De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, é o câncer que mais causa mortes e o mais comum nas mulheres brasileiras, que a consideram a doença mais temida, já que afeta a percepção da sexualidade e a imagem pessoal. Deve-se lembrar de que nem todo tumor na mama é maligno e que ele pode ocorrer também em homens, mas numa frequência muito menor.
Podemos comparar a mama a uma estrutura de um cacho de uva, e o seu desenvolvimento se inicia na adolescência só amadurecendo no período da amamentação, por isto a importância da amamentação. O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente.
Quando diagnosticado e tratado em uma fase inicial, ou seja, quando o nódulo é menor que 1 cm, as chances de cura chegam até 95 %. Tumores desse tamanho são pequenos demais para serem detectados pela palpação, mas são visíveis na mamografia. Por isso é fundamental que toda mulher faça uma mamografia por ano a partir dos 40 anos.
A realização do autoexame das mamas é o primeiro exame a ser realizado pela própria mulher. E esse deve ser feito todo mês após o fim do período menstrual para mulheres acima dos 20 anos, de preferencia durante o banho, ao se ensaboar.
Por não existir uma causa específica para essa doença, os especialistas apontam alguns fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento desse tipo de câncer. Os principais indicativos são:
– Ser mulher; – Idade – mulheres acima dos 50 anos correm mais risco; – História familiar de câncer de mama e ovário, principalmente em parentes de primeiro grau antes dos 50 anos; – Não ter filhos ou ter depois dos 30 anos; – Não ter amamentado; – Elevado consumo de álcool (uma dose diária); – Excesso de peso, principalmente após a menopausa (gordura na região abdominal); – Tabagismo; – Falta de exercícios físicos; – Ciclo menstrual: mulheres que começaram a menstruar cedo (antes dos 12 anos) ou que entraram na menopausa após os 55 anos têm risco ligeiramente maior de ter câncer de mama;
Para diminuir a chance do desenvolvimento do câncer de mama, as mulheres devem tomar alguns cuidados, tanto na fase fértil como na menopausa. Que devem ser: – Boa alimentação: evitar gordura animal e privilegiar verduras que contenham princípios antiproliferativos, como brócolis e repolho; – Realizar exercícios físicos de modo continuado (correr, andar, nadar); – Quando tiver filhos, amamentar por um longo período; – Mulheres na menopausa devem realizar a reposição hormonal, sob orientação e acompanhamento do seu médico.
Estamos no mês de Outubro, intitulado Outubro Rosa, que é uma campanha de conscientização, tendo como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção do câncer de mama. O movimento dura o mês inteiro e busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce desse tipo de câncer. A Palavra de Deus diz em Mateus 11. 22 que a sabedoria é justificada por suas ações, então vamos agir, fazendo a nossa parte.