Verbo FM

Servindo com o Coração

por Hariel Calado
(Graduado da Escola de Ministros Rhema)

Segundo o dicionário online, servir é trabalhar em favor de algo ou alguém, encarregar-se do funcionamento ou da atividade, prestar serviço ou ajuda a alguém, entre várias outras definições. Mas, um significado que me chamou atenção e se alinha completamente com aquilo que a bíblia demonstra sobre serviço foi se adequar às necessidades de algo ou alguém.

Muitas vezes ouvimos a frase “Jesus foi o maior líder que já existiu, mas também foi o maior servo”. Não discordo dessa frase, mas trocando apenas uma preposição podemos ter uma visão completamente diferente: Jesus foi o maior líder que já existiu porque foi o maior servo. Quero começar a partir daqui a pontuar alguns aspectos da vida de Jesus que nos trazem lições quanto a servir.

A bíblia fala em Mateus 20.28: “Assim como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como único resgate por muitos”. Como cristãos, temos que imitar a Cristo e tomar a sua causa como a nossa e esse é o primeiro aspecto, o nosso propósito de vida, acima dos dons e chamado que Deus tem para nós é o servir.

Alguns dos outros aspectos têm por base Filipenses 2.5, no qual Paulo fala à Igreja em Filipo e, no contexto ele diz para que não atentassem somente para o que é seu, mas também para o que é dos outros e, para isso, se fazia ter o mesmo sentimento que havia em Cristo, que não se apegou ao fato de ser igual a Deus, mas esvaziou-se de si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo semelhante aos homens, humilhando-se a si mesmo, sendo obediente até a morte de cruz.

O segundo aspecto está em não nos apegarmos aos cargos e títulos, mas abrirmos mão disso para servir e, com isso não digo que não devemos assumir posições de liderança ou coisas do tipo, mas que não devemos nos apegar a isso como desculpa para não servir, muito pelo contrário, quanto maior o nível de autoridade, maior o nível do serviço. Quando vemos um almirante ou marechal, nota-se que em sua roupa tem várias medalhas e condecorações que significam honras por diferentes serviços desempenhados, o que revela que para chegar à mais alta patente, essa pessoa serviu mais que todos.

Outro aspecto em Filipenses 2.5 é que Jesus abriu mão de quem Ele era para ser a resposta da necessidade. O homem estava há 4000 anos separado de Deus, fazendo sacrifícios ineficazes, que apenas escondiam os seus pecados, mas Jesus surge como a resposta perfeita, a resposta exata para a necessidade do povo, mas isso lhe custou a sua própria vida e, pode parecer um pouco radical, mas até que ponto estamos dispostos a dar a nossa vida para sermos a resposta da necessidade? Muitas vezes, não uma morte literal, mas matar os nossos pensamentos, os nossos sofismas, as nossas vontades para ser aquilo que alguém precisa?

Partindo para outra referência, em Lucas 22, Jesus dá uma grande lição sobre servir aos seus discípulos. Jesus fala que seria traído e em meio a esse contexto os discípulos começam a se perguntar quem era o traidor, mas, juntamente com essa discussão, surge o questionamento de quem seria o maior entre eles. (Abrindo um pequeno parêntese, isso revela que a traição ou rebeldia anda em conjunto com a vontade de ser o maior e de ser visto), Jesus fala que o maior entre eles deveria ser o menor e o que governa como o que serve e questiona quem era maior, aquele que estava sentado à mesa ou o que estava servindo, e se coloca como aquele que serve a mesa. (Abrindo outro parênteses, como aqueles que servem à mesa, qual tipo de alimento ou qual tipo de serviço temos colocado para que as pessoas experimentem?)

Jesus não se importava com ser ou não visto e, esse deve ser o nosso sentimento. Nesse momento eu lhe pergunto, se sua vida inteira você vivesse servindo no anonimato, sem que ninguém lhe conhecesse ou soubesse quem você é, você serviria da mesma maneira? Porque se não estamos dispostos a viver uma vida servindo no anonimato, nunca estaremos prontos para estarmos na visibilidade. Cristo teve o nome exaltado acima de todos não porque era filho de Deus, mas porque seu serviço, quanto alguém anônimo, um Deus em forma de homem, foi perfeito e sem nada de que alguém pudesse reclamar.

E por fim, quero lhe vacinar também sobre não ser a pessoa que vai ficar criticando o serviço dos outros. A bíblia fala sobre Mical olhar Davi dançando na frente da arca e o desprezar no coração a ponto de quando falar com o Rei, dizer que este estava parecendo um vadio dançando na frente do povo e logo depois fala que Mical não teve filhos durante toda a vida. Isso nos traz um cuidado quanto a não sermos aqueles que vão criticar as pessoas que servem de uma maneira que nós não temos coragem para servir, isso vai nos colocar em um lugar infrutífero e de secura.

Então, sirva, com todas as suas forças e lembre-se sempre: sirva não para ser visto, mas até que você seja visto apenas como servo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!

Relacionados