Verbo FM

Ideologia e linguagem

tassos lycurgo - o poder da linguagem
Tassos Lycurgo
Pastor presidente do Ministério Defesa da Fé

Vamos falar sobre ideologia e linguagem e como isso afeta a forma que pensamos e agimos. Estamos no momento em que precisamos nos articular como igreja para defender a família. Temos instituições que querem destruir a igreja, o inimigo de nossas almas está querendo destruir esse bem tão precioso.

Estamos numa guerra cultural, os principais campos de batalha – cultura e educação. O inimigo das ideologias comunistas não é o capitalismo, mas sim o cristianismo.

Precisamos entender que a nossa luta se dá no campo dos valores. Os maiores alvos do cristianismo são a família e a igreja.

Breve histórico do comunismo

Marx e Engels queriam criar uma lei como uma sociedade deveria funcionar – materialismo histórico. Marx dizia que toda discussão deveria ser no campo da economia, ou seja, o Marxismo dizia que a evolução da sociedade viria do campo econômico. O objetivo era dividir as classes trabalhadoras para dominar o campo econômico e assim, estabeleceria o comunismo. 

A realidade não aconteceu da forma que ele previu, a ideia não correspondeu à realidade. Teve um valor intelectual, mas o problema da ideia por mais que fosse interessante não correspondeu à realidade.

O controle da economia não se tornou possível. As leis da economia são como as leis da gravidade, não se pode controlá-las. Os países como Cuba, Coréia do Norte e Venezuela são a prova disso, eles tentaram implementar o comunismo marxista, mas  acabaram falindo.

A Revolução Russa é uma demonstração que as ideias marxistas também não funcionaram. O país passou direto do feudalismo para o comunismo. Lenin quis dar um aspecto mais político às ideologias marxistas, mas não foi suficiente.

O comunismo de acordo com Antonio Gramsci é o que está tentando ser implementado hoje em dia e que está atacando diretamente a igreja e a família. Ele criou uma visão pós-marxista, para o plano de valores, cultural e educacional. Aí surgem as ideologias: homem versus mulher, nordestino versus sulista, surdo versus ouvinte, etc tratando pessoas com uma cultura e comunidade própria.

Para os comunistas pós-marxistas, a identidade é dada pelo grupo que você é colocado para ser dominado, promove a divisão na base de gênero, sexual, de raça. O coletivismo é uma ação de escravização para dominação.

No Brasil

No Brasil, temos o caráter de miscigenação, somos todos de uma só cor, está sendo perdida pelo comunismo ideológico que quer criar grupo separatistas. A Igreja Cristã tem sido uma barreira ao comunismo ideológico.

O negro é vítima do negrismo, a mulher vítima do feminismo. Cadê o movimento feminista quando precisam defendê-las diante do caso dos transgêneros nos esportes femininos?

O homossexual é vítima do LGBTismo, se um deles quiser agir diferente do que o grupo propõe é atacado. As maiores universidades do país estão realizando cirurgias e tratamentos hormonais irreversíveis em crianças e muitas delas depois cometem suicídio. A igreja precisa se posicionar!

Essas ideologias querem destruir vidas e famílias. Os índios também são vítimas do indianismo. Eu tive oportunidade de conhecer o povo Ticuna, na divisa da Colômbia e eles estão sendo obrigados a falar somente o idioma, enquanto podiam aprender o espanhol, português de forma nativa e terem melhor oportunidade no mercado de trabalho. Eles estão sendo escravos do comunismo.

Crianças estão sendo ensinadas que a cor da sua pele as faz culpadas. A escravidão estirpa a dignidade do homem, ela sempre existiu na história da humanidade… Precisamos nos posicionar como família e como igreja.

Comunismo ideológico

A Escola de Frankfurt estabeleceu um método que é importante para nós entendermos. A linguística forja o nosso pensamento. O domínio da linguagem é essencial para dominar o pensamento. Ao falarmos de família, devemos ter cuidado com as palavras que você usa. As palavras ditas acabam passando para seus filhos e forja a forma dele agir.

O comunismo ideológico quer destruir a forma de pensar adequadamente. Eles querem destruir a individualidade, tornando as pessoas frágeis, homens frouxos. No modo global, o que está sendo feito na alfabetização é algo singular, a escola não serve para alfabetizar. As pessoas estão se tornando analfabetos funcionais, culpando a criança por não conseguir aprender e não o método que não funciona.

O distúrbio não é da aprendizagem, mas o método da escola que segue o comunismo ideológico. Os pais da igreja devem estar preparados para defender as crianças. Eles querem afastar essa geração do Senhor.

Muito cuidado com a sua autonomia linguística, porque isso vai determinar a forma que você pensa. A linguagem neutra abre a porta da ideologia de gênero, que é a porta para as demais ideologias comunistas. Uma das poucas coisas que as gerações concordavam até o século passado era sobre o gênero, que ele devia se adequar ao seu sexo, agora, nessa geração, isso inverteu, o sexo que se adequa ao gênero.

O poder da linguagem

Por isso é importante entender o poder da linguagem, pois palavras determinam pensamentos e pensamentos determinam ação. Um grande ataque às palavras é criminalizar algumas formas que falamos determinadas palavras.

Até quando vamos deixar eles mandarem em nossas palavras? A estratégia é também de esvaziar o conteúdo de outras palavras, e quando isso acontece não sabemos pensar adequadamente. Por exemplo: a sigla LGBTQ, o Q de queer, não tem definição explícita.

Existem movimentos acadêmicos no Brasil que querem que a pedofilia seja normal e o nome pedófilo não seja utilizado, mas que utilize a palavra: Pam – pessoa atraída por menores. Não podemos deixar isso acontecer. Não esqueça a sua necessidade de não menosprezar o poder da linguagem.

A forma que seu filho fala determina a forma que ele pensa e a forma que ele pensa, assim agirá.


*Trechos da mensagem do dia 13 de maio, de 2023, no “Seminário Em defesa da fé”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!