Verbo FM

O Senhor é o nosso Pastor

Ravine Farias

Professora do Rhema Brasil

“Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.” (Salmos 23-5)

Na primeira parte Davi diz que o Senhor prepara um banquete para ele. Como um rei ele sabe o que é ser um excelente anfitrião. Ele afirma que Deus prepara um banquete para ele na presença de seus inimigos, aqueles do vale da escuridão, e em seguida ele menciona a unção com óleo. Davi foi ungido rei pelo profeta, ele tinha autoridade e governo por causa da unção, ele entendia bem isso.

Gostaria de voltar com você ainda para a visão de pastor, para entendermos mais profundamente a respeito desse óleo. Na época de Davi os pastores verificavam todos os dias as suas ovelhas, especialmente as narinas que atraiam moscas.

Os pastores faziam isso diariamente para não permitir que as moscas ou outro inseto pousasse e depositasse seus ovos ali. As ovelhas não gostavam de moscas e de nenhum inseto, porque suas larvinhas causavam tamanha agonia nas ovelhas ao ponto de algumas ovelhas baterem suas cabeças contra as rochas, esfregarem seus focinhos contra as pedras para aliviar sua dor e incômodo.

Quando um pastor encontrava a sua ovelha nessa situação, ele limpava suas narinas, arrancava as feridas, sarava com óleo. Davi está se referindo ao óleo que sara, cura, que previne contra as doenças, ao cuidado do pastor que arranca as larvinhas, limpa, impede que as moscas incomodem seu rebanho, não permite que suas ovelhas acabem com sua própria vida por não terem seus cuidados.

Voltando ao banquete, Davi diz que seu cálice transborda. É comum pensarmos em abundância como a interpretação mais real dessa parte do verso, até mesmo porque ouvimos muitas canções que nos remetem a essa interpretação. Porém ao pesquisar sobre essa expressão da época percebi que Davi queria revelar algo mais.  O primeiro significado é que essa expressão era usada por quem bebia um vinho de excelente qualidade, costumava-se dizer que o cálice transbordava, para demonstrar a qualidade do bom vinho.

Ao ser convidado para um banquete com um rei naquela época todos os convidados que comiam a mesa do Rei eram servidos do melhor vinho, não tem como não se fartar num banquete no palácio de um rei. É óbvio que existe abundância no banquete real, e é óbvio que todos os convidados serão bem servidos.

Mas existe um pequeno detalhe nessa expressão, ela revela um momento comum nos banquetes reais. Quando o Rei queria destacar um de seus convidados tornando-o favorito naquela recepção ele pedia que um de seus copeiros ou servos servissem o vinho de qualidade para aquele convidado ao ponto de seu cálice transbordar. O derramar desse vinho tornava público a preferência do Rei por aquele convidado, isso queria dizer que o convidado era especial. Para um Rei não basta apenas saber que aquela pessoa é especial, um Rei mostra em ações seu Favor para com aqueles que são especiais para ele, um Rei faz questão de tornar isso algo público.

Transferindo essas verdades para a Nova Aliança somos filhos de Deus, que é o Rei, nesse banquete e temos a nosso serviço os anjos que agem em nosso favor em obediência a Palavra de Deus para que todos os seus inimigos, perseguições, faltas, doenças, pressões, para que todos possam ver que nesse banquete você é favorito.

Oh glória! Para encerrar Davi diz:

“Certamente que a bondade e misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre.” (Salmos 23-6)

O salmista creu que estaria na Presença do Senhor todos os dias e, além disso, que sua bondade e misericórdia não precisavam ser pedidas ou perseguidas. Esses atributos do Senhor seguem aqueles que nele esperam.  Quem entrava nos palácios de um rei estava seguro, a segurança de um palácio era inviolável, esse é o seu lugar!

Amado, perceba a confiança de um homem no Pastor que é Fiel, sendo pastor ou sendo rei, no vale da escuridão ou sentado a mesa no banquete. Seja onde for ou na circunstância que for, confiar em Deus é uma atitude nossa. Declarar esse salmo como uma confissão de fé vai transformar a nossa realidade de vida. Nós estaremos com Ele para Sempre.

Seja abençoado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!