Questões Sobre Sexualidade nos dias atuais (Parte 1)

Lenise Freitas 
Líder do Ministério Graça e Verdade e membro da Igreja Verbo da Vida em Pedra de Guaratiba-RJ

Opções ou Orientações?

Creio que nunca se discutiu tanto questões envolvendo sexualidade como nos últimos tempos. Todos os dias nas mídias, na TV, nos jornais, nos sites e em redes sociais, nos deparamos com questões que falam sobre gênero, sexualidade e diferentes comportamentos na área sexual.

Como cristãos, não podemos ficar alienados. Precisamos nos informar. É mesmo necessário respondermos com mansidão e temor a qualquer um que nos pedir a razão da esperança que há em nós.

Por onde tenho ministrado, falo sobre o conceito de sexualidade da Organização Mundial de Saúde. Segue:

“A sexualidade é uma energia que nos motiva para encontrar amor, contato, ternura e intimidade; ela integra-se no modo como sentimos, movemos, tocamos e somos tocados, é ser-se sensual e ao mesmo tempo ser-se sexual. A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, por isso, influencia também a nossa saúde física e mental”.

Tenho sinalizado que a sexualidade também afeta nossa saúde espiritual. Diante desse conceito, podemos afirmar que problemas na sexualidade nada mais são que problemas no processo da busca do amor.

Neste processo, muitos vão confundir os tipos de amores e, especialmente o amor eros  com atração, com dependência emocional, ser amado com sentir prazer ou simplesmente proporcionar prazer a alguém.

Neste processo, encontramos questões biológicas, questões de  gênero, expressão, comportamento, o assunto é bastante complexo. Mas, queremos falar aqui sobre atração e comportamento. Nestas áreas, pessoas se apresentaram como heterossexuais, outras como homossexuais e outras ainda como bissexuais.

Como cristãos, cremos nos princípios estabelecidos por Deus contidos nas Escrituras Sagradas. O Ser humano foi criado para aquilo que a própria natureza, o encaixe, a anatomia física aponta: relacionamentos heterossexuais.

Mas, sabemos que nem sempre pessoas tem atração ou desenvolvem relacionamentos heterossexuais. A homossexualidade, atração ou relacionamento entre pessoas do mesmo sexo, é tão antiga como a própria Bíblia. Mas, heterossexualidade e homossexualidade o que são? Opções ou orientações?

Quando meu primeiro livro “Como Deus Planejou Você” foi publicado, em 2010, defini a homossexualidade como um orientação formada a partir de experiências/vivências.

Explicamos que homossexualidade também não é hereditária, a ciência jamais conseguiu comprovar isto.

Para explicar como se forma a orientação homossexual tenho citado o exemplo de uma menina que atendi há um tempo.  Essa menina havia sido abandonada por seu pai ainda bebê e sua paternidade foi negada. Aproximadamente aos cinco anos, começou a ser  vítima de abuso sexual pelo avô, fato que se prolongou por um longo tempo. Finalmente, sua mãe casou-se novamente, ela ficou livre da convivência com o avô. Mas, agora a mesma menina via sua mãe ser vítima de violência doméstica, sendo frequente pelo seu padrasto. Não é difícil compreender que essa menina ao chegar na adolescência era incapaz de sentir atração ou afeto por homens. Ela acabou se envolvendo com a melhor amiga que, por sinal, tinha um histórico de abusos também.

Este é um caso extremo, mas verdadeiro que nos ajuda a entender que a homossexualidade pode não ser uma escolha. Essa homossexualidade eu tenho chamado de homossexualidade clássica, uma homossexualidade causada por fatores diversos, nos âmbitos familiar, social, espiritual, através da mídia. Nem sempre tão trágicos como o desta menina. Mas, culminam em uma homossexualidade que não é uma escolha. Pode ser considerada como uma indução ou orientação.

Porém hoje, sete anos após a publicação de “Como Deus Planejou Você”, vemos a sociedade se transformando rapidamente. Tenho falado e abordo essas transformações no livro que estou escrevendo agora. Nele, cito um outro tipo de homossexualidade que temos percebido crescer e que eu tenho chamado de homossexualidade hedonista. Uma homossexualidade que caminha junto com a bissexualidade e é fruto dessa sociedade pós-moderna, na qual valores sólidos dão lugar a valores líquidos que se transformam e se adaptam rapidamente.

Continuaremos falando sobre isto na parte II deste texto, em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!