alegria
Wivian Klart
Integrante do Departamento de Música do Verbo Sede

A alegria é uma resposta de algo que já habita em nós, que não entra e sai quando a gente ri ou quando a gente chora. Ela mora permanentemente dentro de nós. Essa é a base da vida Cristã.

A alegria é um atributo desse fruto (Gálatas 5.22), que nos faz conhecer a árvore. O fruto da alegria é o riso. Manifeste esse fruto! Sorria!


Cuidado com os ladrões da alegria

Nossa responsabilidade é dar frutos, visto que Deus já habita em nós pelo Espírito. Não é uma responsabilidade do Espírito manifestar a alegria, a responsabilidade é nossa. Não devemos pedir para Deus nos fazer sorrir de novo ou ficarmos alegres, a responsabilidade é nossa de frutificar e proteger esse fruto. 

Nós guardamos e protegemos nosso fruto através da nossa boca, dos nossos olhos. A alegria é uma das coisas mais preciosas que o crente tem, é o que nos diferencia do mundo, pois a alegria do mundo é circunstancial. A do crente não, é em todo tempo, até nas dificuldades e no dia mau. 


1. Cuidado com os ambientes que você frequenta

Ambientes definem atmosferas, atmosferas definem decisões, pensamentos e assuntos. Cuidado com os ambientes que você tem escolhido frequentar, que você vive ou passa a maior parte do seu dia. A maioria dos ambientes somos nós quem escolhemos estar. Tem ambientes que podem roubar a nossa alegria. Não falo só de lugar físico, mas também virtuais, como sites e aplicativos.

Existem ambientes que até são compostos de crentes, mas que não devemos estar. Existem “músicas de crente” ou que falam de Deus que você não deve ouvir, porque nem toda música que fala de Deus realmente é um ambiente d’Ele. Mateus 5.14 nos revela que somos luz do mundo. Se você não consegue influenciar, a influência do ambiente vai tomar conta de você. Cuidado com o quarto escuro. Se não for pra dormir, acenda a luz!

“Senhor, como tem crescido o número dos meus adversários! São numerosos os que se levantam contra mim. São muitos os que dizem de mim: Não há em Deus salvação para ele. Porém tu, Senhor, és o meu escudo, és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça. Com a minha voz clamo ao Senhor, e ele do seu santo monte me responde. Deito-me e pego no sono; acordo, porque o Senhor me sustenta. Não tenho medo de milhares do povo que tomam posição contra mim de todos os lados. Levanta-te, Senhor! Salva-me, Deus meu, pois feres nos queixos a todos os meus inimigos e aos ímpios quebras os dentes. Do Senhor é a salvação, e sobre o teu povo, a tua bênção” (Salmos 3.1-8).


2. Cuidado com a música que você ouve

Tenha cuidado com certas músicas cristãs. Você sabia que existem notas e campos harmônicos tristes? Tem notas que são alegres, que tiram você das situações depressivas. Todas as notas tem um propósito. Por que as nossas músicas e a nossa playlist do ano todo só tem músicas tristes? Seja rápido para mudar a faixa se você está ficando triste. Não podemos “alisar” um ladrão da alegria. Crente cheio do Espírito sabe discernir tudo. A música é uma ferramenta usada por Deus, mas que pode ser usada também pelo diabo. Ela pode gerar atmosferas!

Na maioria dos salmos escritos por Davi, ao ler, você vai encontrar um padrão. Os salmos eram como músicas. Ele começa com uma nota menor, levando as suas queixas diante do Senhor, colocando-se com um choro, mas logo muda, reconhecendo a Deus. Você percebe uma ousadia.

Seja rápido em mudar. A Palavra diz: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo!”. Tenha bom ânimo!

Qual o tema do seu reportório? As músicas precisam falar mais de Jesus, do que sobre nós ou nossos sentimentos!


3. Cuidado com as associações

Devemos amar todas as pessoas, mas não devemos nos associar e compartilhar nossos sonhos com todas elas. Se roubou a sua alegria, caia fora. Fuja de pessoas e palavras de murmuração, de reclamação, de morte. Cuidado com assuntos, filmes e séries sobre morte, rituais e sangues. Crentes não devem assistir isso. Associações em que você tem ficado mais triste, mais angustiado, não tem influenciado, mas recebido dessa influência, saia delas! Mesmo que sejam familiares, não se associe. Existe o respeito que devemos a eles, mas não precisamos nos relacionar.

Ambientes, músicas e pessoas são três ladrões da alegria. Cuidado!

Pessoas que chegam ao fundo do poço com depressão, ansiedade, síndrome do pânico, pensamento suicida, muitas delas foram influenciadas por um desses três ladrões.

Seja rápido para mudar de ambientes, de associações, de playlists que tem afetado e roubado a sua alegria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!