Verbo FM

Nossa esperança

ricardo-austregesilo
Ricardo Austregésilo
Pastor auxiliar da Igreja Zona Norte em Recife

A Bíblia é um livro de esperança! Se ela não produz esperança em você a ponto de te erguer, você está lendo da forma errada! Hebreus diz que a fé é a certeza, não a dúvida. Então, quando temos dúvidas, não estamos agindo em fé.

Fé é convicção, um firme fundamento. Mas, para que ela funcione, é necessário esperança, porque a Bíblia nos diz que a fé é a certeza das coisas que se esperam. Se não esperarmos nada, não poderemos ter certeza de coisa alguma, pois para a fé funcionar é necessário que esperemos algo. Se não esperarmos nada de Deus, não receberemos nada Dele. Devemos ter fé em Deus, em quem Ele é, e uma das formas de conhecermos a Deus é olhando para Jesus, porque Ele é a expressão exata do Seu ser.

Muitas vezes ficamos sem esperança devido às circunstâncias adversas. Então, ficamos desiludidos e isso afeta nossa fé, porque, ao invés de focarmos em Deus, passamos a focar nas coisas erradas.

Existe uma lei chamada Lei do Uso e do Aumento, e por ela entendemos que quanto mais usamos algo, mais aquilo aumenta. Mas podemos entender também da seguinte forma: tudo aquilo em que você focaliza se expande. Se você focaliza na falta, se sua mentalidade está no pior, isso vai aumentar; por isso pessoas pessimistas não são bem sucedidas e as pessoas otimistas se dão bem.

Além disso, declaramos aquilo em que nos focamos e a Bíblia nos diz que morte e vida estão no poder da língua e aquele que a utilizar comerá do seu fruto. Então, é como utilizamos nossa língua que irá atrair as coisas para nossa vida. Muitos não tomam esse posicionamento de declarar da forma correta e querem se vitimizar diante de Deus, mas não é a sua necessidade que irá atrair o milagre (a bênção), é a sua fé. A fé provoca o milagre. Quando você tem certeza da bondade de Deus, quando você tem fé, você não fica esperando, você faz as coisas acontecerem.

A nossa fé é que vai transformar as circunstâncias. Às vezes ficamos esperando passivamente que Deus faça algo, mas a Bíblia nos diz que devemos colocar diante de Deus as nossas petições, mas depois das petições deve haver ações de graças.

Tiago 1:2 | Romanos 5:3 A Bíblia não nos garante que ficaremos livres de problemas, mas que teremos aflições, devendo, nesse caso, ter bom ânimo. Jesus não quer que nos foquemos nos problemas, mas diz que devemos nos alegrar, porque a tribulação produz perseverança. Portanto, existe uma recompensa, algo importante para acontecer quando há uma provação. Por mais que haja um problema, haverá uma recompensa e, quando enfrentarmos um problema, é para essa recompensa que deveremos olhar.

Perseverança é estabilidade, constância, tolerância, característica de quem não se desvia do seu propósito.

Quando você passa por uma provação, algo intenso vai ser produzido em você. Problemas iremos enfrentar, não temos controle sobre isso, não podemos impedir as tempestades e pressões que virão, mas podemos nos preparar para elas. Quando vem uma tempestade devemos agir assim:

Se formos pegos de surpresa, devemos segurar ou ficar num local seguro e forte.

Se tivermos tempo de nos prevenir, devemos fugir para um local seguro.

O Senhor é nosso local seguro e forte!

Diante de um problema só há dois caminhos: ou você desiste ou você supera. As suas ações durante a tempestade é que irão desenvolver algo de bom para você. Depois da fase e estação de problemas, haverá bênçãos. Então, foque naquilo que é bom. Quando tomamos uma postura diferente é que temos as recompensas que a Bíblia nos promete.

Provérbios 4:23 | Filipenses 4:8 A Bíblia nos diz que devemos guardar nosso coração, pois dele procedem as fontes de vida. Mas, para isso, precisamos prestar atenção naquilo que estamos deixando entrar, no que estamos vendo e ouvindo.

A Palavra também nos orienta a pensar certo. O problema tenta causar em nós um desvio de foco. Por isso, quando vierem pensamentos que não estão em conformidade com aquilo que o Senhor nos diz, devemos substituí-los por tudo que é honesto, justo, puro, amável, de boa fama.

Para passar pelas tribulações, devemos ter um posicionamento correto, uma ação de perseverança.

Jó 42:5, 10, 16 A provação fez com que Jó tivesse um conhecimento mais profundo de Deus. Deus não usa provações para nos aproximarmos Dele, mas, em meio ao problema, Deus dará recompensas.

Independente do que venha, saiba que você tem um dono e Deus nunca irá abandoná-lo (Salmos 23). Então, por que temer? Às vezes achamos que nossos problemas são tão grandes porque nosso foco está no local errado. Não devemos olhar para as dificuldades que surgem, mas para tudo aquilo que temos. Quanto mais rendermos graças a Deus, mais o favor de Deus irá operar.

Deus nos diz antecipadamente o resultado da obediência, não é uma surpresa. Ele revela tudo que obteremos para que tenhamos esperança, porque nossa fé vai operar em cima da esperança.

Provérbio 21:23 | 18:20 O que nossos lábios produzirem é que vai acontecer para nós. Por isso, quando os problemas se levantarem, a primeira coisa que devemos fazer é vigiar a boca, conscientes de que as nossas palavras produzirão resultados que podem nos beneficiar ou não. Isso não significa que devemos simplesmente nos calar, mas que devemos enfrentar o problema falando, declarando que você vai conseguir, você vai superar, chamando a existência o que não existe e colocando a fé em operação. Enfrente o problema, porque ele dará acesso a outras fases.

A tribulação faz com queiramos desviar o foco, mas nosso foco deve ser alinhado em Deus. Quando vier o problema, se aquieta, olha para Deus, saiba que Ele irá fazer mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!