David Veras
Graduado da Escola de Ministros Rhema

Hoje, talvez mais do que nunca, precisamos entender os nossos direitos civis. Temos visto abusos por parte de políticos sobre os direitos da coletividade, inobservância de regras processuais, um tanto quanto de maneira intencional. Se não tivermos conhecimento dos nossos direitos, ficaremos amedrontados e tolhidos.

Essa importância de sabermos os nossos direitos é demonstrada no livro de Atos 16.16-40. A passagem fala de Paulo e Silas na prisão. E quero atentar para o versículo 37:

“Paulo, no entanto, respondeu: “Eles nos açoitaram publicamente sem julgamento e nos colocaram na prisão, e nós somos cidadãos romanos. Agora querem que vamos embora às escondidas? De maneira nenhuma! Que venham eles mesmos e nos soltem” (Atos 16.37-NVT).

Paulo e Silas eram romanos. Eles sabiam de seus direitos. Quando foram presos por autoridades sem nem muito menos passarem por um processo e julgamento, posicionaram-se diante de suas prerrogativas legais e combateram a situação.

O que aconteceu quando eles se posicionaram? Os magistrados ficaram com medo.

“Os guardas relataram isso aos magistrados, que ficaram assustados por saber que Paulo e Silas eram cidadãos romanos” (Atos 16.38 – NVT).

Não quero incentivar as pessoas a terem medo de nós. Mas devemos aprender a defender os nossos direitos. Pecado é pecado! Não podemos relativizar o que o mundo quer que a igreja “atualize”. As leis de Deus continuam as mesmas. Mas se não tivermos conhecimento dos nossos direitos naturais sobre nossa liberdade de religião e crença (art. 18 – Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948), podemos ficar neutralizados por uma minoria que quer imputar como crime algo que acreditamos ser pecado.

É muito importante conhecermos os nossos direitos em Cristo, mas também é de suma importância conhecermos nossos direitos naturais. Afinal, vivemos em um mundo com regras, e se não as conhecermos, perderemos oportunidades de defendermos a nossa fé e lutar por um mundo melhor para os nossos filhos.

1 Comentário

  • Achei ótimo fala sobre nossos direitos e falam sobre Silas e Paulo que foram presos sem nenhum julgamento e nem preconceito eu gostei muito e vou continuar para desenvolver novas coisas

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!