Não posso orar em voz alta?

Michela Bathemarque
Professora do Rhema

Muitos alunos, em lugares diferentes do país, já me perguntaram: “Professora, é verdade que eu tenho que orar a Deus com o meu pensamento para o diabo não escutar e frustrar os meus sonhos?”.

Esse questionamento começou a despertar a minha atenção e trazer à minha memória que eu já havia pensado e agido exatamente assim antes de entender melhor a Palavra. Quando desejava muito uma coisa, ou queria falar com o Senhor acerca de sonhos que eu tinha, eu me dirigia a Ele em pensamento, com o intuito do diabo não ouvir e, talvez, atrapalhar tudo. Eu havia sido ensinada assim.

Quando me encontrei com os ensinamentos no Rhema, descobri que não, o diabo não pode frustrar os meus sonhos, mesmo ouvindo as minhas orações. Descobri que Jesus retirou do diabo a autoridade que ele tinha sobre nós. Hoje, ele não tem autoridade nenhuma sobre a Igreja de Cristo.

“Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado […] cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz, e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz” (Colossenses 1.13-15).

Hoje, eu posso me dirigir ao meu Pai e falar com Ele acerca dos meus sonhos e desejos, pois Ele está interessado em satisfazer cada um deles! Mas isso não descarta o cuidado que eu devo ter com as palavras que saem da minha boca. Eu preciso temer falar alto os meus planos e sonhos? Não. Porém, podemos ser cuidadosos, não porque o diabo vai impedi-los de se cumprirem, mas porque ele pode usar pessoas para tentar neutralizar a nossa fé através de palavras negativas, e é aí que está a grande questão.

O Filho do Deus vivo

Todos nós sabemos que Jesus tinha uma grande missão e vemos, pela Palavra, o diabo tentando frustrá-la a todo custo. Exemplo disso está em Mateus 16.13-23. Eu acho esse texto fantástico e esclarecedor para o assunto em questão. Jesus perguntou aos seus discípulos o que as pessoas diziam a cerca d’Ele. Após a resposta, Ele os fez nova pergunta: “Mas, vós, quem dizeis que eu sou?”.

Pedro logo respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Jesus afirmou: “Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que te revelaram, mas meu Pai, que está nos céus”. O interessante é que Jesus percebeu a origem dessa afirmação de Pedro, ou seja, que havia sido Deus quem o inspirou. 

Contudo, se continuarmos a leitura, observamos Jesus repreendendo a Pedro, após “elogiá-lo“. Quando Jesus começou a anunciar aos seus discípulos que Ele morreria, ou seja, que cumpriria Sua missão, Pedro chamou Jesus à parte para repreendê-Lo: “Tem compaixão de Ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá”

A resposta de Jesus para Pedro parece ser dura quando não entendemos o que está em jogo ali, ou quem está por detrás daquelas palavras. Jesus respondeu: “Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens”. O mestre disse claramente que aquelas palavras eram como pedra de tropeço para Ele, isso porque aquelas palavras iriam contra os planos de Deus para Sua vida.

Durante muito tempo, pela falta de entendimento, achei Jesus duro demais com Pedro. Eu ficava triste com Jesus e com muita pena de Pedro; afinal, ele amava o mestre e não queria que nada de ruim acontecesse com Ele. Mas foi o diabo quem se aproveitou dessa situação e usou isso contra Pedro, que se deixou ser influenciado por ele para tentar frustrar os planos de Deus para Cristo. Jesus, como um homem guiado pelo Espírito de Deus, percebeu novamente qual era a origem, quem estava por detrás da afirmação de Pedro, e logo repreendeu! 

O diabo não pode frustrar os seus sonhos e planos, mas ele pode usar pessoas que liberam palavras sobre a sua vida com o propósito de neutralizar a sua fé e paralisá-lo. Essa é uma das formas que ele age. Às vezes, isso pode acontecer de forma “inocente”, nem sempre as pessoas falam coisas para nós com o propósito de nos prejudicar ou nos magoar, mas o diabo, independentemente disso, sempre vai usar o que ele puder para tentar nos atingir. Esteja ligado, porque aquilo que pode parecer um “cuidado” ou “zelo” com a sua vida, pode, na verdade, ser o diabo disfarçadamente tentando neutralizar os seus sonhos.

Uma maneira clara de você perceber a origem do que lhe foi dito é perceber se aquilo que lhe disseram vai contra o testemunho interior, contra a Palavra de Deus ou contra o que Deus já falou com você. Se esse for o caso, não hesite, descarte. Não permita que as palavras liberadas tenham tempo de criar uma imagem na sua mente e assim abalar a sua fé. 

É importante tomar cuidado com o quê e para quem você fala determinadas coisas. Às vezes, estamos animados, felizes, exercendo fé e compartilhamos com pessoas que não vão se alegrar conosco, mas que podem sim, ser canais do diabo para tentar neutralizar nossa fé. 

Saiba que nem todos estão prontos para se alegrar com os que se alegram. Nem todos estão prontos para ver o seu sucesso, avanço, felicidade e prosperidade. Infelizmente, essa é uma grande e dolorosa verdade, por isso, seja guiado para compartilhar coisas que estão no seu coração, não por medo do diabo impedi-las (“Deus não nos deu espírito de medo, e sim de poder, amor e moderação”), mas, simplesmente, para você se poupar de correr o risco de tomar um “banho de água fria”.

Aprendi com o nosso amigo Espírito Santo que essa também é uma forma de guardarmos o nosso coração. Como assim? Simples… Quando somos cuidadosos com o que e para quem falamos determinadas coisas, nós nos guardamos de decepções e tristezas que podem afetar o nosso coração, gerando uma raiz de amargura contra pessoas.

Nos tornaremos mais suscetíveis a se magoar, principalmente, se não tivermos a mesma compreensão que Jesus teve: não era Pedro, mas sim quem o estava influenciando. Lembre-se sempre: “A nossa luta não é contra o carne ou sangue”.

Outro exemplo que gosto muito e que também retrata nosso assunto é o de José do Egito. Não acredito que José precisava ter passado por tudo que passou. Ser vendido como escravo pelos próprios irmãos, correr o risco de guardar mágoa em seu coração pelo trauma que passou para chegar ao seu destino, para chegar ao lugar onde Deus o queria. 

Fico pensando o que se passou naquele momento na cabeça de José. Ser vendido pelas pessoas que, na verdade, deveriam protegê-lo. Como esse exemplo me ensina! José falou a coisa certa para as pessoas erradas e no tempo errado. Ele pagou um preço alto por isso a ponto de ter que lidar com seus sentimentos ao ver novamente seus irmãos, vários anos depois. 

Entretanto, como ele mesmo disse aos seus irmãos, ele era um homem temente a Deus e, mesmo com poder para se vingar deles, compadeceu-se e fez a coisa certa.

Guarde o seu coração e seja guiado pelo Espírito Santo para ter as pessoas certas ao seu lado. Ore por amigos, todos nós precisamos de pessoas, precisamos de amigos, estes são uma riqueza inestimável. Tenho amigos que palavras não podem descrever tudo o que são pra mim, mas orei, pedi a Deus que me enviasse as pessoas certas! Deus nunca nos decepciona.

Mesmo que você tenha tido experiências ruins no passado, permita-se ser guiado pelo Espírito de Deus para ter amigos verdadeiros, que vão se alegrar com você em cada fase da sua vida e estarão junto consigo em oração quando um desafio se levantar. É maravilhoso ter pessoas ao lado, ou mesmo que distantes, mas ligadas de coração, em quem você possa confiar, amar, ser amado por elas e viver grandes momentos unidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!
Relacionados