hagin contar de quando o Senhor deu esse comando a ele, mas quando o Senhor falou comigo, eu sabia que Ele estava dizendo que era para ajudá-lo com o ministério dele.

“Pois minha testemunha é Deus, da saudade que tenho de todos vós, na terna misericórdia de Cristo Jesus. E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção, para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo” (Filipenses 1.8-10).

Jesus está voltando e Ele diz aqui, que Ele quer que cheguemos àquele dia sem tropeçar. A forma que Ele quer que façamos isso, é aprendendo a não tropeçar. Deus quer que nós percebamos as coisas que são vitais. Obviamente, existem coisas que são mais importantes, mas aqui diz que existem coisas que são vitais. Deus quer que nós percebamos e possamos identificar que coisas são essas. 

“Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles” (Hebreus 2.10).

Deus quer trazer todos os seus filhos para a glória. Paulo disse sobre si mesmo: “Eu corri a minha carreira “. Muitos de nós começamos a corrida de um modo maravilhoso. Começar bem no ministério é bom, mas o mais importante do que começar bem, é terminar bem. Deus quer que você termine bem. A Bíblia diz que existe uma coroa separada para aqueles que terminam bem. Estamos falando sobre longevidade no ministério, mas isso também vai incluir longevidade na sua vida.

“Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado. Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram. Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito: Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Embora, certamente, as obras estivessem concluídas desde a fundação do mundo” (Hebreus 4.1-3).

Note aqui três palavras importantes:

  1. Evangelho – que Paulo equipara aqui com a Palavra; ele explica para nós em romanos 12, que “evangelho” é a “Palavra da fé”.
  2. A palavra “pregada” não aproveitou nada a eles, porque eles não misturam fé com ela;
  3. Por fim, a palavra “descanso”.


Lugar de descanso

Deus quer que nós andemos em descanso, na verdade, toda a criação revela a importância disso. A Bíblia nos diz que Deus criou todas as coisas em seis dias, e no sétimo dia Ele descansou. Ele convidou Israel, não para fora do Egito, mas para uma nova terra, em Canaã. Ele os tirou de lá, mas não conseguiu colocá-los lá (em Canaã), por conta dos erros deles. Paulo aqui nos diz, que nós devemos temer, para que essas mesmas coisas não aconteçam conosco. Então, vamos tomar passos para sairmos do mundo das trevas e entrarmos em algum lugar. Paulo descreve esse lugar como o descanso de Deus!

Deus quer nos colocar em um lugar de descanso, assim como Ele queria que Israel vivesse na terra de Canaã. 

“Não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto, onde os vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram as minhas obras por quarenta anos. Por isso, me indignei contra essa geração e disse: Estes sempre erram no coração; eles também não conheceram os meus caminhos. Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso” (Hebreus 3.8-1).

A terra de Canaã era uma ilustração natural daquilo que o Espírito Santo chama de “o descanso de Deus”. Ele diz que esse descanso é um lugar que só pode ser acessado pela fé. Eu sou inspirado pelo Espírito da Fé, e estou dizendo aqui que Deus tem um lugar de descanso para você. Não tem nada, nenhum lugar da terra é comparado a isso. Deus quer que você esteja neste lugar. Você vive a sua vida em um lugar, onde você e Deus estão cooperando juntos e descansando juntos. Apenas pela fé você pode correr a sua carreira e descansar ao mesmo tempo. Deus disse que eles não entraram por causa da incredulidade. Então Ele nos adverte: “Não endureça o coração”.

O que você pensa quando ouve: “Não endureça o coração?”. Você pensa em um pecador? Em alguém que não quer nada com Deus?  Você pensa em um desviado, que está muito afastado do Senhor?

“Porque não haviam compreendido o milagre dos pães; antes, o seu coração estava endurecido” (Marcos 6.52).

A Bíblia diz que os discípulos ficaram maravilhados em ver Jesus andando sobre as águas e que os seus corações estavam endurecidos. Eles não eram pecadores, eram as pessoas mais próximas a Jesus na época. Quando você olha Hebreus 4, você se depara com o mesmo tipo de comportamento. Deus estava falando que o povo d’Ele estava com o coração endurecido. Vendo o ministério de Jesus, esse “impressionar” é visto, pelo Espírito Santo, como um coração endurecido. 

Não importa o que você tenha feito ou visto no passado, sempre mantenha o seu foco no fato de que nós servimos a um Deus sobrenatural. Não importa qual seja o seu problema ou desafio, Deus é capaz!


Fale a coisa certa!

É muito fácil perder de vista o lugar onde você já esteve, esquecer o que o Senhor já fez, porque você está tão envolvido nas coisas rotineiras, em pregação e preparação. Você pode ficar tão envolvido nas obras e no trabalho do ministério que você perde de vista o que Deus já fez. Não queremos que o nosso trabalho seja em vão. É imperativo que todos nós coloquemos os nossos olhos no que realmente importa. Não importa o quão difícil a obra pareça, nós temos que depender da habilidade de Deus operando em nossas vidas, não impedindo Deus de fazer o que Ele mais ama. Deus ama confirmar a sua Palavra; a Palavra pregada de Deus. 

“Assim diz o Senhor, que te redime, o mesmo que te formou desde o ventre materno: Eu sou o Senhor, que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus e sozinho espraiei a terra; que desfaço os sinais dos profetizadores de mentiras e enlouqueço os adivinhos; que faço tornar atrás os sábios, cujo saber converto em loucuras; que confirmo a palavra do meu servo e cumpro o conselho dos meus mensageiros; que digo de Jerusalém: Ela será habitada; e das cidades de Judá: Elas serão edificadas; e quanto às suas ruínas: Eu as levantarei” (Isaías 44.24-26).

