Verbo FM

Os Segredos da Felicidade Financeira

tonn
Tonn Nunes
Graduado do Rhema Brasil

Você sabe o que é felicidade financeira?

Nós ouvimos falar muito de prosperidade e de independência financeira como também é frequente a discussão se dinheiro traz ou não felicidade. Para algumas pessoas, ser feliz está diretamente associado a conquistar cada vez mais bens materiais e engordar sua conta bancária, enquanto outros pensam radicalmente que o dinheiro e as riquezas são um perigo para felicidade das pessoas, pois as transforma em monstros orgulhosos e cobiçosos.

Atualmente um novo e interessante conceito surgiu que é o de felicidade financeira. Afinal de contas quem não quer ser feliz não é? Mas, o que é felicidade para você?

A Bíblia refere-se em muitos textos a felicidade e esta é um tema encontrado facilmente nas escrituras tanto do Antigo Testamento como nas palavras de Jesus e dos apóstolos.

Um texto que nos ajuda a entender biblicamente o conceito de felicidade financeira se encontra em Filipenses 4:10-13:

Como estou grato e como louvo ao Senhor porque vocês estão me ajudando novamente! Eu sei que vocês têm estado sempre ansiosos para enviar-me o que podiam, mas por algum tempo não tiveram oportunidade. 11. Não estou dizendo isto porque estava precisando, pois aprendi a viver alegremente, tenha muito ou pouco. 12. Sei viver com quase nada ou tendo tudo. Já aprendi o segredo para viver contente em qualquer circunstância, quer com o estômago satisfeito, quer na fome, na fartura ou na necessidade; 13. porque eu posso fazer todas as coisas que Deus me pede com a ajuda de Cristo, que me dá a força e o poder”. (Bíblia Viva)

Com base nestes textos podemos definir felicidade financeira como um estado interior de contentamento e satisfação com sua vida financeira independente de se ter muitos ou poucos recursos econômicos. É saber viver com os recursos que se tem de maneira sensata e consciente.

Depois de 10 anos atuando na área financeira e convivendo com os dilemas das pessoas e os fracassos de famílias e de negócios, tenho percebido que invariavelmente as pessoas não tem um entendimento correto dos princípios financeiros básicos e na maioria das vezes só se interessam por educação financeira quando já estão em situação calamitosa.

Algo que também vivencio todos os dias e que acontece rotineiramente é a ocultação de situações financeiras desastrosas por vergonha, por medo de preconceito e por se ter referenciais equivocados do que é ter uma vida financeira bem sucedida.

Muitos, mesmo cristãos, acreditam que são os bens e o dinheiro que evidenciam prosperidade e por isso vivem se autoflagelando e danificando a outras pessoas em busca de TER o que fulano ou sicrano tem ou estar no nível econômico de alguns “figurões” para não se sentirem pobres, excluídos do grupo ou desprestigiados por Deus.

Felicidade financeira é estar de bem com suas finanças e ter uma relação saudável com o dinheiro de forma que a fascinação das riquezas não torne sua vida infrutífera para o Reino.

Acredito que esta satisfação e contentamento financeiros possuem fundamentalmente três “segredos” que, se conhecidos e praticados, podem levar qualquer pessoa a alcançar plenitude nesta área.

Antes, porém de clarificar estes “segredos” é necessário explicar que contentamento é diferente de acomodação. Estar contente e feliz é algo que nos move para o crescimento e não para aceitação passiva de nossa situação financeira atual.

Você está chateado com seu trabalho, frustrado com a sua carreira profissional e/ou insatisfeito com sua renda? Isto pode indicar que ainda não alcançou a felicidade financeira e que, talvez, esteja falhando em um, em dois ou nos três princípios fundamentais para se conquistar finanças saudáveis e realização pessoal.

Estes três “segredos” estão relacionados a três aprendizados que a maioria das pessoas não adquire normalmente e que por isso enfrentam crises financeiras que afetam sua fé e seus relacionamentos, corrompem seus valores e comprometem seu futuro.

Os três “segredos” são:

1)      Aprender a GANHAR dinheiro de formas diversas;

2)      Aprender a GUARDAR fazendo reserva e investimentos;

3)      Aprender a GASTAR com qualidade.

Estes três “segredos” são também uma estratégia poderosa para quem deseja ter uma vida financeira com contentamento, satisfação e realização. Saber se manter com o que se ganha no momento e buscar novas receitas, fazer reserva e investimentos de longo prazo e gastar com consciência e planejamento são os fundamentos para se alcançar a felicidade financeira.

Nos próximos textos estaremos revelando melhor estes “segredos” e como se apoderar destes preciosos aprendizados que podem mudar definitivamente sua situação financeira e trazer bem estar econômico para você, sua família e seus negócios.

Em Cristo,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!