Ravine Keidann
Professora do Rhema Brasil
“Penso, logo existo!” Essa é uma famosa frase do célebre René Descartes.
Mesmo com tantas obras, sua frase mais lembrada é aquela com a qual iniciamos nossa argumentação, e se é que eu posso fazer um trocadilho, tratando-se de pensamentos em diversos momentos precisamos fazer “Descartes”.
O Senhor criou o homem espírito, com uma alma e habitando em um corpo. A alma se define, entre outras coisas, em pensamentos. Pensamentos não são originalmente ruins, dependendo das sugestões de pensamentos que acolhemos eles podem ser os melhores possíveis.
Gostaria de compartilhar um trecho de uma reportagem que me edificou muito, a ciência confirmando a Palavra de Deus.
“Reportagem da Revista Isto É/ Fev 2012
Ela chegou ao Ocidente como mais um item da lista de atrações exóticas do Oriente. Hoje, está se transformando em um dos mais respeitados recursos terapêuticos usados pela medicina que conhecemos. Está se falando aqui da meditação, uma prática milenar cujo principal objetivo é limpar a mente dos milhares de pensamentos desnecessários que por ela passam a cada minuto, ajudando o indivíduo a se concentrar no momento presente.
É por essa razão que um de seus benefícios é o de ajudar as pessoas a lidar com sentimentos como a ansiedade. Mas o que se tem visto, de acordo com as numerosas pesquisas científicas a respeito da técnica, é que a meditação se firma cada vez mais como uma espécie de remédio – acessível e sem efeitos colaterais – indicado para um leque já amplo de enfermidades: da depressão ao controle da dor, da artrite reumatoide aos efeitos colaterais do câncer.(…)
No Brasil, o método começa a ganhar espaço, boa parte dele assegurado pela Política de Práticas Integrativas e Complementares do SUS, implementada em 2006 pelo Ministério da Saúde. Ela incentiva o uso, pela rede pública, de uma série de práticas não convencionais – como a medicina tradicional chinesa, a acupuntura e a fitoterapia – para auxiliar no processo de cura. “Nessas diretrizes, a meditação está prevista como parte integrante da medicina chinesa”, explica a médica sanitarista Carmem De Simoni, coordenadora do programa.”
Como o próprio texto acima afirma, somos atingidos por milhares de estímulos de pensamentos o tempo todo. Toda hora, pensamentos chegam para serem descartados ou meditados.
A própria ciência comprova que a prática de pensamentos saudáveis e meditações positivas geram vida e saúde no corpo e na mente, e isso está sendo ensinado em hospitais, ao invés dos pacientes usarem drogas, eles mudam seu pensamento e melhoram gradativamente.
A Bíblia fala a respeito disso muitos antes de fevereiro de 2012, ou do século XVII, época de tantas obras contemporâneas a Descartes.
Em Provérbios 23:7a vemos: “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é.”
Ainda em Provérbios lemos a respeito da meditação em coisas ruins, ela pode gerar respostas e atitudes erradas e perversas: “O homem justo sabe dar uma resposta boa e agradável mas o homem mau só responde com seus pensamentos errados.” (Provérbios 10:32)
“A mente do homem justo está cheia de bons pensamentos, mas o perverso só imagina maldades e mentiras.” (Provérbios 12:5)
No Salmo 139:1 lemos que o nosso Pai Celeste conhece nossos pensamentos.
“SENHOR, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos.”
Podemos ter o Senhor como principal influência naquilo em que vamos pensar. Ele tem interesse nos nossos pensamentos e realizações.
Assim como Deus diz em Josué 1, pela comunhão com Ele e com a sua Palavra podemos ser bem sucedidos em tudo que fizermos.
Entre 53 e 58 DC, o apóstolo Paulo também nos escreve orientando acerca de pensamentos que devem ocupar a nossa mente.
Na sua carta aos Filipenses 4:8 ele diz:
“Firmem seus pensamentos naquilo que é verdadeiro, bom e direito. Pensem em coisas que sejam puras e agradáveis e detenham-se nas coisas boas e belas que há em outras pessoas. Pensem em todas as coisas pelas quais vocês possam louvar a Deus e alegrar-se com elas. Continuem a pôr em prática tudo quanto aprenderam de mim e me viram fazer, e o Deus de paz será com vocês.”
Vejam, aqueles que meditam na vida de Deus e nas suas maravilhosas promessas vivem em perfeita paz. Outro texto que nos mostra isso está no livro do profeta Isaías 26:3:
“O Senhor dará uma paz perfeita a todos que confiam nEle, aos que concentram seus pensamentos nEle.”
Fomos feitos a imagem e semelhança do Deus que pensa as melhores coisas a respeito da sua criação. Ele tem bons pensamentos a nosso respeito. Vejam o que diz lá em Jeremias 29:11:
“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.”
Talvez você ainda não tenha tomado a decisão de mudar suas meditações e pensamentos diários, talvez o que você tem pensado a respeito de si mesmo ainda esteja muito a quem do que Deus tem para você. Saiba que muitos impedimentos para o seu sucesso existem apenas na sua mente, muitas impossibilidades são apenas limitações mentais, sugestões que recebeu ao longo da sua vida.
Tome uma posição a partir de agora, decida ser quem Deus te criou para ser, comece a pensar em coisas boas, na sua vitória. Faça um quadro positivo em sua mente e admire-o em suas meditações, inspire-se na Palavra de Deus para isso.
Se você ainda não entregou sua vida para Jesus, abra o seu coração para ele agora, diga que o recebe como Senhor e Salvador da sua vida. Peça que ele te ensine uma nova vida e seja o principal influenciador dos seus pensamentos e ações!
Seja abençoado, edifique-se!