Verbo FM

Reconectar-se!

Janielle Medeiros
Graduada da Escola de Ministros Rhema em Recife-PE

Por definição, reconectar-se é o “ato de conectar outra vez; estabelecer uma nova conexão”. Esse foi o tema de uma conversa recente que tive com uma amiga muito querida, que trabalhou comigo numa multinacional que exigia uma dedicação e comprometimento altíssimo de nossa parte. Estávamos a um passo do título de workaholic.

A essência da conversa era sobre o desafio de performar e continuar sendo autêntica, conectada a si mesma, como também de se reencontrar no meio desse processo, quando nos perdemos de nós mesmas. Foi quando ela falou do seu projeto de se reaver e me perguntou quanto tempo se leva para reencontrar-se quando isso acontece! Isso gerou um outro questionamento: quando é que, no desempenho de nossa função, soltamos nossa mão e nos desligamos de nós mesmos? Imediatamente lembrei de Apocalipse 2:

“Você tem sofrido por mim com perseverança e sem desistir. Todavia há uma coisa errada: você não me ama como no princípio! Pense naqueles tempos do seu primeiro amor ( como está diferente agora! ), e volte-se para mim outra vez, e trabalhe como fazia antes; caso contrário, eu virei e tirarei o seu castiçal do lugar dele entre as igrejas.”

Jesus estava dizendo: “Não adianta fazer muito e se tornar pouco!” ou em uma linguagem corporativa: “O que adianta você chegar no cargo mais alto da empresa e estar infeliz, sem saber como desfrutar dessa posição, pois deixou-se para trás? Volte para a essência e encontre-me novamente dentro do seu coração”.

Tem uma música que fala: “Vivemos esperando dias melhores; dias de paz, dias a mais; dias que não deixaremos para trás”. Observei que não é uma questão de esperar e dar tempo ao tempo que resolverá essa saudade e promoverá esse reencontro conosco. É uma busca ativa, proposital, por meditar no que a Palavra de Deus diz ao nosso respeito e praticar aquilo que nos foi revelado. É necessário desacelerar, muitas vezes, fazer terapia (recomendo demais!), mas associe toda estratégia de resgate à exposição da Palavra de Deus. Mistura suas emoções aos pensamentos de d’Ele sobre você. São planos de paz para realizar os desejos de nosso coração (Jeremias 29.11). Meditar nisso é algo poderoso e tão eficaz!

O primeiro capítulo de Tiago fala sobre a necessidade dessa exposição e afirmação da nossa identidade ao passo que a Palavra de Deus é obedecida:

“Portanto, não se enganem: pois se uma pessoa apenas ouvir e não obedecer, será como um homem que olha o seu próprio rosto num espelho; e logo que se afasta, ele não pode mais ver-se a si mesmo nem se lembrar de como é a sua aparência” (Tiago 1.22-24).

Da mesma forma que a navegação na internet é comprometida quando se desconecta o sinal de wi-fi, a vida perde o sentido quando se caminha desligado de si. Viver desligado de si pode gerar confusão, falta de empatia (uma pessoa conectada a si é mais sensível à necessidade de outra), autoestima baixa, insegurança, ansiedade e até depressão. Trabalhar ou realizar atividades em excesso, priorizando os outros e negligenciando a si mesmo, acelera os pensamentos, levando ao desgaste e cansaço, físico e emocional, e muito provavelmente, levará a mente a meditar em preocupações, não na Palavra de Deus, o maior ônus.

Em Romanos 8.38 encontra-se uma afirmação cheia de poder nesse processo de pensar corretamente: “Estou convencido de que nada poderá jamais nos separar do seu amor.” Deixar essa verdade “cair” no coração, levantará um perfeito “escudo” quando se apresentar, por exemplo, o sentimento de culpa em meio ao relaxamento e diversão (esse sentimento vem!).

A sua e a minha melhor versão estão à nossa espera, mas ela não será completa sem a parte de nós que, porventura, abandonamos. Recupere-se e se permita reconectar-se!

“Vivemos esperando dias que não nos deixaremos para trás!”

 

2 Comentários

  • Muito bom!
    Jesus estava dizendo: “Não adianta fazer muito e se tornar pouco!” ou em uma linguagem corporativa: “O que adianta você chegar no cargo mais alto da empresa e estar infeliz, sem saber como desfrutar dessa posição, pois deixou-se para trás? Volte para a essência e encontre-me novamente dentro do seu coração”.

    Resposta
  • Muito bom!”Jesus estava dizendo: “Não adianta fazer muito e se tornar pouco!” ou em uma linguagem corporativa: “O que adianta você chegar no cargo mais alto da empresa e estar infeliz, sem saber como desfrutar dessa posição, pois deixou-se para trás? Volte para a essência e encontre-me novamente dentro do seu coração”.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!

Relacionados