Verbo FM

Os dons do Ministério

paulo
Paulo Alves
Graduado da Escola de Ministros Rhema em Recife

O livro de Kenneth Hagin “Os dons do Ministério” nos fala da importância dos 5 dons ministeriais e dos outros ministérios para o Corpo de Cristo. O Senhor Jesus deu esses dons do ministério à Igreja. Eles foram dados para o aperfeiçoamento dos santos, para o trabalho do ministério e para a edificação do Corpo de Cristo, até que todos cheguemos à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo. Esses dons do ministério fazem parte do propósito de Deus para o amadurecimento dos santos até que Jesus volte para sua Igreja (Efésios 4:11-16).

Deus estabeleceu os dons do ministério na igreja — não os homens. Há uma grande diferença entre Deus estabelecer alguém na igreja — e alguém ser colocado pelos homens. A pessoa não pode fazer de si mesmo um dom do ministério, pois isto é muito perigoso. A pessoa chamada por Deus terá o equipamento espiritual — dons do Espírito — que acompanha o ofício,ou os ofícios para os quais ela foi chamada.

Os meios pelos quais os homens são chamados não são importantes, mas a obediência ao chamado de Deus é muito importante. Se não formos cuidadosos, cairemos no erro da igreja em geral de chamar/estabelecer ministérios em função da necessidade. Isto não é “escriturístico”. Há um chamado de Deus, dado por Deus apenas. Naturalmente, como cristãos, em qualquer momento que observarmos uma necessidade, lidaremos com a mesma e nos esforçaremos com a capacidade que temos para ministrar sobre aquela necessidade. Isto é correto de acordo com as Escrituras. Mas isso não deve ser confundido com o chamado de Deus para o ministério (1 Coríntios 12: 27-28).

Os dons do ministério são dados para pessoas que foram chamadas por Deus ao ministério de tempo integral.Quando uma pessoa é nascida de novo, Deus tem em mente o que Ele a chamou para fazer. Com o novo nascimento, o indivíduo é equipado com certos talentos espirituais para permanecer onde for estabelecido no Corpo de Cristo.Deus equipa as pessoas com os dons espirituais necessários, para que as mesmas possam permanecer no ofício em que ele as chamou.

Um dos aspectos mais fascinantes relativos aos dons do ministério é suadiversidade.Devemos estimar todos os dons do ministério que Jesus colocou na igreja, eperceber que cada um deles é essencial para o amadurecimento completo da igreja.A questão do equilíbrio dos dons ministeriais no Corpo de Cristo é de vital importância para ser eficaz.

Os 5 dons ministeriais são:

Apóstolos: O ofício de apóstolo parece englobar quase todo tipo de ministério.

Profetas: O ministério do profeta é inspiracional. Ele fala por inspiração e revelação direta de Deus.

Evangelistas: O evangelista tem um comissionamento direto do Senhor para PREGAR a Palavra para a salvação das almas.

Pastores: São aqueles que pastoreiam as ovelhas de Deus.

Mestres: Aqueles que ocupam o ofício de mestre ensinam a Palavra, não por habilidade natural, mas pela capacitação (habilidade) divina do Espírito Santo.

O plano de Deus é que cada ministério que Ele colocou na igreja, corrija e complemente os outros, fazendo com que haja o equilíbrio necessário.

O profeta é para inspirar o mestre. O mestre é para equilibrar o profeta. O evangelista é para nos lembrar continuamente acerca do mundo perdido e morto espiritualmente e de sua necessidade do Evangelho.O pastor é para nos mostrar que as vidas ainda precisam de muito cuidado depois de serem salvas.O apóstolo é para inspirar e abrir espaços para novas conquistas para Cristo e para a Igreja.O propósito dos dons do ministério é a unidade, e não a divisão.Uma pessoa pode operar em mais de um ofício; nós os separamos para melhor defini-los (Efésios 4:11).

Existem os que são considerados de apoio para os quíntuplos ofícios ministeriais. Estes são denominados de ministério de socorros. Existe também o ministério de variedade de línguas (diferentes tipos de línguas). A Bíblia nos fala do ministério de exortaçãoe também do ministério de contribuição.(1 Coríntios 12: 28-30 e Romanos 12:4-8).

Jesus colocou os dons do ministério na igreja para nos auxiliar a crescer conforme aSua imagem. Deus não recompensa a posição ministerial em si, porém Ele recompensa a fidelidade ao chamado ministerial.

 

9 Comentários

  • Uma observação, não tenho intenção de causar polêmica. Quando você diz , que tem o ministério, de variedades, de línguas. Me parece, conflitante, pois variedade de línguas, está relacionado, com Dons do Espírito Santo.

    Resposta
    • No caso o falar em linguas é sinal do batismo no espirito Santo! Mas o dom de diversidade de liguas e interpretação esta relacionado ao dom ministerial, e não é todos que sao batizados que o recebe! Espero ter ajudado.

      Resposta
      • SOBRE O FALADO DOM MINISTERIAL DE VARIEDADE DE LÍNGUAS E INTERPRETAÇÃO…

        Boa tarde, quanto a questão do Dom VOCAL de línguas e Interpretação de Línguas esse é um DOM ESPIRITUAL pois está relacionado com as MANIFESTAÇÕES DO ESPÍRITO descrito em I Co 12. Os dons do Ministério são em tese os Ofícios dado por Deus para o Aperfeiçoamento e Edificação do CORPO DE CRISTO. Ef 4:11. Já os dons ou manifestações do Espírito Santo são unções que o próprio Espírito disbribui como quer, a quem quer e como quer. Em resumo, o DOM de línguas e interpretação de Línguas não é um DOM MINISTERIAL e sim uma das Operações dos dons espirituais e especificamente esse dom mencionado é um dom VOCAL = QUE DIZ ALGO. Ainda existe outra manifestação ou Operação atribuída a esse dom espiritual (que o Espírito Santo concede) que é a PROFECIA.
        Wallisson Barros.

        Resposta
  • gloria a Deus como tenho aprendido com o rhema hoje posso falar que eu vivo a verdade,

    Resposta
  • Paz!
    O irmão tem alguma literatura sobre mudanças no chamado ministerial ao longo da vida do ministro?
    Grato
    José teixeira.

    Resposta
  • AMEM…SINCERAMENTE APRENDI SOBRE OS DONS MINISTÉRIAIS..OBRIGADO

    Resposta
  • Muito bom, gostei da lição. sou muito grato de ter sido aluno deste seminário Rhema

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!