Vanessa Ferreira
Líder do Departamento infantil na Igreja Sede

Quando entendemos que família é a nossa base, compreendemos que é necessário investir, cuidar e tê-la como o bem mais precioso. 

Precisamos entender que conflito não é o fim. Muitas famílias têm se desestruturado e até se divorciado, mas o conflito não é o fim do nosso relacionamento.

Não existe nada que a Palavra não possa resolver, não há nada que o Espírito Santo não possa resolver. Deus é o maior interessado em que a sua família vá bem. A família é composta por várias pessoas, pais, mães, filhos, cunhados e sogros. Os nossos filhos devem viver em um ambiente de paz, um ambiente em que a Palavra de Deus esteja presente.

Não se sinta diferente se na sua família houver conflitos, eles tem solução, tem resolução, mas precisamos aprender a resolver.

Às vezes, os casais vivem bem, mas tem conflitos com os cunhados, sogros, e precisamos resolver esses conflitos também.

Conflito é uma profunda falta de entendimento, choque e enfrentamento.

As pessoas têm ideias diferentes, mas precisamos resolver esses conflitos. Devemos ter cuidado com as proporções que esses conflitos podem chegar. Existem situações simples que devem ser resolvidas de forma branda, mas deixamos que elas se ampliem e ficam mais difíceis de resolver. É preciso discernimento para não chegarmos a problemas maiores. 

Uma família saudável não é aquela que não possui conflitos, mas aquela que consegue resolver de maneira saudável.

Precisamos estar atentos aos nossos filhos, atendendo às necessidades deles e resolvendo os conflitos que surgirem. Precisamos aprender a resolver as coisas de maneira tranquila, sem pressa e desespero. Temos o fruto do espírito dentro de nós, paz, paciência e alegria. Vamos alinhar o que falamos ao que está na Palavra.

Divergências de pensamentos e opiniões.  

Temos opiniões diversas. Por exemplo, estamos diante de uma estrada que está com uma bifurcação, e devemos ver qual o melhor caminho a seguir. Podemos ter pensamentos diferentes, mas devemos respeitar a opinião do próximo e não ficar apenas com a nossa opinião.

Nossa casa é um núcleo e uma decisão errada pode atingir todos dentro dela. Podemos dialogar e resolver os conflitos. Portanto, ajuste a visão e veja qual melhor fim.

Necessidades não atendidas.

Eu tenho as minhas necessidades e cada pessoa tem necessidades diferentes; a esposa diferente do marido, e seus filhos também. Cada pessoa é única, cada um se sente afagado de diferentes maneiras. 

De fato, cada um de nós tem uma linguagem do amor e devemos estar atentos para alcançar cada um na sua linguagem, veja quais as necessidades dos seus filhos, se eles gostam de toque físico e dê carinho a eles. Às vezes, algo é superficial para mim e não para você. 

Necessidades não atendidas podem causar conflitos. Às vezes, a pessoa quer que a sua necessidade seja atendida. Homens tenham paciência com as mulheres, as mulheres são diferentes, as mulheres têm necessidades de atenção mais afloradas; dê tempo para elas, invistam nelas. 

Falha na comunicação

A falha na comunicação acontece muito dentro dos lares; as pessoas não se comunicam como deveriam, uns não falam ou falam quando não deveriam. Alguns se calam, e de uma hora para outra começam a falar de algo que deveria ser resolvido bem antes. A falha na comunicação causa maiores conflitos nas famílias. É simples: aconteceu algo que você não gostou, senta com a pessoa e conversa. E a outra pessoa deve atentar para o que está sendo dito. Se algo incomoda, fale. 

O conflito pode ser evitado. Existem coisas que devemos dosar para ver se vale a pena um conflito por causa daquilo. Eu não estou dizendo que você deve se calar e engolir tudo. Mas se algo incomoda, converse, exponha, pois existem coisas que só em evitar já ajuda. 

Como resolver conflitos na minha família:

A nossa família é como um cubo mágico com várias cores. Para colocar as cores corretas no cubo mágico, é necessário agilidade e não podemos desistir mesmo quando tudo está  bagunçado, porque existe um caminho para solucionar as coisas. Às vezes, pessoas desistem porque não têm paciência no caminho.

Não existe outro caminho para resolver conflitos que não seja a cruz. O problema é que tentamos resolver as coisas por outro caminho, mas existe o passo a passo e a Palavra de Deus deve ser a primazia. A forma que podemos superar é através da palavra. Ainda que as coisas estejam conflituosas, não desista. A diversidade não representa o fim!

Não seja imediatista 

Aprenda a pensar antes de falar e ponderar. “No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente.” (Provérbios 10.19).

Quem fala demais, não é prudente, mas o que modera o seu falar é prudente. As pessoas estão muito explosivas. Lembre-se de que você vai colher os frutos das sementes que tem plantado. 

Seja perseverante na sua família, plante boas sementes e você vai colher. Não desista das confissões de fé que tem feito sobre sua família; cuidado com aquilo que você declara. Pondere, para que o conflito não aumente. 

Fale sempre a verdade em amor 

“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem” (Efésios 4.29).

Não somos mentirosos, somos firmados na verdade. Uma verdade dita em amor alcança o coração das pessoas.

Seja empático

Coloque-se no lugar do outro para você entender porque ele está agindo daquele jeito. Talvez você lide com familiares não cristãos e você deve ser empático com eles, sabendo que agem assim por causas que talvez você nem conheça.

Nós somos diferentes, cada um teve uma educação, tem uma forma de ser, mas aí vamos nos moldando. Eu tenho dois filhos,  mas eles são completamente diferentes, um é calmaria e o outro é elétrico, mas cada um tem seu valor.

Tenha paciência com as pessoas, às vezes, elas só estão cansadas. Aprenda a localizar isso nelas. Às vezes, o outro só está com fome ou sono. Deixa ele dormir, no outro dia se conversa.

“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade” (Colossenses 3.12).

Deixe Deus mudar o seu jeito. Quando nascemos de novo, a desculpa do seu jeito não cola mais. Fruto do espírito recriado está ai dentro. Todos nós estamos nessa caminhada, ninguém é perfeito.

Posturas essenciais para resolver os conflitosPedir perdão e perdoar. 

Às vezes, só um pedido de perdão resolve o conflito, só que, às vezes, as pessoas ficam guardando uma lista de ofensas, coisas desnecessárias.

Precisamos fazer faxinas nas nossas emoções e no nosso coração. Não coloque peso desproporcional sobre as coisas, perdoe. Não guarde lista de erros.

Acredite na sua família. Vai valer a pena! Não tem como você se dedicar e as coisas não acontecerem. Nenhuma família é perfeita, mas estamos juntos, unidos na Palavra de Deus para vencer as situações, mas é preciso esforço e dedicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!