“Perguntou-lhe o SENHOR: ‘Que é isso que tens na mão?’ Respondeu-lhe Moisés: ‘Um cajado!’” (Êxodo 4.2 – KJA).
Ao refletir sobre Êxodo 4.2, onde Deus pergunta a Moisés “O que tens nas mãos?”, fiquei meditando horas sobre essa simples pergunta que ressoou profundamente em meu espírito. Foi um convite para reconhecer os recursos e talentos que o Senhor colocou em minha vida para cumprir Seus propósitos, algo que, até então, eu não havia percebido.
Esse insight veio em um momento de crise. Após uma demissão, me senti ansiosa e perdida, com inúmeras dúvidas e um profundo sentimento de incapacidade. Perto de completar 50 anos, eu me perguntava como seria reintegrada em um mercado saturado e predominantemente masculino. Foi então que a pergunta divina ecoou novamente: “Qual é o seu cajado?”.
Autoconhecimento: reinvente-se
Assim como Moisés percebeu que seu cajado era fundamental para realizar os milagres de Deus, eu também busquei identificar qual era meu. Após horas de reflexão, compreendi que minha voz e escrita eram os dons que o Senhor me deu para impactar as mulheres e o mundo ao meu redor.
Em Êxodo 4:17, Deus instrui Moisés a tomar seu cajado e realizar sinais miraculosos através dele. Isso nos lembra que Deus usa o que temos em mãos para cumprir Seus planos. Movida por essa revelação, embarquei em uma jornada de transição profissional e autoconhecimento. Reinventei-me, abracei novos desafios e confiei plenamente que Deus estava me guiando. Hoje, caminho com confiança e fé, sabendo que meu “cajado” é uma dádiva divina para ser usada para Sua glória. É por causa disso que compartilhei este devocional que ora você lê!
Agora, convido você a refletir: qual é o seu “cajado”? Que talentos, dons ou recursos o Senhor colocou em suas mãos para cumprir a vontade d’Ele em sua vida? Que possamos, como Moisés, reconhecer a importância dos recursos que já possuímos e usá-los com diligência e gratidão.
Oração:
Querido Deus, obrigada por me equipar com talentos e dons para cumprir Seus propósitos. Ajuda-me a reconhecer e valorizá-los, usando-os com sabedoria e generosidade. Capacita-me a ser luz e sal neste mundo, glorificando Seu nome em tudo o que fizer. Em nome de Jesus, amém.
“O SENHOR cumprirá seus planos para minha vida, pois teu amor, ó SENHOR, dura para sempre; não me abandones, pois tu me fizeste” (Salmos 138.8 – NVT).
“Não negligencie o dom que foi dado a você por mensagem profética com imposição de mãos dos presbíteros. Seja diligente nessas coisas; dedique‑se inteiramente a elas, para que todos vejam o seu progresso” (I Timóteo 4.14-15 NVI).