O seu quebrantamento leva você a um lugar de rendição ao senhorio de Jesus. Nesse lugar de rendição, é determinado o seu nível de obediência a Ele, quanto mais rendida, mais fácil obedecer. Mas algumas coisas precisam ser lembradas, para que nós entremos nesse lugar de quebrantamento e de rendição.
Jesus, certa vez falando sobre os fins dos tempos, disse que o amor de muitos se esfriaria por causa da iniquidade, por causa do pecado. Quando você coloca os olhos no erro do outro e começa a analisar o quanto as pessoas estão errando e pecando, isso vai esfriando o seu amor pelo Senhor.
E quando o nível de amor cai, o nível de obediência cai. Porque “quem me ama, obedece aos meus mandamentos”. A nossa paixão pelo Senhor e o nosso desejo por querer obedecer aos Seus mandamentos nunca podem ser apagados pelo pecado do outro, porque alguém errou com você. Não foi o outro que derramou o sangue por você.
Minha pergunta para você é: dentro da fase e da estação que você se encontra, qual tem sido o seu nível de rendição ao Senhor?
Estás cheio?
O nosso amor intenso por Ele faz com que seja leve obedecer aos Seus mandamentos, porque Ele diz: “Os meus mandamentos não são pesados”. Então, por que está pesado obedecer aos Seus mandamentos? Se é tão difícil andar em amor, algo está fora do lugar. A Bíblia afirma que o amor de Deus foi derramado em meu coração pelo Espírito Santo. Talvez seja difícil andar em amor porque não estamos nos enchendo do Espírito o quanto deveríamos.
Porque quando estamos verdadeiramente cheias do Espírito, você está cheia de amor. Foi por meio d’Ele que o amor foi derramado. Não é alguém que veio, colocou no seu coração e foi embora. O amor de Deus foi derramado no seu coração por meio do Espírito. E, andar em amor, sem estar cheia do Espírito, se torna uma tarefa muito difícil.
“Aquele que recebe muito perdão, ama muito. Mas aquele que recebe pouco perdão, ama pouco”. Será que é injusto? Será que o Senhor está nos mandando pecar mais, para amá-lO mais?’ Deus é justo! E será que o fato de eu não pecar muito, me prende a uma condição de amar pouco? Mas, se nós dizermos que não é o quanto eu peco, mas o quanto eu reconheço a condição em que eu encontrava e até mesmo a condição que eu me encontro precisando d’Ele hoje? Isso não tem a ver com a quantidade de erros que eu cometo, mas com a quantidade de reconhecimento que eu tenho para com os meus próprios erros.
Jesus falou sobre eu querer tirar um cisco do olho do meu irmão, com a trave no meu. Ele fala sobre eu querer tirar e ajudar no erro do outro. A trave não nos impede de ver o cisco, mas certamente nos impede de ser uma ajuda eficaz.
Sabia que muitas vezes você está errando da mesma forma? Só que o cenário é diferente, e pode parecer que você não está errando do mesmo jeito. Mas, quando você não se examina, só consegue ver o erro do outro como algo pesado e digno de condenação.
Quando Jesus está falando sobre querer tirar o cisco dos meus irmãos sem tirar a trave do meu olho, nos versículos anteriores Ele fala: “Não julgueis para não ser julgado. Não condeneis, para não ser condenado, porque com a medida que você medir, você será medido”.
Será que as condenações que você tem recebido pelos seus erros não são colheitas? Nós precisamos ir ao lugar da intercessão, não só para ver cair fogo do céu, mas também para que aquela pessoa seja alcançada na área que ela precisa. E você rasga o seu coração por aquela pessoa, isso é compaixão. Agora, o que me faz ir a esse lugar? Eu reconhecer, olhar para mim mesma. Em primeiro lugar, reconhecer o que o Senhor fez por si. Você iria para o inferno, você se lembra disso ou isso passou a ser apenas uma história da bíblia para você?
Será que você se sente bom o suficiente para apenas estar agora apontando o dedo e julgando quem está errado? E não somente julgando, acusando, mas vendo o seu amor pelo Senhor esfriando por causa disso. E aí, tudo o que virou na sua vida agora é analisar o que as pessoas estão errando.
Como está o nosso nível de rendição? Quanto mais você conhece, mais você vê a necessidade de conhecer a Ele. E quanto mais você reconhece a Ele, mais o seu nível de obediência aumenta. A obediência com leveza está nesse lugar de rendição.
Trechos da mensagem do dia 26 de abril de 2024, na Conferência de Mulheres Europa.