Verbo FM

Paz entre vós

14542770_10206027651445048_1110323921_n
Vilma Souza
Graduada da Escola de Ministros

Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.
Romanos 12:18

Poucas coisas na vida mexem tanto com o psicológico humano quanto a possibilidade iminente da morte. De repente surge, não sei de onde, uma força tão grande, um desejo latente de lutar pela vida que você só pensa em viver.

É claro que quando existe a possibilidade de, daqui a pouco, já não estar mais por aqui, você pensa nas pessoas que ama, naquilo que você tem como bem precioso, naquilo que você gosta de fazer. Mas, com conhecimento de causa, eu posso afirmar que, o primeiro pensamento que passa pela cabeça da gente nesta hora é: o que eu gostaria de ter feito, o que eu poderia ter sido e aonde eu poderia ter ido. Em um instante, isso grita alto demais dentro de você.

E eu sei que parece contraditório, mas esta mesma sentença de morte também produz dentro de você vida. Esta mesma sentença te dá coragem para tomar decisões que poderiam ter te afetado positivamente já há tanto tempo. E em um dia você vive o que demoraria meses para viver, e você se sente satisfeito em poder fazer coisinhas tão bobas que antes você não “perderia tempo” fazendo. E você descobre que “viajar” para tomar um café com alguém do outro lado da rua é tão gratificante quanto ir a Nova Iorque no inverno. Que aquelas histórias repetidas vezes contadas por aquele familiar mais velho remetem a tão boas lembranças de momentos especiais vividos por pessoas que fazem parte da tua história.

E você cria coragem para se revelar a pessoa que você é, de fato, e não mais a personagem que criou para ser aceito, para ser aplaudido, para ser reconhecido. Porque você descobre que, no final, é tudo entre você e Deus. Apenas. E você é encorajado a ser a pessoa que Deus te chamou para ser. Levanta-se em ousadia para viver o chamado. Você se vê abençoando pessoas, levantando os caídos, proclamando o Evangelho, fazendo o bem e se desprendendo de tudo aquilo que te tira do propósito correto da vontade de Deus para tua vida. E você busca se redescobrir e resolve tirar as máscaras para ser você mesmo, com poucos ou muitos tapinhas nas costas, com muitas ou poucas curtidas nas suas postagens, mas amado e aplaudido pela sua essência. Assim, imperfeitamente lindo, como você é.

E como a cada minuto que passa, o relógio conta um minuto a menos para você, “consertar” a vida se torna urgente demais. E a tomada de decisões deixa de ser desafio para se tornar uma aliada. Então, pessoas percorrem quilômetros para reconciliar-se com aquele familiar que, por uma besteira, se afastou. E perde a vergonha de ir atrás daquele amigo que ficou ao longo da caminhada por puro descaso. E não se intimida em pedir perdão a pessoas que se afastaram de você por falta de compreensão. Nem se constrange de buscar um último encontro com aquela pessoa que foi o “grande amor da sua vida” só para dizer-lhe o quanto poderiam ter sido felizes juntos.

E você perde o medo de correr riscos, afinal, já existe uma sentença sobre você. O que você conseguir conquistar de agora por diante é lucro. De repente você descobre que existe tanta vida lá fora (e aqui dentro, sempre). E você passa a observar delicadezas que, até então nem via. Você se demora mais naquele abraço até sentir o cheirinho que a pessoa tem. E descobre que o por do sol da sua cidade é lindo, que na primavera as plantas florescem sim, aqui no hemisfério sul. E quando você diminui o ritmo, descobre que tudo é tão lindo ao seu redor, mas você não podia ver, por causa do ritmo apressado com que levava a vida.

Descobre que nem vale a pena gastar a sua vida apenas para ganhar dinheiro, porque ele é o primeiro que você deixa quando se vai. Dinheiro compra tratamento, não saúde. E você quer aproveitar todo o tempo que resta para gastá-lo, aproveitando a vida, pra ficar perto daqueles que ama, pra ouvir e contar histórias, pra sentar-se à mesa com os seus. Sabe aquela comida que você nunca comeu? Pois é, você come até se fartar. Sabe aquelas coisas que estavam guardadas para uma ocasião especial? Pode tirar da embalagem. Especial mesmo é você ter vida pra viver. Sabe aquela intriga besta que você tinha com alguém? Saia logo para resolver. Não há nada melhor que estar em paz com Deus, com o próximo e com a sua consciência.

Mas, posso te dar um conselho? Não espere ter uma sentença de morte sobre sua vida para consertar as coisas que necessitam de ajustes. Este é o tempo de reparar as brechas, de reestruturar os pilares dos relacionamentos, de desenferrujar as travas que estão te impedindo de avançar. Hoje é dia de reconciliação.

Vamos nos fazer felizes.

O tempo passa, a vida é breve.

Aproveite o dia!

“Portanto aconselho que se desfrute o melhor que a vida pode proporcionar, porquanto debaixo do sol não existe nada mais feliz para o ser humano do que simplesmente: comer, beber e alegrar-se. Essa é a felicidade que nos ajudará a superar os difíceis dias de trabalho durante todo o tempo de vida que Deus nos conceder debaixo do sol!”
Eclesiastes 8:15

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!