Redenção através do sangue de Jesus

Edgley Lacerda Júnior
Pastor da IEVV Zona Norte- Recife

 “Chegada a hora, pôs-se Jesus à mesa, e com ele os apóstolos. E disse-lhes: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento”. (Lucas 22.14 -15)

Jesus está aqui anunciando que Ele estava desejoso para fazer aquilo que deveria fazer juntamente com os seus discípulos. Jesus não mudou. Desta forma, também hoje, Jesus deseja cear conosco.

Os quatro evangelhos relatam sobre a ceia, mas o evangelho de João extravasa neste sentido. Ele fala sobre a ceia a também fala sobre o momento da lavagem dos pés dos apóstolos. Neste mesmo evangelho, João relata o que Jesus comunicou aos seus discípulos a respeito do Espírito Santo – Jesus enviaria outro Consolador, a fim de que estivesse para sempre conosco.

Quando o Senhor falou sobre a ceia nos evangelhos, falou sobre o Seu sangue.

“ Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus”. (Romanos 3.21-26)

Estávamos todos perdidos, mas por causa do sangue de Jesus, Ele se torna justificador daqueles que creem em Seu Nome. O homem só precisa crer em seu coração e aceitar o fato de Jesus ter morrido em seu lugar, pelos seus pecados, recebendo-O como Senhor e Salvador.

Quando nós pecamos? Quando entrou o pecado no mundo?

Adão pecou e por causa disso o pecado entrou no mundo.

“Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim”. (Gênesis 3.8)

Fez o SENHOR Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu.

A morte está relacionada ao pecado e tudo o que leva à morte. Por exemplo: DOENÇA está relacionada ao pecado.

O homem quando pecou perdeu logo de imediato a habilidade de estar diante de Deus. O pecado entrou e, com isso, trouxe várias consequências. A conseqüência do pecado é a morte. Morte está atrelada ao pecado. É por isso que devemos nos afastar do pecado. (Leia Gênesis 9)

“Porque a vida da carne está no sangue. Eu vô-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida”. (Levítico 17.11)

A vida da carne é o sangue.

No livro de Hebreus no capítulo 9 você verá que não existe remissão de pecados sem haver derramamento de sangue. Morte é a ausência de sangue.

Estávamos afastados das promessas, estranhos à aliança, mas Ele nos aproximou pelo Seu sangue. Se quisermos entender o que Deus fez com Jesus ao nosso favor, podemos olhar para Abraão e Isaque, quando iria oferece-lo em sacrifício pela obediência. Por causa disso aquele monte no qual Abraão subiu chama-se “Deus Proverá”. Porque ali Deus proveu o sacrifício.

Deus já proveu tudo para nós.

O próprio Deus se fez carne, para que nessa carne tivesse sangue e este fosse derramado em nosso favor.

“Enquanto comiam, tomou Jesus um pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. A seguir, tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Bebei dele todos; porque isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados”. (Mateus 26.26-28)

“Tomai” quer dizer “tomar posse”. Quando o Judeu come alguma coisa, ele torna aquilo parte da sua composição.

“O pão que Eu dou pelo pecado do mundo é a Minha própria carne. E todo aquele que comer da minha carne e beber do meu sangue tem parte comigo.” – disse Jesus.

“Maria, entretanto, permanecia junto à entrada do túmulo, chorando. Enquanto chorava, abaixou-se, e olhou para dentro do túmulo” (João 20.11)

Então, saiu Maria Madalena anunciando aos discípulos: Vi o Senhor! E contava que ele lhe dissera estas coisas. Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!

As mulheres veem um anjo logo após a morte de Jesus e o anjo lhes disse: “Porque procura dentre os mortos Aquele que vivo está?

O Leão da Tribo de Judá desceu ao inferno para tomar do diabo as chaves da morte e do inferno.

“Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança,” (Hebreus 13.20)

O sangue de Jesus até hoje fala. E Ele diz que somos justos, prósperos… Por causa do sofrimento, das feridas de Jesus, vai tudo bem conosco: SHALOM! Jesus soprou o Espírito Santo em nós.

“Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus”. (Colossenses 1.18-20)

Através de Cristo Jesus temos acesso ao céu! A inimizade que havia entre nós e Deus foi cravada na cruz. Os céus e a terra estão ligados em Jesus! Gratuitamente nos foi dado o acesso à presença do Pai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!