Deus ama confirmar a Palavra que você fala e prega. Não temos que convencê-lO. Ele quer fazer isso. Ele quer que você pregue a Palavra com ousadia e dê a Ele algo para confirmar. É isso que a Bíblia chama de descanso. 

Você não pode ser preguiçoso e ser um ministro. É uma jornada muito curta, de trabalhar no poder de Deus, para começar a trabalhar na própria sabedoria e, quando você faz isso, você pode sair da consciência de que Deus é capaz.

“Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: ‘Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!’ Respondeu o Senhor: ‘Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada’” (Lucas 10.38-42).


Escolha bem!

Você tem que aprender a reconhecer quando é tempo escolher uma entre muitas coisas. Quanto mais distante de Jesus você estiver, mais frustração você vai ter, mais contenda você vai gerar. Foi isso que aconteceu com Marta. Ele quer encher você, mas a única forma que Ele pode fazer isso, é você se aproximando d’Ele, se aproximando do Espírito Santo. 

Deixe a sua mente esquecer o que está acontecendo em qualquer outro lugar. Entre e conecte-se com Jesus e com o Espírito Santo. Não se preocupe com o que os seus filhos ou funcionários estão fazendo. Deus quer se mostrar forte. Deus é capaz!

Muitos estão encarando situações familiares, pessoais, financeiras e Deus quer responder a essas coisas. Ele quer confirmar a sua Palavra, a palavra dos seus servos, Ele ama confirmar. Deus irá se mostrar forte!

Você pode fazer algo bom e, ainda assim, está frustrado. Você pode perder aquela vibração, aquela fagulha. Não é porque você está fazendo coisas ruins, você pode ficar assim fazendo coisas boas, mas é muito importante que você ande de perto e se permita se encher d’Ele. As coisas que parecem importantes vão se reduzir a nada, porque você vai andar nas habilidades de Deus. Deus quer confirmar a habilidade d’Ele na sua boca. Deus quer confirmar a Sua Palavra quando você pregar!


Como balões

A Bíblia diz que a Igreja primitiva virou de cabeça para baixo, mas algo aconteceu primeiro: os discípulos viram Jesus ressuscitar, passaram tempo com Ele, receberam a  vida eterna e nasceram de novo. Eles viram Jesus restaurando o Reino d’Ele. Jesus disse aos discípulos em Atos 1 para ficarem em Jerusalém, para receberem poder o Alto. Ele não disse para esperarem e fazerem as coisas com as próprias habilidades.

“Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem” (Atos 2.1-4).

Quando você perde de vista isso e o seu coração fica endurecido, você esquece de como Deus pode fazer coisas de repente. Deus não esqueceu como fazer as coisas “de repente”. Antes da volta de Jesus, esse som “de um vento impetuoso” será ouvido na Igreja. Ouviremos sons celestiais, como o de um som veemente impetuoso.

Um balão de ar quente, não é impressionante quando está deitado no chão. Então, é colocado um motor dentro, que pode gerar um ar quente. Aquele ar vai enchendo o balão e aos poucos ele começa a subir. Então, as cordas começam a ser esticadas. Os que estão lá dentro não estão fazendo nada, só estão apreciando a vista lá em cima. Foi isso que aconteceu na Igreja primitiva, o som de um vento impetuoso chegou e eles começaram a “subir”. É para isso que somos cheios, para “subir” com o Espírito Santo”. Uma pessoa que é cheia está falando em outras línguas, mas também fala a linguagem da fé. 


Ele muda a realidade dos fatos

Pare de pensar na fé como uma obra. Deus ama confirmar a sua Palavra. A forma primordial de Satanás entrar na sua vida é através de seus olhos. Foi isso que ele fez com Eva no Éden. Deus gosta de usar mais os seus ouvidos (Romanos 10.10). A razão para isso é que os seus olhos só podem ver aquilo que é. Se eu olhar para você, vejo o que estou vendo. Não posso ver outra coisa, porque os meus olhos só podem ver o que a luz me permite ver. Não posso mudar os fatos com a visão, mas Deus, quando damos a Ele os nossos ouvidos, Ele pode criar uma visão dentro de nós sem os nossos olhos. 

Ele pode mudar a realidade dos fatos. Ele pode criar uma visão diferente daquilo que nossos olhos veem. Ele pega essa visão, põe em nossa boca e muda o que nós somos. Por isso, é muito importante que atentemos à Palavra de Deus. Deus ama fazer o que Ele sempre fez desde o começo, Ele transforma palavras em mundos. Deus disse, e assim foi feito. 

Deus criou o mundo com a sua Palavra. Ele vai usá-la para moldar um novo mundo para você, pois Deus é capaz!

Deus vai começar a se mover de formas incomuns, formas especiais. Coisas serão aceleradas, coisas estão para pegar velocidade. Você está para ver algo além do que já viu antes, por isso é importante que nós andemos no Espírito. As coisas que façamos, façamos pelo Espírito. Novos ventos começaram a soprar, ventos frios do Espírito Santo. Você não ficará impressionado, você terá expectativa nos “de repentes”. Um novo dia está se descortinando, uma nova puxada do Espírito. O Senhor se manifestará de tamanha gloriosa!


Trechos da mensagem do dia 22 de setembro de 2023, na Conferência de Ministros Sudeste 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!